ESPROMETRO

7.917 ATENDIMENTOS SOCIAIS

2544 ENCAMINHAMENTOS PARA ENTREVISTAS

1.596 EMPRESAS ATENDIDAS

16 ENTIDADES PARCERIAS SAE

PARTICIPE. DOE!

*DADOS REFERENTES AO MÊS DE JANEIRO/ 2024
Fazer Doação

ESG

“Nascemos ESG! Se bem que a sigla nem existia em 1979!

Mas nascemos com a responsabilidade e a missão de comprimir três políticas públicas integradas: Assistência Social, Inclusão no Mundo do Trabalho e Capacitação das Juventudes. Provocamos um intenso impacto social, com cinco camadas de governança corporativa e cuidado com o impacto ambiental, nos apresentando como o parceiro ideal no suporte às políticas de ESG, permitindo rastreabilidade e cruzamento de dados para métricas e emissão dos relatórios de impacto social.”

Alessandro Saade
Superintendente Executivo do Espro

Saiba Mais
Sobre a Espro

INSTITUCIONAL

TRANSFORMAR VIDAS É O QUE NOS MOVE

Atuamos na inserção de adolescentes e jovens em vulnerabilidade social no mercado de trabalho, por meio da socioaprendizagem, oferecendo uma extensa jornada gratuita, que começa nos Projetos de Formação para o Mundo do Trabalho (patrocinados ou personalizados para nossos parceiros) e segue no Programa de Aprendizagem Profissional ou no Programa de Estágio. Dessa forma, cumprimos cinco dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU: trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, educação de qualidade, saúde e bem-estar e erradicação da pobreza.

Nosso objetivo principal é permitir aos jovens do Brasil o desenvolvimento de seus talentos para que assumam o protagonismo da construção do seu futuro e de uma sociedade mais inclusiva, bem como apoiar suas famílias e comunidades, seja por meio de projetos de capacitação ou assistência social.

Em 44 anos de existência atuamos em âmbito nacional e já encaminhamos mais de 521 mil jovens para sua primeira oportunidade de emprego e realizamos 1,1 milhão de atendimentos sociais, englobando visitas domiciliares, acompanhamentos psicológicos, visitas técnicas, oficinas de geração de renda, encaminhamentos para a rede de apoio e outras iniciativas para desenvolver e melhorar a vida e o ambiente na jornada destes jovens e das comunidades onde vivem.

As empresas e parceiros têm acesso a um portfólio completo de soluções de recrutamento de jovens com a finalidade de transformar a sociedade por meio de projetos de impacto social idealizados para cada uma de suas necessidades.

Estamos em 8 filiais e em 50 unidades espalhadas pelo Brasil, alcançando 992 municípios, capacitando anualmente mais de 25 mil jovens por meio dos programas e projetos. Para ampliar nossa capilaridade nacional, criamos a Rede de Aprendizagem Espro (RAE) que estabelece alianças com outras organizações para fazer o acolhimento dos jovens de forma colaborativa, por meio do seu Sistema de Aprendizagem (SAE).

 

CAPACITAR PARA O PRIMEIRO EMPREGO É SÓ O START PARA UMA NOVA REALIDADE.

Os nossos programas e projetos propõem uma socioaprendizagem que, além de sólida formação técnica, desenvolve a consciência político-cidadã, estimula o senso crítico e fortalece a autonomia e a responsabilidade dos adolescentes e jovens. Ou seja, é uma jornada de capacitação de forma continuada, que impacta todo o ecossistema no qual ele está inserido.

Os nossos programas e projetos têm o compromisso de viabilizar a transformação social dos adolescentes, das famílias e comunidades, desenvolvendo-os de forma integral e acompanhando toda a jornada de evolução dos nossos públicos, a fim de criar uma conscientização de todos sobre a importância da política pública para o desenvolvimento do país.

Os nossos programas e projetos têm como objetivo integrar os adolescentes e jovens ao mundo do trabalho, investindo na formação, promovendo a garantia de direitos essenciais e estimulando o exercício ativo da cidadania e o protagonismo.

img
Missão

Missão

Promover inclusão social por meio de ações socioeducativas, mediação de acesso e integração ao mundo do trabalho.

