“Nascemos ESG! Se bem que a sigla nem existia em 1979!
Mas nascemos com a responsabilidade e a missão de comprimir três políticas públicas integradas: Assistência Social, Inclusão no Mundo do Trabalho e Capacitação das Juventudes. Provocamos um intenso impacto social, com cinco camadas de governança corporativa e cuidado com o impacto ambiental, nos apresentando como o parceiro ideal no suporte às políticas de ESG, permitindo rastreabilidade e cruzamento de dados para métricas e emissão dos relatórios de impacto social.”
Alessandro Saade Superintendente Executivo do Espro
Atuamos na inserção de adolescentes e jovens em vulnerabilidade social no mercado de trabalho, por meio da socioaprendizagem, oferecendo uma extensa jornada gratuita, que começa nos Projetos de Formação para o Mundo do Trabalho (patrocinados ou personalizados para nossos parceiros) e segue no Programa de Aprendizagem Profissional ou no Programa de Estágio. Dessa forma, cumprimos cinco dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU: trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, educação de qualidade, saúde e bem-estar e erradicação da pobreza.
Nosso objetivo principal é permitir aos jovens do Brasil o desenvolvimento de seus talentos para que assumam o protagonismo da construção do seu futuro e de uma sociedade mais inclusiva, bem como apoiar suas famílias e comunidades, seja por meio de projetos de capacitação ou assistência social.
Em 45 anos de existência atuamos em âmbito nacional e já encaminhamos mais de 530 mil jovens para sua primeira oportunidade de emprego e realizamos mais de 1,2 milhão de atendimentos sociais, englobando visitas domiciliares, acompanhamentos psicológicos, visitas técnicas, oficinas de geração de renda, encaminhamentos para a rede de apoio e outras iniciativas para desenvolver e melhorar a vida e o ambiente na jornada destes jovens e das comunidades onde vivem.
As empresas e parceiros têm acesso a um portfólio completo de soluções de recrutamento de jovens com a finalidade de transformar a sociedade por meio de projetos de impacto social idealizados para cada uma de suas necessidades.
Estamos em 8 filiais e em 55 unidades espalhadas pelo Brasil, alcançando 1.067 municípios, capacitando anualmente mais de 40 mil jovens por meio dos programas e projetos. Para ampliar nossa capilaridade nacional, criamos a Rede de Aprendizagem Espro (RAE) que estabelece alianças com outras organizações para fazer o acolhimento dos jovens de forma colaborativa, por meio do seu Sistema de Aprendizagem (SAE).
CAPACITAR PARA O PRIMEIRO EMPREGO É SÓ O START PARA UMA NOVA REALIDADE.
Os nossos programas e projetos propõem uma socioaprendizagem que, além de sólida formação técnica, desenvolve a consciência político-cidadã, estimula o senso crítico e fortalece a autonomia e a responsabilidade dos adolescentes e jovens. Ou seja, é uma jornada de capacitação de forma continuada, que impacta todo o ecossistema no qual ele está inserido.
Os nossos programas e projetos têm o compromisso de viabilizar a transformação social dos adolescentes, das famílias e comunidades, desenvolvendo-os de forma integral e acompanhando toda a jornada de evolução dos nossos públicos, a fim de criar uma conscientização de todos sobre a importância da política pública para o desenvolvimento do país.
Os nossos programas e projetos têm como objetivo integrar os adolescentes e jovens ao mundo do trabalho, investindo na formação, promovendo a garantia de direitos essenciais e estimulando o exercício ativo da cidadania e o protagonismo.
Ser uma instituição do terceiro setor reconhecida pela liderança, excelência, inovação e impacto social, por meio de ações de proteção e inclusão social.
Participação efetiva de membros que integram o Conselho Fiscal, Conselho Diretor e Comitês Permanentes (Sustentabilidade; Jurídico; Auditoria, Finanças e Risco), que deliberam de maneira ativa na tomada de decisões estratégicas da instituição. Essa condição, entre administração e fiscalização, favorece a eficácia das ações e a transparência ao público e à sociedade
NOSSA HISTÓRIA
Fundado por uma iniciativa de unidades do Rotary Club em 1979, em São Paulo, somos uma associação de direito privado, filantrópica, sem fins lucrativos, que tem orgulho de ser a primeira instituição certificada para o Programa Jovem Aprendiz no ano 2000, com a promulgação da Lei da Aprendizagem, nº 10.097.
1979
Onde tudo começou
Nasce o Camp Metropolitano (atual Espro), iniciativa do Rotary Club – SP, para capacitar adolescentes e jovens ao primeiro emprego.
