Slider

Sobre o Espro

O Espro – Ensino Social Profissionalizante – é uma associação de direito privado, filantrópica, sem fins lucrativos. Fundado por iniciativa de unidades do Rotary Club de São Paulo, atua há mais de 40 anos na capacitação de adolescentes e jovens, em vulnerabilidade social, por meio de ações socioeducativas, mediação de acesso e integração ao mundo do trabalho. Foi a primeira instituição a ser certificada para o Programa Jovem Aprendiz no ano 2000, com a promulgação da Lei da Aprendizagem, nº 10.097. Entretanto, já praticava a Socioaprendizagem preparando adolescentes e jovens para o mundo do trabalho, e já atendeu mais de 315 mil aprendizes, desde sua fundação em 1979. Com o ideal de educar, transformar e incluir empenha-se para viabilizar a transformação social, construindo valores, fortalecendo vínculos, estimulando o protagonismo e o pensamento empreendedor.

EDUCA

Os programas do Espro propõem uma aprendizagem que, além de sólida formação técnica, desenvolve a consciência político-cidadã, estimula o senso crítico e fortalece a autonomia e a responsabilidade.

TRANSFORMA

Com o compromisso de viabilizar a transformação social, o Espro oferece programas, projetos e ações que contribuem para o desenvolvimento integral dos adolescentes e jovens e alcançam também as famílias e comunidades.

INCLUI

A atuação do Espro tem a finalidade de integrar os adolescentes e jovens ao mundo do trabalho, investindo na formação, promovendo a garantia de direitos e estimulando o exercício ativo da cidadania e o protagonismo.

O QUE É O ESPRO

Com ética, excelência e transparência, o Espro é reconhecido pelo pioneirismo, liderança, inovação e alto impacto social onde atua. Entre os principais programas institucionais estão a Formação para o Mundo do Trabalho (FMT) e a Socioaprendizagem, voltados prioritariamente a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, estudantes de escolas públicas. Além deles, oferece diversos projetos e ações sociais que alcançam também famílias e comunidades. Para mais informações, confira o Relatório Anual que detalha todo o trabalho realizado, ano a ano.

Saiba mais sobre o Espro

Missão

Promover inclusão social por meio de ações socioeducativas, mediação de acesso e integração ao mundo do trabalho.

Visão

Ser uma instituição do terceiro setor reconhecida pela liderança, excelência, inovação e impacto social, por meio de ações de proteção e inclusão social.

Valores

Ética, Excelência, Transparência e Responsabilidade Social.

Governança

Participação efetiva de membros que integram o Conselho Fiscal, Conselho Diretor e Comitês Permanentes (Sustentabilidade; Jurídico; Auditoria, Finanças e Risco), que deliberam de maneira ativa na tomada de decisões estratégicas da instituição. Essa condição, entre administração e fiscalização, favorece a eficácia das ações e a transparência ao público e à sociedade

Nossa História

Não se pode pensar em um futuro melhor para a sociedade sem valorizar aqueles que serão os protagonistas: adolescentes e jovens. Com essa missão, nasceu o Espro – Ensino Social Profissionalizante, inicialmente chamado de Camp, fundado pelo Rotary Club. Desde a fundação, o objetivo é proporcionar formação educacional, profissional e social, transformando a vida de pessoas em situação de vulnerabilidade. A seguir, confira alguns acontecimentos de destaque dessa trajetória de mais de 40 anos.
1979
Onde tudo começou
Onde tudo começou
Rotary Club São Paulo (Leste, Cambuci, Aclimação, Liberdade e República) cria o Camp Metropolitano (atual Espro) para capacitar adolescentes e jovens ao primeiro emprego.

Novo cenário para a Socioaprendizagem
Promulgação da Lei da Aprendizagem (nº 10.097), e o Camp passa a se chamar Espro, instituição pioneira a oferecer o Programa Jovem Aprendiz.
Novo cenário para a Socioaprendizagem
2000

2003
Replicando os Programas em outros estados
A necessidade das empresas parceiras do setor bancário de instituírem o Programa de Socioaprendizagem em outros locais, fez o Espro sair na frente, mais uma vez, e propagar a aprendizagem pelo país.

Início da expansão
Espro expande seu alcance para fora de São Paulo, com a inauguração das unidades de Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
2004

2006
Atendimento ao sul do país
Inauguração da filial de Curitiba, marcando a abertura de atividades na região sul do Brasil.