Visão

Visão

Ser uma instituição do terceiro setor reconhecida pela liderança, excelência, inovação e impacto social, por meio de ações de proteção e inclusão social.

Valores

Valores

Ética, Excelência, Transparência e Responsabilidade Social.

Governança

Governança

Participação efetiva de membros que integram o Conselho Fiscal, Conselho Diretor e Comitês Permanentes (Sustentabilidade; Jurídico; Auditoria, Finanças e Risco), que deliberam de maneira ativa na tomada de decisões estratégicas da instituição. Essa condição, entre administração e fiscalização, favorece a eficácia das ações e a transparência ao público e à sociedade

NOSSA HISTÓRIA

Fundado por uma iniciativa de unidades do Rotary Club em 1979, em São Paulo, somos uma associação de direito privado, filantrópica, sem fins lucrativos, que tem orgulho de ser a primeira instituição certificada para o Programa Jovem Aprendiz no ano 2000, com a promulgação da Lei da Aprendizagem, nº 10.097. 

 

1979

Timeline

Onde tudo começou

Nasce o Camp Metropolitano (atual Espro), iniciativa do Rotary Club – SP, para capacitar adolescentes e jovens ao primeiro emprego.

2000

Timeline

Novo cenário para a Socio aprendizagem

Publicada a Lei da Aprendizagem.
O Camp Metropolitano se torna Espro, a primeira Instituição a oferecer o Programa de Socioaprendizagem

2003

Timeline

Replicando os Programas em outros estados

A necessidade das empresas parceiras do setor bancário de instituírem o Programa de Socioaprendizagem em outros locais, fez o Espro sair na frente, mais uma vez, e propagar a aprendizagem pelo país.

2004

Timeline

Início da Expansão

Inauguramos as unidades de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro. 

2006

Timeline

Atendimento ao sul do país

Inauguramos a filial de Curitiba, dando início às nossas atividades no Sul do Brasil.

2007

Timeline

Novas unidades

O início de nossas atividades em Brasília e Campinas.

2008

Timeline

1ª Edição do FNAP

Participamos da 1ª Edição do Fórum Nacional de Aprendizagem Profissional.

2009

Timeline

Nova unidade

Começamos nossas operações em Recife.

2010

Parceiro da Aprendizagem

Ganhamos o Selo Parceiro da Aprendizagem e a Certificação ISO 9001 e da NGO Benchmarking, por práticas de governança e padrões de gestão no Terceiro Setor

2011

Governança Corporativa

Aprimoramos o Sistema de Governança Corporativa, com a criação de comitês de apoio à gestão

2012

Maior Participação Ativa

Iniciamos nossas operações em Porto Alegre. Eleição para o Fórum Nacional de Aprendizagem Profissional e Fórum Estadual de Aprendizagem Profissional de São Paulo. Eleição para o Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo.

2014

MAIOR RECONHECIMENTO

1° lugar no Prêmio LIF de Sustentabilidade da Câmara de Comércio França-Brasil com o Programa Formação para o Mundo do Trabalho. Entramos para o rol dos 300 melhores fornecedores de serviços de RH do país, pela revista Gestão&RH. 

2015

NOVO DESTAQUE

Vencemos o prêmio Fornecedores de Confiança da Revista Melhor – Gestão de Pessoas, da Associação Brasileira de Recursos Humanos.

2016

RECONHECIMENTO LEGITIMADO

Prêmio Fornecedores de Confiança da Revista Melhor – Gestão de Pessoas. Entramos para os 100 melhores fornecedores de serviços de RH do país, pela Revista Gestão&RH. Somos homenageados pela Câmara Legislativa do Distrito Federal pelo Programa Viva Vida, iniciativa em prol de jovens, vítimas de violência sexual.

2017

PREMIAÇÃO AOS PARCEIROS DE DESTAQUE

1ª edição do Prêmio Espro Melhores Escolhas, prestando homenagem a 17 empresas. 2° lugar no Prêmio ABED Belas Artes em Design para EaD 2017.