2000
Novo cenário para a Socio aprendizagem
Publicada a Lei da Aprendizagem. O Camp Metropolitano se torna Espro, a primeira Instituição a oferecer o Programa de Socioaprendizagem
2003
Replicando os Programas em outros estados
A necessidade das empresas parceiras do setor bancário de instituírem o Programa de Socioaprendizagem em outros locais, fez o Espro sair na frente, mais uma vez, e propagar a aprendizagem pelo país.
2004
Início da Expansão
Inauguramos as unidades de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro.
2006
Atendimento ao sul do país
Inauguramos a filial de Curitiba, dando início às nossas atividades no Sul do Brasil.
2007
Novas unidades
O início de nossas atividades em Brasília e Campinas.
2008
1ª Edição do FNAP
Participamos da 1ª Edição do Fórum Nacional de Aprendizagem Profissional.
2009
Nova unidade
Começamos nossas operações em Recife.
2010
Parceiro da Aprendizagem
Ganhamos o Selo Parceiro da Aprendizagem e a Certificação ISO 9001 e da NGO Benchmarking, por práticas de governança e padrões de gestão no Terceiro Setor
2011
Governança Corporativa
Aprimoramos o Sistema de Governança Corporativa, com a criação de comitês de apoio à gestão
2012
Maior Participação Ativa
Iniciamos nossas operações em Porto Alegre. Eleição para o Fórum Nacional de Aprendizagem Profissional e Fórum Estadual de Aprendizagem Profissional de São Paulo. Eleição para o Conselho Municipal de Assistência Social de São Paulo.
2014
MAIOR RECONHECIMENTO
1° lugar no Prêmio LIF de Sustentabilidade da Câmara de Comércio França-Brasil com o Programa Formação para o Mundo do Trabalho. Entramos para o rol dos 300 melhores fornecedores de serviços de RH do país, pela revista Gestão&RH.
2015
NOVO DESTAQUE
Vencemos o prêmio Fornecedores de Confiança da Revista Melhor – Gestão de Pessoas, da Associação Brasileira de Recursos Humanos.
2016
RECONHECIMENTO LEGITIMADO
Prêmio Fornecedores de Confiança da Revista Melhor – Gestão de Pessoas. Entramos para os 100 melhores fornecedores de serviços de RH do país, pela Revista Gestão&RH. Somos homenageados pela Câmara Legislativa do Distrito Federal pelo Programa Viva Vida, iniciativa em prol de jovens, vítimas de violência sexual.
2017
PREMIAÇÃO AOS PARCEIROS DE DESTAQUE
1ª edição do Prêmio Espro Melhores Escolhas, prestando homenagem a 17 empresas. 2° lugar no Prêmio ABED Belas Artes em Design para EaD 2017.
2018
NOVO CERTIFICADO E LANÇAMENTOS
Somos Certificados com o Selo Doar. Início do ensino a distância no Programa de Socioaprendizagem. Lançamento do Esprofissa e recertificação ISO 9001:2015.
2019
QUATRO DÉCADAS DE ATUAÇÃO
Nosso aniversário de 40 anos. Atualização do material didático e dos livros exclusivos na Socioaprendizagem. Prêmio “Melhores Fornecedores para RH” no segmento Programa Jovem Aprendiz pela revista Gestão&RH.
2020
Nova identidade visual
Nova identidade visual, mais moderna e alinhada com o universo digital. Mudamos para a nossa nova sede com conceito “open space”. Conquistamos o Selo Empresa Sustentável D4S.
2021
Novos programas e conquistas
Conquistamos o Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar, o Selo de Responsabilidade Social Rotary Foundation. Ingressamos no Fórum Empresas com Refugiados. Iniciamos o Programa de Estágio e o Sistema de Aprendizagem Espro.
2022
Desenvolvimento Social e Sustentabilidade
Chegamos à marca de 1 milhão de atendimentos sociais em todo o Brasil. Intensificamos o combate à pobreza menstrual por meio do projeto Novo Ciclo, com distribuição gratuita de 15 mil coletores menstruais.
DIFERENCIAIS DO ESPRO
Orientação e acompanhamento dos adolescentes, jovens e de suas famílias ao longo dos programas, de maneira a garantir desenvolvimento socioprofissional.
Mais de 40 anos trabalhando com as melhores práticas e padrões internacionais de gestão, com cinco camadas de governança corporativa.
A área de desenvolvimento social executa, acompanha e mede o impacto social de todos os atendimentos nos diversos programas, projetos e ações socioassistenciais.
Abrangência nacional, respeitando as características de cada uma das localidades atendidas.
Parcerias com mais de 3 mil empresas em todo o Brasil de diversos segmentos e todos os tamanhos.
Atendimento ágil a todos os stakeholders, fornecendo informações e esclarecendo dúvidas.