Novas unidades
Início da operação das unidades de Brasília (que ganhou filial em 2008) e Campinas (com filial fundada em 2010).
2007

2008
1ª edição do FNAP
Participação na 1ª edição do FNAP – Fórum Nacional de Aprendizagem Profissional, que possui papel estratégico e mobiliza organizações para garantir o direito à formação profissional aos adolescentes e jovens e inserção no mundo do trabalho.

Nova unidade
Início da operação da unidade de Recife.
Nova unidade
2009

2010
Parceiro da Aprendizagem
Parceiro da Aprendizagem
Primeira turma do Coral Espro se apresenta nas escadarias do Theatro Municipal em São Paulo. Conquista do selo Parceiro da Aprendizagem, concedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (hoje Ministério da Economia), a organizações que atendem os requisitos legais referentes ao Programa de Aprendizagem, especificamente no atendimento dos grupos mais vulneráveis da sociedade.

Governança Corporativa
Aprimoramento do sistema de governança corporativa, com a criação de comitês de apoio que promovem maior proximidade do Conselho com a gestão do Espro nas decisões.
2011

2012
Maior participação ativa
Maior participação ativa
Início da operação da unidade de Porto Alegre. Eleição para o Fórum Nacional de Aprendizagem Profissional para o Fórum Estadual de Aprendizagem Profissional (São Paulo) e para o Conselho Municipal de Assistência Social (São Paulo).

Maior reconhecimento
Conquista do 1º lugar no Prêmio LIF de Sustentabilidade da Câmara de Comércio França-Brasil, na categoria “Apoio às Comunidades Locais” com o Programa Formação para o Mundo do Trabalho. Inclusão inédita, pela revista Gestão&RH, entre os 300 melhores fornecedores de serviços de RH do país.
2014

2015
Novo destaque
Conquista inédita do prêmio Fornecedores de Confiança da revista Melhor - Gestão de Pessoas, da Associação Brasileira de Recursos Humanos. Inclusão, pela segunda vez, entre os 300 melhores fornecedores de serviços de RH do país, pela revista Gestão&RH.

Reconhecimento legitimado
Inclusão como um dos 100 melhores fornecedores de serviços de RH do país, pela revista Gestão&RH. Conquista, pela segunda vez, do prêmio Fornecedores de Confiança da revista Melhor - Gestão de Pessoas, da Associação Brasileira de Recursos Humanos. Homenagem na Câmara Legislativa do Distrito Federal pela parceria com o Programa Viva Vida, em prol de adolescentes e jovens vítimas de violência sexual.
2016

2017
Premiação aos parceiros de destaque
Premiação aos parceiros de destaque
Realização da 1ª edição do Prêmio Espro Melhores Escolhas, com homenagem a 17 empresas. Inclusão, pela segunda vez, como um dos 100 melhores fornecedores de serviços de RH do país, pela revista Gestão&RH. Conquista do 2º lugar no Prêmio ABED Belas Artes em Design para EaD.

Novo certificado e lançamentos
Certificado com o selo Doar. Lançamento da série Esprofissa no Youtube. Início do EaD no Programa de Socioaprendizagem. Lançamento do Guia Melhores Escolhas.
Novo certificado e lançamentos
2018

2019
Quatro décadas de atuação
Quatro décadas de atuação
Espro completa 40 anos de trajetória no dia 26 de março. Material didático é renovado com livros exclusivos no Programa de Socioaprendizagem. Primeira edição do Coral Espro no Rio de Janeiro, Conquista do Prêmio Melhores Fornecedores para RH do país no segmento inédito Programa Jovem Aprendiz da revista Gestão&RH.

DIFERENCIAIS DO ESPRO

Capacitação

Oferece os programas Formação para o Mundo do Trabalho (FMT) e Socioaprendizagem aos adolescentes e jovens em vulnerabilidade. O FMT é um grande facilitador, com foco comportamental, para o que pode ser o próximo passo, a Socioaprendizagem, cujo conteúdo pedagógico é desenvolvido por meio de atividades teóricas e práticas. Os dois Programas possuem materiais didáticos próprios.

Pioneirismo

Primeira instituição a ser certificada no Programa Jovem Aprendiz, após a promulgação da Lei da Aprendizagem. Entretanto, está há mais de 40 anos praticando a Socioaprendizagem, preparando adolescentes e jovens em vulnerabilidade social para mundo do trabalho.