2018

NOVO CERTIFICADO E LANÇAMENTOS

Somos Certificados com o Selo Doar. Início do ensino a distância no Programa de Socioaprendizagem. Lançamento do Esprofissa e recertificação ISO 9001:2015.

2019

QUATRO DÉCADAS DE ATUAÇÃO

Nosso aniversário de 40 anos.
Atualização do material didático e dos livros exclusivos na Socioaprendizagem. Prêmio “Melhores Fornecedores para RH” no segmento Programa Jovem Aprendiz pela revista Gestão&RH.

2020

Nova identidade visual

Nova identidade visual, mais moderna e alinhada com o universo digital. Mudamos para a nossa nova sede com conceito “open space”. Conquistamos o Selo Empresa Sustentável D4S. 

2021

Novos programas e conquistas

Conquistamos o Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar, o Selo de Responsabilidade Social Rotary Foundation. Ingressamos no Fórum Empresas com Refugiados. Iniciamos o Programa de Estágio e o Sistema de Aprendizagem Espro.

2022

Desenvolvimento Social e Sustentabilidade

Chegamos à marca de 1 milhão de atendimentos sociais em todo o Brasil. Intensificamos o combate à pobreza menstrual por meio do projeto Novo Ciclo, com distribuição gratuita de 15 mil coletores menstruais.

DIFERENCIAIS DO ESPRO

Orientação e acompanhamento dos adolescentes, jovens e de suas famílias ao longo dos programas, de maneira a garantir desenvolvimento socioprofissional.

Mais de 40 anos trabalhando com as melhores práticas e padrões internacionais de gestão, com cinco camadas de governança corporativa.

A área de desenvolvimento social executa, acompanha e mede o impacto social de todos os atendimentos nos diversos programas, projetos e ações socioassistenciais.

Abrangência nacional, respeitando as características de cada uma das localidades atendidas.

Parcerias com mais de 3 mil empresas em todo o Brasil de diversos segmentos e todos os tamanhos.

Atendimento ágil a todos os stakeholders, fornecendo informações e esclarecendo dúvidas.

Material didático próprio, com conteúdo desenvolvido pela área sociopedagógica, utilizando linguagem atual e temas conectados ao universo do jovem e às necessidades das empresas. 

Formação do cidadão por meio da capacitação profissional e do despertar de habilidades empreendedoras, potencializando a diversidade e inclusão de jovens talentos nas empresas parceiras.

Contamos com uma plataforma exclusiva de triagem e seleção, com inteligência artificial que possibilita qualidade, assertividade e agilidade no processo de contratação, utilizando análise de perfil e personalidade, competências, habilidades, formação e experiência de acordo com a necessidade do parceiro.

TIME ESPRO

Nossos colaboradores amam o que fazem, têm orgulho de pertencer, compreendem nosso propósito e se engajam em nossa causa. Nossa paixão gera conexão para novas ideias, e, juntos, criamos soluções.

Somos um lugar que olha para cada colaborador de maneira única. Nosso desejo é que o time se identifique e se reconheça em cada detalhe. Por isso, não temos um quadro de funcionários, temos um time diverso! Somos mais de 500 colaboradores, sendo que a maioria são mulheres (74%) com uma representatividade de diferentes etnias, gerações e PCDs.

 

VER o CONSELHO DIRETOR
Time espro

Flávio Leite

Filial Rio de Janeiro

Jair Azevedo

Jurídico e Desenvolvimento Social

Maria Antonia Petrizzo

Desenvolvimento Organizacional

Martha Paiva

Controladoria

Richard Piveta

Filial São Paulo

Roberta Mira

Marketing e Comunicação

Shirlene Oliveira

Filial Brasília / Belo Horizonte

Verônica Peres

Auditoria Interna

Alessandro Saade

Superintendência

Daniel Covic

Relacionamento Institucional

Eduardo Garcia

Tecnologia da Informação

Danielle Cristina

Filial Campinas

LIVIA BARRETO

Filial Curitiba

Natália Blandino

Natalia Blandino

Administrativo Financeiro

Luis Carlos Serra

Filial Recife

Fernando Dalbão Carvalho

Educação e Aprendizagem

NOSSAS PESQUISAS

Para atingir um objetivo é necessário identificar os desafios, imaginar soluções e aplicá-las com estratégia. Pode parecer fácil, mas o sucesso depende, principalmente, de informação e conhecimento.