Material didático próprio, com conteúdo desenvolvido pela área sociopedagógica, utilizando linguagem atual e temas conectados ao universo do jovem e às necessidades das empresas.
Formação do cidadão por meio da capacitação profissional e do despertar de habilidades empreendedoras, potencializando a diversidade e inclusão de jovens talentos nas empresas parceiras.
Contamos com uma plataforma exclusiva de triagem e seleção, com inteligência artificial que possibilita qualidade, assertividade e agilidade no processo de contratação, utilizando análise de perfil e personalidade, competências, habilidades, formação e experiência de acordo com a necessidade do parceiro.
TIME ESPRO
Nossos colaboradores amam o que fazem, têm orgulho de pertencer, compreendem nosso propósito e se engajam em nossa causa. Nossa paixão gera conexão para novas ideias, e, juntos, criamos soluções.
Somos um lugar que olha para cada colaborador de maneira única. Nosso desejo é que o time se identifique e se reconheça em cada detalhe. Por isso, não temos um quadro de funcionários, temos um time diverso! Somos mais de 500 colaboradores, sendo que a maioria são mulheres (74%) com uma representatividade de diferentes etnias, gerações e PCDs.
Para atingir um objetivo é necessário identificar os desafios, imaginar soluções e aplicá-las com estratégia. Pode parecer fácil, mas o sucesso depende, principalmente, de informação e conhecimento.
Por isso, investimos em estudos e pesquisas sobre a inclusão dos jovens no mercado de trabalho, cenário socioeconômico e os desafios da socioaprendizagem, cruzando dados para alimentar e gerar insumos para o setor privado e criar estratégias e projetos personalizados de ESG, fomentando ainda mais a importância do terceiro setor.
40.013 ADOLESCENTES E JOVENS ATENDIDOS NOS PROGRAMAS
2.481 EMPRESAS PARCEIRAS
RELATÓRIO ANUAL
O Relatório Anual apresenta mais do que os resultados financeiros, os números de atendimentos e ações realizadas em cada período. Mergulhe nas novidades desenvolvidas e confira o impacto do nosso trabalho na vida de adolescentes, jovens, famílias e comunidades, pois atrás de cada número está toda nossa luta na construção de seres humanos melhores e de uma sociedade mais inclusiva.
Temos um código de Ética e canal de comunicação independente e seguro em que é possível registrar relatos sobre ações e condutas que não estão em conformidade com o Código de Conduta.
AUDITORIA
A auditoria interna é um órgão de apoio ao Conselho Diretor, reportando-se diretamente ao Comitê de Auditoria, Finanças e Riscos, criada para agregar valor e melhorar as operações de nossa organização.
Como uma atividade independente e objetiva de avaliação e consultoria, a auditoria busca examinar, avaliar, monitorar e recomendar possíveis melhorias nos processos e controles internos, nos auxiliando a atingir objetivos a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada à avaliação e melhoria da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança.
Nossa cultura de ética faz nosso propósito ainda maior. O propósito de educar, transformar e incluir adolescentes e jovens é a nossa razão de existir e defendemos isso com uma forte cultura de ética e combate à corrupção com total seriedade e transparência. Acreditamos que só assim podemos prosseguir na missão de construir uma sociedade mais justa e igualitária.
Por isso, nosso canal Espro Ético é livre, seguro e independente
O Estatuto Social rege as normas e diretrizes de atuação, nossos objetivos sociais e a estrutura organizacional, incluindo as alçadas e as atribuições de cada agente de governança.
Nós zelamos pela privacidade e proteção dos dados pessoais coletados de todos os públicos com os quais nos relacionamos. Assim, adotamos diretrizes que assegurem o cumprimento, de forma abrangente, de normas e boas práticas relativas à LGPD.
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Reafirmando o propósito de educar, transformar e incluir, o desenvolvimento de ações, atividades e projetos sociais geram impactos significativos, a curto e médio prazo, refletindo na transformação social, primando por excelência e eficácia em todos os segmentos de atuação.
Hospedado em um ambiente externo, independente e administrado pela IAUX, as condutas em desacordo são analisadas por comitês de gestores e conselheiros, de acordo com os princípios de integridade, sigilo e imparcialidade. O manifestante faz o registro por meio do canal e recebe um protocolo para acompanhamento na plataforma. A IAUX analisa, filtra o que realmente está em desacordo com nossos valores e condutas e envia os registros, sempre seguindo padrões de segurança e confidencialidade.
Vamos seguir com o propósito de educar, transformar e incluir adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social no mundo do trabalho, com ética e responsabilidade!
