ESPROMETRO

6.436 ATENDIMENTOS SOCIAIS

3.573 ENCAMINHAMENTOS PARA ENTREVISTAS

1.625 EMPRESAS ATENDIDAS

17 ENTIDADES PARCERIAS SAE

PARTICIPE. DOE!

*DADOS REFERENTES AO MÊS DE ABRIL/ 2024
Fazer Doação

Portal Espro | Ensino Social Profissionalizante

É HORA DE TRANSFORMAR!

Trazer o ESG para dentro das estratégias das empresas é um processo de transformação. O tema vem ganhando cada vez mais visibilidade desde 2004, a partir do documento Who Cares Wins, criado pelo Pacto Global da ONU em conjunto com o Banco Mundial.

As corporações vêm sendo desafiadas a integrar fatores Sociais, Ambientais e de Governança no mercado de capitais. Essa agenda está ganhando espaço em todos os setores e vem ampliando a competitividade do mercado empresarial por ser uma indicação de solidez, valorização, responsabilidade social, posicionamento de marca, melhor reputação e maior resiliência em meio às incertezas
e vulnerabilidades.

Olhar para as métricas de impacto no mesmo espaço de metas comerciais é essencial. Acionistas precisam vincular o investimento ao impacto social. Por isso estamos aqui.

Oferecemos soluções para os compromissos e práticas ESG com foco no Social, proporcionando respostas ao mercado e impulsionando transformações na sociedade. Sabemos como e entendemos o quanto o “S” de Social, pode trabalhar a inclusão, equidade e diversidade no
mundo corporativo.

Fale Conosco

ESG

MUITO MAIS QUE UMA SIGLA, UMA FORÇA
PARA A TRANSFORMAÇÃO

A gente só transforma a vida de milhares de adolescentes
e jovens porque estamos comprometidos com o Desenvolvimento Sustentável e alinhados às práticas de atuação em ESG (sigla em inglês para Environmental,
Social and Governance – em português, ambiental,
social e governança).

Não é de hoje que essas três letrinhas impactam na transformação.

LETRA E

Engloba tudo o que diz respeito à conservação e à redução de impactos negativos ao meio ambiente. Aqui no Espro, temos o compromisso de adotar medidas sustentáveis em 2021. Entre a medida de maior impacto, destaca-se o uso de assinatura eletrônica para contratos, impactando diretamente na redução do uso de papel, na emissão de carbono, na preservação de milhares de litros de água potável e nas centenas de árvores

LETRA S

A letra S envolve toda a nossa atuação pela inclusão social de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade por meio da inserção no mundo do trabalho. Proteção de dados e privacidade, diversidade de equipes, respeito às leis trabalhistas e direitos humanos, relacionamento
com a comunidade.

LETRA G

Essa letra se refere à governança corporativa e, como organização da sociedade civil, temos o compromisso de conduzir projetos e uma gestão de forma ética, transparente e, acima de tudo, responsabilidade no relacionamento com adolescentes e jovens, núcleo familiar, colaboradores, parceiros e fornecedores, assim como na aplicação de recursos.

Seis camadas de Compliance:
Regimento interno e políticas;
Controladoria;
Auditoria Interna;
Auditoria Externa;
Canal de Denúncia;
Manual de Conduta.

Porque somos Autoridades em ESG

Inclusão e Diversidade

Inclusão e Diversidade

Dar a oportunidade aos jovens talentos vai muito além do cumprimento às exigências legais, é também promover a diversidade, a igualdade de oportunidades e a formação de jovens em situação de vulnerabilidade social.

Colaboração Protagonista

Colaboração Protagonista

Por meio dos projetos integrantes do nosso Programa de Formação para o Mundo do Trabalho, construímos soluções de impacto social e econômico sob medida para os nossos parceiros, impactando públicos, comunidades e territórios com os quais as marcas se relacionam

Direitos Humanos Mais do que capacitar e inserir jovens talentos no mercado de trabalho, nossos programas e projetos impactam na formação de cidadãos autônomos em suas opiniões, conscientes de seus deveres e direitos e protagonistas de sua própria história.

Incentivo à Autonomia e Produtividade

Incentivo à Autonomia e Produtividade

Programas como Aprendizagem Profissional e Estágio são eficientes estratégias para a formação dos cidadãos do futuro, garantindo acesso ao primeiro emprego, diminuindo a evasão escolar e fomentando a economia produtiva.

Promoção da Equidade Social

Promoção da Equidade Social

Por meio do Programa de Aprendizagem é possível garantir o acesso de adolescentes e jovens com perfil de mais exclusão ao primeiro emprego e à qualificação profissional.

Combate à Evasão Escolar

Combate à Evasão Escolar

Todos os projetos e programas realizados pelo Espro exigem a presença regular ou a conclusão do ensino fundamental/médio. Desta forma, contribuímos para a redução da desigualdade educacional no país.

Combate ao Trabalho Infantil

Combate ao Trabalho Infantil

Para participar do Programa Jovem Aprendiz é preciso ter mais de 14 anos de idade. O que está de acordo com a Lei nº 10.097/2000, que altera dispositivos da CLT proibindo qualquer forma de trabalho antes de o indivíduo completar 14 anos, seguindo a Constituição Federal. Isso é uma proteção da infância, para que crianças possam se desenvolver da melhor maneira possível.

Combate à Pobreza e Vulnerabilidade Social

Combate à Pobreza e Vulnerabilidade Social

Nosso compromisso vai muito além do primeiro emprego, atuamos transformando vidas, impactando todo o ecossistema do adolescente e jovem em estado de vulnerabilidade social.

Cumprimento de Políticas Públicas Nossos programas e projetos são oportunidades para garantir o acesso aos direitos sociais de jovens em situação de vulnerabilidade.

Incentivo às Práticas Ambientalmente Sustentáveis

Incentivo às Práticas Ambientalmente Sustentáveis

Assinatura digital, uso de recursos digitais em substituição a impressos, impressão em formato de livro permitindo reuso dos materiais. Educação e conscientização dos jovens e provocação às empresas parceiras para adoção de práticas ambientalmente sustentáveis.

Cinco Camadas de Governança

Cinco Camadas de Governança

Como entidade filantrópica e sem fins lucrativos, somos extremamente regulamentados e tratamos o assunto com seriedade, por meio de cinco camadas: regimento interno e políticas, controladoria, auditoria interna, comitê de auditoria e riscos e auditoria externa.

ODS

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO
SUSTENTÁVEL

Como mais um compromisso do seu papel social e transformador, o Espro está conectado com cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) como temas humanitários: Erradicação da Pobreza, Educação de Qualidade, Igualdade de Gênero, Trabalho Decente e Crescimento Econômico, Redução das Desigualdades e Parcerias e meios de Implementação. Conheça um pouco mais sobre eles.

Mas afinal, o que é ODS?

São 17 documentos aprovados pela ONU, onde o Espro com seu papel social e transformador se conecta com
6 desses principais objetivos.

Quais dos ODS que o Espro está mais alinhado?

SOMOS MAIS DO QUE VOCÊ IMAGINA

Juntos, vamos contribuir para uma sociedade com cidadãos muito mais conscientes, transformadores e capazes de promover as mudanças que precisamos ver no mundo.

Nossa paixão gera conexão para novas ideias e, juntos, criamos soluções.