Por isso, investimos em estudos e pesquisas sobre a inclusão dos jovens no mercado de trabalho, cenário socioeconômico e os desafios da socioaprendizagem, cruzando dados para alimentar e gerar insumos para o setor privado e criar estratégias e projetos personalizados de ESG, fomentando ainda mais a importância do terceiro setor.

TRANSPARÊNCIA

DESTAQUES DE 2023

1.216.122 ATENDIMENTOS SOCIAIS

40.013 ADOLESCENTES E JOVENS ATENDIDOS NOS PROGRAMAS

2.481 EMPRESAS PARCEIRAS

RELATÓRIO ANUAL

O Relatório Anual apresenta mais do que os resultados financeiros, os números de atendimentos e ações realizadas em cada período. Mergulhe nas novidades desenvolvidas e confira o impacto do nosso trabalho na vida de adolescentes, jovens, famílias e comunidades, pois atrás de cada número está toda nossa luta na construção de seres humanos melhores e de uma sociedade mais inclusiva.

Confira os documentos mais recentes nos links:

DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS

GESTÃO DE ÉTICA ORGANIZACIONAL

Temos um código de Ética e canal de comunicação independente e seguro em que é possível registrar relatos sobre ações e condutas que não estão em conformidade com o Código de Conduta.

AUDITORIA

A auditoria interna é um órgão de apoio ao Conselho Diretor, reportando-se diretamente ao Comitê de Auditoria, Finanças e Riscos, criada para agregar valor e melhorar as operações de nossa organização.

Como uma atividade independente e objetiva de avaliação e consultoria, a auditoria busca examinar, avaliar, monitorar e recomendar possíveis melhorias nos processos e controles internos, nos auxiliando a atingir objetivos a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada à avaliação e melhoria da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança.

CANAL ESPRO ÉTICO

Nossa cultura de ética faz nosso propósito ainda maior. O propósito de educar, transformar e incluir adolescentes e jovens é a nossa razão de existir e defendemos isso com uma forte cultura de ética e combate à corrupção com total seriedade e transparência. Acreditamos que só assim podemos prosseguir na missão de construir uma sociedade mais justa e igualitária.

Por isso, nosso canal Espro Ético é livre, seguro e independente

ACESSAR O ESPRO ÉTICO

ESTATUTO SOCIAL

O Estatuto Social rege as normas e diretrizes de atuação, nossos objetivos sociais e a estrutura organizacional, incluindo as alçadas e as atribuições de cada agente de governança.

PRIVACIDADE DE DADOS

Nós zelamos pela privacidade e proteção dos dados pessoais coletados de todos os públicos com os quais nos relacionamos. Assim, adotamos diretrizes que assegurem o cumprimento, de forma abrangente, de normas e boas práticas relativas à LGPD.

Desenvolvimento Social

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Reafirmando o propósito de educar, transformar e incluir, o desenvolvimento de ações, atividades e projetos sociais geram impactos significativos, a curto e médio prazo, refletindo na transformação social, primando por excelência e eficácia em todos os segmentos de atuação.

acolhida

ACOLHIDa

ACOLHIDA

constitui em uma ação realizada através de entrevista social, com o objetivo de compreender os múltiplos significados das demandas e vulnerabilidades apresentadas e identificar os recursos e as potencialidades, norteando o agir dos profissionais.

integração

INTEGRAÇÃO

INTEGRAÇÃO

Processo socioeducativo inicial, realizado pela equipe de desenvolvimento social, para recepção dos adolescentes no formato online, com horários previamente agendados. A Integração é realizada no formato de oficina, onde são apresentados aos jovens informações sobre as normas e a estrutura do ESPRO, além de outras informações pertinentes à Lei da Aprendizagem.