Luiz Augusto Prado Barreto
Presidente do Conselho Diretor
João Gilberto M. M. de Campos
Conselho Diretor e Comitê Permanente
Arthur Teixeira Mendes Neto
Conselho Diretor
Antônio Carlos Pela
Conselho Diretor
Fernando de Almeida Nobre Neto
Conselho Diretor
Maria Cristina Vervloet
Conselho Diretor
Fernando Pereira de Matos
Conselho Diretor e Comitê Permanente
Thadeu Teixeira de Freitas
Conselho Diretor e Comitê Permanente
Marcio Arroyo
Membro do Conselho
Comitê de Desenvolvimento Institucional e Sustentabilidade
Antônio Carlos Pela
Ana Carolina Barros Pinheiro Carrenho
Arthur Teixeira Mendes Neto
Fernando de Almeida Nobre Neto
Luiz Augusto Prado Barreto
Luiz Chrysostomo de Oliveira Filho
Maria Cristina Vervloet
Marinus Jan Van der Molen
Comitê Jurídico
Luiz Augusto do Prado Barreto
Ana Carolina Barros Pinheiro Carrenho
João Gilberto Marcondes Machado de Campos
Conselheiros Independentes
Ana Carolina Barros Pinheiro Carrenho
Marinus Jan Van der Molen
Comitê de Auditoria e Riscos
Fernando Pereira de Matos
Hugo Pereira
Ulisses Viveiros
Talita Lourenço dos Santos
Comitê de Finanças
Maria Cristina Vervloet
Fernando de Almeida Nobre Neto
Luiz Chrysostomo de Oliveira Filho
Mara Regina Lima Alves Garcia
Conselho Fiscal
Hugo Pereira
Pedro José Manfrin
Ulisses Viveiros
Sobre Nós
Nossa Metodologia
O índice de vulnerabilidade Espro (IVE) é uma importante ferramenta para o estudo e diagnóstico da vulnerabilidade social de nossos jovens. A metodologia do IVE foi desenvolvida, criada, testada e 100% validada por nós. O principal objetivo é identificar de forma ágil e rápida os níveis de vulnerabilidade para apoiar a triagem dos jovens selecionados e servir de base para pesquisas de mensuração de impacto das nossas ações.
O IVE tem como referência organismos e instituições nacionais e internacionais como o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Organização das Nações Unidas (ONU), Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), Questionário do Estudante (Enade) e outros questionários aplicados para concessão de auxílio e bolsas (USP/UNICAMP) somado aos nossos 43 anos de conhecimento acumulado sobre o tema.
Ele está assentado, inicialmente, em três dimensões: perfil identitário, renda e escolaridade, divididas em nove critérios-base:
· Identidade de gênero;
· Etnia;
· Orientação sexual;
· Renda familiar;
· Fonte de renda;
· Beneficiário de políticas públicas;
· Condições do domicílio;
· Rede de ensino;
· Escolaridade da mãe e/ou responsável.
A escolha desses critérios se baseou em alguns fatos: O Brasil continua com índices de violência alarmantes contra negros, indígenas e a comunidade LGBTQIAP+. O Brasil é o país que mais mata transexuais e travestis em todo o mundo. Além da violência, a desigualdade na distribuição de renda também é evidente. Trabalhadores negros recebem menos do que brancos em todos os níveis hierárquicos e de escolaridade. Outros pontos como: A renda familiar, trabalho informal, estrutura domiciliar adequada e ser beneficiário de políticas públicas são aspectos que contribuem para entender o grau de vulnerabilidade dos adolescentes e jovens. Levamos em consideração a rede de ensino, alunos que estudam em escolas particulares têm mais chances de conquistar empregos com maior remuneração. E, por fim, identificamos que o nível de escolaridade da mãe e/ou responsáveis estimula a permanência e interesse escolar dos filhos.
Para cada resposta foram atribuídos pesos que geram pontuações. Quanto maior a pontuação, maior o índice de vulnerabilidade do jovem que está dividido em uma escala de quatro níveis: baixa, média, alta e altíssima vulnerabilidade.
Ficou interessado em conhecer o IVE? Entre em contato com a gente.
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Função do Site
O site foi criado e desenvolvido com a função de trazer conteúdo informativo de qualidade, a divulgação do nosso trabalho e dos nossos projetos sociais. O ESPRO busca a capacitação de adolescentes e jovens, em vulnerabilidade social, por meio de ações socioeducativas e integração ao mundo do trabalho.
Dentro do site, poderá ser realizado a divulgação de ações envolvendo o nosso trabalho e objetivo social. Todo o conteúdo presente neste site foi desenvolvido buscando fontes e materiais de confiança, sendo baseados em estudos e pesquisas sérias realizadas por nossos colaboradores e/ou com apoio de institutos especializados.