Capilaridade de atuação

Com sede em São Paulo e mais sete filiais estrategicamente posicionadas – Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro e Porto Alegre –, possui polos de atuação em todo o Brasil, garantindo ampla rede de atendimento a adolescentes, jovens e empresas parceiras, aumentando as chances de inclusão social.

Equipe especializada

Os programas do Espro são conduzidos, em todas as etapas, por profissionais treinados e capacitados e equipe multidisciplinar (assistentes sociais, psicólogos, consultores, educadores graduados, triagem e encaminhamento) para o desenvolvimento de atividades específicas com foco na inserção de adolescentes e jovens no mundo do trabalho.

Números que impressionam

Em 2019, foram realizados 158.225 atendimentos. Esse total compreende os 25.662 adolescentes e jovens aprendizes certificados e outros 3.557 diplomados no Programa Formação para o Mundo do Trabalho. Destaque também para os 129.006 atendimentos sociais prestados junto às famílias e comunidades e as mais de 3 mil empresas parceiras.

Certificações e premiações

Entre as mais de 50 certificações, o Espro é uma das primeiras organizações a receber o selo Parceiro da Aprendizagem, detém a Cebas – Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social e registro nos CMAS – Conselhos Municipais de Assistência Social e CMDCA – Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, nos municípios em que atua.

Desenvolvimento Social

Ampla gama de serviços para ampliar as perspectivas de inclusão social e de desenvolvimento dos adolescentes, jovens, famílias e comunidades. Entre eles: acompanhamento psicopedagógico, social e profissional nos programas; oficinas de orientação profissional; visitas sociofamiliares; oficinas de convivência; oficinas de geração de renda; entre outros.

Fortalecimento de vínculos familiares

Oficinas de convivência para adolescentes, jovens e familiares para identificar necessidade de atendimento socioassistencial com orientação e acompanhamento, assistindo no processo de inserção social, incluindo a acolhida e integração dos adolescentes, jovens e suas famílias, de maneira que garanta seu desenvolvimento social e profissional, fortalecendo vínculos e estimulando o protagonismo juvenil.

Soluções sob medida

Profissionais experientes em Socioaprendizagem que oferecem sólida formação teórica aos adolescentes e jovens e buscam soluções personalizadas para atender às questões específicas das empresas parceiras. Para aquelas que operam com diferentes CNPJs ou filiais é utilizado contrato unificado e cobrança simplificada, alinhados às necessidades das empresas.

Material didático próprio

Conteúdo exclusivo desenvolvido por especialistas, com linguagem específica, exemplos do dia a dia do mundo do trabalho e diversas mídias e ferramentas para capacitação. Livros com design contemporâneo, proporcionando aprendizado efetivo, e metodologias de ensino ativas, com simulações do ambiente corporativo que estimulam o aprendizado e o protagonismo.

Parcerias exigentes

Segurança, credibilidade, excelência nos serviços prestados e, principalmente, atendimento personalizado. Assim, oferece diversos tipos de curso na Socioaprendizagem e mantém o conteúdo programático sempre atualizado para atender os diversos tipos de parceiros, das mais variadas áreas do mundo do trabalho.

Melhor Fornecedor de RH

Em 2019, o Espro foi eleito o Melhor Fornecedor de RH na recém-criada categoria “Talentos” dentro do segmento Programa de Jovem Aprendiz, sendo o único do Brasil a receber esse troféu. Desde 2015, a instituição se mantém entre os Melhores Fornecedores para RH, em outra categoria, prêmio concedido pelo Grupo Gestão e RH.

Projetos Personalizados

Criação de projetos sociais personalizados que atendam às demandas ou necessidades de empresas parceiras que se interessam em desenvolver um importante papel social com impacto direto na transformação da vida de adolescentes e jovens em vulnerabilidade social.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Como mais um compromisso do seu papel social e transformador, o Espro atende seis Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) como temas humanitários: erradicação da pobreza, educação de qualidade, igualdade de gênero, trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades e parcerias e meios de implementação.

Confira quem já apoia esta causa

  • New Value
  • Societe Generale
  • Unilever
  • Instituto Cyrela
  • FUMCAD
  • Instituto AON
  • ALD Automotive

Apoie esta causa você também!

Ajude o Espro a fazer a diferença na vida de milhares de jovens! Vamos juntos mudar o rumo do Brasil !