atendimento social

ATENDIMENTO SOCIAL

ATENDIMENTO SOCIAL

Ação de escuta qualificada individual do(a) aprendiz, que norteia a atuação interventiva de assistência social, ampliando a capacidade protetiva na articulação com as demais políticas públicas.

intervenção social

Intervenção Social

Intervenção Social

Ação individual de escuta qualificada e acompanhamento periódico, com o objetivo de atender à demanda apresentada pelos aprendizes e por seu núcleo familiar ou identificada pela equipe educacional, nas situações de risco pessoal, social e/ou nas violações de direitos, orientando e encaminhando com ou sem a agregação de outras políticas.

visita domiciliar

Visita Domiciliar

Visita Domiciliar

Instrumento orientador e qualitativo que potencializa a atuação da equipe interdisciplinar, no qual o técnico assistente social busca aproximação do cenário familiar e social do indivíduo, com olhar voltado à demanda apresentada e/ou identificada, ao mapeamento dos equipamentos públicos no território, e, ainda, articulando com a rede socioassistencial, de forma planejada e elaborando o parecer técnico norteador do agir profissional.

atividade teorica

Atividade Teórica

Atividade Teórica

Desenvolvida em grupo de forma presencial ou EAD, trabalhando habilidades técnicas e comportamentais inerentes ao mundo do trabalho, como organização e planejamento de atividades; conhecimento básico e específico; discussão de temas transversais; agregação de saberes; e aprimoramento à formação humana dos adolescentes, contribuindo para o seu amadurecimento pessoal, social e profissional.

Tortor neque, ornare diam at. Eget sed nibh mauris nisi mauris in pharetra, libero nulla. Ultrices id viverra consectetur maecenas nunc nisl maecenas ut. Integer diam et ipsum felis mattis sed dui lectus turpis. Nec fusce.

visita tecnica

Visita Técnica

Visita Técnica

Promovendo a interlocução entre a entidade formadora, a empresa parceira e o aprendiz por meio de visitas periódicas ao ambiente de aprendizagem prática, com a finalidade de supervisionar e acompanhar as atividades desenvolvidas, as quais foram realizadas através de visitas online, em tempos de pandemia.

Orientação SocioEducacional e Profissional

Orientação SocioEducacional e Profissional

Atendimento individual dos aprendizes sobre questões relativas ao seu desenvolvimento, aprendizado e amadurecimento no programa.

oficinas de convivências

Oficinas de Convivência

Oficinas de Convivência

As oficinas que integram o programa, realizadas pelas assistentes sociais e psicólogas por meio dos ambientes virtuais, permitiram o estreitamento de vínculos, favoreceram o diálogo aberto e pertinente às temáticas desenvolvidas, proporcionando momentos de reflexão através de atividades desafiadoras, estimulantes, preventivas e descontraídas.

As Oficinas de Convivência abordam temáticas que referenciam o contexto atual e as questões relacionadas ao convívio familiar, social e profissional dos aprendizes. Esse espaço prima pela compreensão e o empoderamento dos direitos e da justiça social, estimulando a participação e o senso crítico, orientando-os na construção e na reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, fomentando a participação social, a prevenção de riscos sociais e a violação de direitos.

Espro Ético

Mais que um canal, uma transparência!

Hospedado em um ambiente externo, independente e administrado pela IAUX, as condutas em desacordo são analisadas por comitês de gestores e conselheiros, de acordo com os princípios de integridade, sigilo e imparcialidade. O manifestante faz o registro por meio do canal e recebe um protocolo para acompanhamento na plataforma. A IAUX analisa, filtra o que realmente está em desacordo com nossos valores e condutas e envia os registros, sempre seguindo padrões de segurança e confidencialidade.

Vamos seguir com o propósito de educar, transformar e incluir adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social no mundo do trabalho, com ética e responsabilidade!

ACESSE AQUI