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Política de Privacidade
POLÍTICA DE PRIVACIDADE
1- INTRODUÇÃO
A política de privacidade de dados pessoais do Espro, aplica-se a dados pessoais coletados quando você usa esse site ou ainda em outras formas de interação conosco. Nela explicamos como o Espro, na condição de controlador, trata os dados pessoais e/ou sensíveis coletados.
2- O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE LER ESSA POLÍTICA
ANPD: a Autoridade Nacional de Proteção de Dados é um órgão regulador no Brasil que zela e
fiscaliza o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados.
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Dados pessoais sensíveis: qualquer dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural.
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Legítimo interesse: quando o uso de dados não contraria outras diretrizes estabelecidas pela lei ou os direitos fundamentais do titular dos dados.
Opt-out: possibilidade de se descadastrar de lista de email que já não mais fornece conteúdos relevantes.
Privacidade e Proteção de Dados: possibilidade de o titular determinar, de forma autônoma, a utilização que é feita de seus dados pessoais.
Políticas públicas: conjunto de programas e processos, ações, decisões, medidas e iniciativas criados pelos governos, sejam eles federal, estaduais ou municipais, com a participação de entes públicos ou privados para assegurar determinados direitos previstos na Constituição Federal, independente do seu segmento social, cultural, étnico, econômico e outros da população.
Titular de dados: pessoa a quem se refere os dados pessoais e/ou sensíveis que são objeto de algum tratamento.
Tratamento: toda operação realizada com algum tipo de manuseio de dados pessoais: coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, edição, anonimização, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.
3- QUEM CONTROLA OS DADOS PESSOAIS
O ESPRO é o controlador, quando você utiliza o nosso site, participa de algum programa oferecido, faz parte do nosso time, mantém alguma parceria ou é apoiador de um projeto na qual tenha processamento dos seus dados pessoais e/ou sensíveis.
3.1 - QUEM PODE SE CADASTRAR
Podem se cadastrar no site do Espro os adolescentes e jovens elegíveis aos programas de socioaprendizagem e projetos de formação para o mundo do trabalho, os candidatos as vagas de estágios, os interessados em fazer parte do time Espro, colaboradores das empresas parceiras e de órgãos públicos e demais interessados em realizar atuação voluntária não remunerada, e doadores. Nos casos de cadastro de adolescentes com idade entre 14 e 18 anos recomendamos a de supervisão dos responsáveis legais para a realização do cadastro.
3.2- COMO COLETAMOS OS DADOS PESSOAIS
Ao acessar o site do ESPRO seus dados pessoais são coletados quando você fizer a opção de interagir conosco enviando suas informações, seja ao preencher formulários, cadastrar-se, fazer login, realizar pesquisas on-line, medir sua satisfação como usuário, buscar vagas, inserir currículo, participar de cursos, buscar parceria, ser voluntariado, ser apoiador ou doador de um dos projetos ou utilizar-se de qualquer outro recurso disponível no nosso site.
Na realização de pesquisas, para obter informações de satisfação e qualidade, durante ou após os programas e ou projetos oferecidos pelo Espro, na relação com colaboradores, apoiadores e parceiros.
Se você estiver logado, seus dados de localização também poderão ser captados por reconhecimento geográfico e inseridos na base do seu perfil de usuário.
Além disso seus dados serão coletados com a finalidade de armazenamento e tratamento quando você for admitido, para que tenha acesso aos benefícios oferecidos e permanecer regular nos termos da Lei da Aprendizagem, Lei de Estágio, Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e legislação correlata.
Cabe ressaltar que você tem o direito de retirar o seu consentimento a qualquer momento. Após a retirada do consentimento, seus dados serão anonimizados e/ou eliminados, conforme aplicável, dependendo da natureza do seu relacionamento com o Espro e da base legal para armazenamento dos dados. No entanto, é importante observar que em certos casos, como no cumprimento das bases legais previstas, como por exemplo a participação em programas de aprendizagem, a retirada do consentimento não será possível
3.3- DADOS COLETADOS
Quando você usa o site e cadastra seus dados, navegando em qualquer uma das abas, serão coletados seus dados pessoais, sensíveis e/ou informações que podem ser usadas para identificar você nas seguintes categorias de dados:
Dados pessoais comuns: referem-se às informações que identificam ou podem identificar uma pessoa física específica, mas que não são consideradas sensíveis ou especialmente protegidas. Esses dados são geralmente informações básicas que podem ser coletadas e processadas com menor restrição em comparação com dados sensíveis. Alguns exemplos de dados pessoais comuns incluem:
Nome
Endereço
Número de telefone
Endereço de e-mail
Data de nascimento
Sexo
Nacionalidade
Número de identificação pessoal (como CPF no Brasil ou RG)
Esses tipos de dados são frequentemente coletados e usados por para diversos fins, como por exemplo, cadastro de clientes, prestação de serviços, marketing e comunicação. No entanto, mesmo sendo considerados comuns, esses dados ainda estão sujeitos a regulamentações de proteção de dados, e as organizações que os coletam devem seguir as leis e regulamentos pertinentes para garantir a privacidade e segurança das informações pessoais dos usuários.
Dados pessoais sensíveis dados de crianças e adolescentes, saúde, filiação sindical, filiação política, raça ou origem ética, orientação sexual, dado biométrico, fotografia e vídeo. É coletado o mínimo de dados necessários em relação às finalidades do tratamento de dados, considerando o melhor interesse dos titulares de dados em acessar o mundo do trabalho por meio dos programas e projetos da instituição. Listamos a seguir a relação de Dados Pessoais e Dados Pessoais Sensíveis que nós podemos coletar:
Conjunto de Dados:
Especificação
Endereço Completo:
Nome Completo; Nome Social; Data de Nascimento; Estado Civil; Nacionalidade; RG; CPF; RNE; Cor / Raça.
Endereço Eletrônico:
E-mail; Telefone; Telefone para recados.
Responsáveis Legais (Para titulares menores de idade)
Nome responsável legal, Telefone responsável legal, E-mail responsável legal.
Formação Acadêmica:
Tipo de formação; Grau acadêmico; Instituição de Ensino; Curso; Estado; Situação:(Cursando/Concluído/ Interrompido); Data de Início; Data de conclusão; Modalidade (Presencial / EAD)
Histórico Profissional:
Organização/Empregador; Segmento da Empresa; Cargo/Atuação; Área Profissional; Salário; Tipo de Contratação; Estado; Data de início, Data de saída.
Por ser uma instituição de assistência social, que tem como objetivo atender os públicos em situação de vulnerabilidade e risco social, são coletados dados para analisar e identificar o grau de vulnerabilidade dos públicos atendidos, permitindo assim a adoção de ações voltadas para a empregabilidade considerando o melhor interesse dos públicos em acessar o mundo do trabalho, e intervenção da área de Desenvolvimento Social do Espro, composta por analistas de desenvolvimento, assistentes sociais e psicólogos sociais, para atendimentos e encaminhamentos à rede socioassistencial e outras políticas públicas, à luz do acessos e garantia de direitos dos adolescentes, jovens e núcleos familiares em situações de vulnerabilidade social. Para essa finalidade, são coletados o seguinte conjunto de Dados:
Informações para identificação de vulnerabilidades:
Identidade de Gênero Orientação Sexual Etnia/raça Composição Familiar Renda Familiar (Soma da quantidade de salários mínimos e renda per capita) Fonte de renda familiar Beneficiários de políticas públicas Condições do domicílio Escolaridade da mãe ou responsável e, Rede de Ensino.
3.4 COMO O ESPRO UTILIZA SEUS OS DADOS PESSOAIS Os seus dados serão utilizados para cadastros e alinhamento de vagas, admissão e rescisão de contrato de trabalho, fornecimento de benefícios, atendimentos sociais, aprendizagem prática e teórica, atendimentos nos canais disponíveis, matrícula nos programas oferecidos, oportunidade de estágio, contratos, cadastros de parceiros, fornecedores, cadastros de doadores, cadastro de voluntários, divulgação e transparência das parcerias e cumprimento de políticas públicas. Além disso, na realização de pesquisas, seus dados poderão ser coletados com a finalidade de aprimoramento dos programas, projetos e satisfação. Nestes casos, preferencialmente os dados serão anonimizados.
3.5 BASES LEGAIS PARA PROCESSAR SEUS DADOS O tratamento de dados é autorizado pelos artigos 7º, 11° e 14º da Lei nº 13.709/2018, a Lei Geral de Proteção de Dados (“Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD”). Abaixo estão as bases legais que podem ser utilizadas pelo Espro:
Consentimento;
Cumprimento de obrigação legal ou regulatória;
Execução de políticas públicas;
Realização de estudos por órgão de pesquisa;
Execução ou criação de contrato;
Exercício regular de direitos;
Proteção da vida;
Tutela da saúde.
3.6 PORQUE OS DADOS PESSOAIS SÃO COMPARTILHADOS PELO ESPRO Para atender políticas públicas, regulando a atividade do Espro junto aos órgãos públicos e atender os direitos dos assistidos, com os apoiadores para dar continuidade as atividades de assistência social e inserção ao mundo do trabalho praticadas pelo Espro, parceiros e fornecedores, para regular e operacionalizar sua relação na condição de aprendiz, estagiário, colaborador ou qualquer outra e ainda garantir seus direitos.
3.6 POR QUE OS DADOS PESSOAIS SÃO COMPARTILHADOS PELO ESPRO Os dados pessoais são compartilhados pelo Espro para atender a uma variedade de finalidades relacionadas à sua missão de promover a inclusão social e profissional. Isso inclui, mas não se limita a:
Cumprir políticas públicas: O compartilhamento de dados é necessário para cumprir as políticas públicas estabelecidas pelos órgãos governamentais, garantindo que o Espro opere em conformidade com as regulamentações e obrigações legais.
Parcerias estratégicas: Estabelecemos parcerias com diversos colaboradores estratégicos que contribuem para ampliar o alcance e a eficácia de nossas ações sociais e de inserção profissional. O compartilhamento de dados com esses parceiros é essencial para coordenar esforços, otimizar recursos e alcançar um impacto mais significativo.
Melhoria contínua e expansão de oferta: Ao compartilhar dados com parceiros e fornecedores, buscamos constantemente melhorar e expandir nossa oferta de serviços e programas. Essa colaboração nos permite identificar oportunidades de aprimoramento, desenvolver novas iniciativas e garantir que nossos beneficiários tenham acesso a oportunidades cada vez mais amplas e relevantes.
Direitos dos assistidos: O compartilhamento de dados também é realizado para garantir os direitos e benefícios dos indivíduos assistidos pelo Espro. Isso pode envolver a comunicação de informações relevantes para assegurar a participação em programas de assistência social, acesso a oportunidades de aprendizagem e inserção profissional, entre outros aspectos essenciais para seu desenvolvimento e bem-estar.
3.7 POR QUANTO TEMPO SEUS DADOS SERÃO ARMAZENADOS O Espro se compromete a correta conservação e eliminação dos dados tratados na vigência da relação existente com você. Portanto o tratamento de dados ocorrerá de maneira segura para cumprimento da relação existente, obrigação legal ou regulatório do controlador enquanto o Espro está comprometido com a correta conservação e eliminação dos dados pessoais que são tratados durante o período de nossa relação com você.
Essas práticas seguem estritamente as regulamentações vigentes sobre armazenamento de documentos e dados, garantindo assim a conformidade com as leis de proteção de dados e a segurança das suas informações.
Nos casos em que você nos deu o consentimento para o tratamento dos dados, eles poderão ser eliminados mediante solicitação expressa através do e-mail dpo@espro.org.br
3.8 DIREITOS DO TITULAR DE DADOS São diretos dos titulares:
Receber confirmação de que as informações não pessoais sobre você estão ou não estão sendo processadas e acessar suas informações pessoais armazenadas, juntamente com informações complementares.
Receber uma cópia das informações pessoais que você, de forma voluntária e direta, nos forneceu em um formato legível por máquina, usado comumente e estruturado.
Solicitar retificação de suas informações pessoais que estão sob nosso controle.
Solicitar a exclusão de suas informações pessoais.
Negar o processo de suas informações pessoais por nós.
Solicitar restrição ao processamento de suas informações pessoais por nós.
Fazer uma reclamação junto a uma autoridade de supervisão.
No entanto, observe que esses direitos não são absolutos e podem estar sujeitos aos nossos próprios interesses legítimos, obrigações legais e a requisitos regulatórios. Se você deseja exercer quaisquer dos direitos acima mencionados ou deseja receber mais informações, entre em contato com nosso Escritório de Proteção de Dados ("DPO") usando os detalhes fornecidos abaixo:
e-mail: dpo@espro.org.br
3.9 COOKIES E TECNOLOGIAS SIMILARES O Espro utiliza cookies para permitir que este website funcione corretamente melhorando o desempenho e a experiência de seus usuários, para personalizar conteúdo de acordo com o perfil, melhorando a sua experiência, proporcionando funcionalidades das redes sociais e analisando o tráfego das informações. Partilhamos informação com os parceiros de publicidade, das redes sociais e de analítica sobre o seu uso do website do Espro. Para ler nossa política de cookies acesse: https://www.espro.org.br/politica-de-cookies/
3.10 E-MAIL MARKETING E E-MAIL GERAL Para deixar de receber e-mails promocionais, você deve seguir as instruções de cancelamento contida nas mensagens que são enviadas por nós.
Se você optar por não receber e-mail marketing, poderá continuar a receber nossas mensagens de e-mail que não sejam de marketing quando permitido por lei e que também conterão as instruções para deixar de recebê-los.
3.11 SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO O Espro está preocupado com sua privacidade e está comprometido em manter seus dados pessoais seguros. Implementamos medidas técnicas, físicas e organizacionais apropriadas para proteger seus dados pessoais contra perda, uso indevido ou alteração. Limitamos o acesso a dados pessoais com aqueles com os quais o Espro mantém uma relação contratual e/ou cumprimento de obrigação legal ou regulatória.
Caso haja conhecimento de uma violação de segurança, o Espro investigará o ocorrido e notificará os envolvidos. Serão apuradas as medidas necessárias para determinar como ocorreu o incidente, quais indivíduos foram ou podem ser afetados e como restaurar a integridade da segurança dos nossos sistemas.
3.12 TRANSFERÊNCIA DE DADOS PESSOAIS PARA OUTROS PAISES A transferência de dados pessoais para fora do Brasil no Espro ocorre em virtude à integração de múltiplas plataformas e serviços de processamento, armazenamento, gestão e disponibilização de conteúdos utilizadas para melhoria contínua na execução de nossos serviços.
O Espro como controlador dos dados, exige que seus fornecedores e prestadores de serviços estejam em conformidade com as exigências da LGPD para a transferência e tratamento de dados pessoais. Isso pode ser feito por meio da assinatura de contratos específicos, como cláusulas contratuais padrão ou acordos de transferência de dados, que estabeleçam medidas de segurança adequadas e proteção dos dados conforme exigido pela LGPD e ainda, visitas de monitoramento periódico para verificação de conformidade e até auditorias independentes.
3.13 SEU RELACIONAMENTO QUANTO A PROTEÇÃO DE DADOS COM O ESPRO Você, titular dos dados, tem direito a solicitar acesso, retificação, exclusão, restrição, objeção ou recusa e retirar o consentimento dos seus dados pessoais e sensíveis. O Espro como controlador, tendo conhecimento de incidente envolvendo seus dados entrará em contato com você através das informações fornecidas no seu cadastro e, se necessário, comunicará também a ANPD.
Solicitamos a você que caso tenha conhecimento de algum incidente envolvendo seus dados fornecidos ao Espro, nos comunique imediatamente.
Para todas as solicitações referentes aos seus direitos, a encarregada de proteção de dados pessoa física nesta representada por Martha Paiva, pode ser acionada através do e-mail dpo@espro.org.br, para esclarecer suas dúvidas.
A presente política de Privacidade e Proteção de Dados poderá ser modificada a qualquer momento, conforme a finalidade ou necessidade para adequação e conformidade de disposição de lei ou sempre que o Espro julgar necessário. As alterações serão divulgadas por meio do portal Espro, disponível em https://www.espro.org.br/.
FORO E LEI APLICÁVEL 4. A presente Política de Privacidade será regida e interpretada de acordo com a lei brasileira, em consonância com a lei europeia pertinente à proteção de dados pessoais, e estará sujeito ao foro brasileiro.
5. ALTERAÇÕES A partir da data de vigência da revisão subsequente, a versão anterior torna-se obsoleta.
Revisão
Data
Itens alterados
003
16/06/2022
Alteração do profissional responsável designado como DPO
004
02/01/2023
Alteração do profissional responsável designado como DPO, e inclusão do item “Direitos do titular de dados”.
005
19/07/2024
Revisão dos itens 3.5 e 3.13
Necessário treinamento: ☐ Sim ☒ Não
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DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Reafirmando o propósito de educar, transformar e incluir, o desenvolvimento de ações, atividades e projetos sociais geram impactos significativos, a curto e médio prazo, refletindo na transformação social, primando por excelência e eficácia em todos os segmentos de atuação.
ACOLHIDa
ACOLHIDA
constitui em uma ação realizada através de entrevista social, com o objetivo de compreender os múltiplos significados das demandas e vulnerabilidades apresentadas e identificar os recursos e as potencialidades, norteando o agir dos profissionais.
INTEGRAÇÃO
INTEGRAÇÃO
Processo socioeducativo inicial, realizado pela equipe de desenvolvimento social, para recepção dos adolescentes no formato online, com horários previamente agendados. A Integração é realizada no formato de oficina, onde são apresentados aos jovens informações sobre as normas e a estrutura do ESPRO, além de outras informações pertinentes à Lei da Aprendizagem.
ATENDIMENTO SOCIAL
ATENDIMENTO SOCIAL
Ação de escuta qualificada individual do(a) aprendiz, que norteia a atuação interventiva de assistência social, ampliando a capacidade protetiva na articulação com as demais políticas públicas.
Intervenção Social
Intervenção Social
Ação individual de escuta qualificada e acompanhamento periódico, com o objetivo de atender à demanda apresentada pelos aprendizes e por seu núcleo familiar ou identificada pela equipe educacional, nas situações de risco pessoal, social e/ou nas violações de direitos, orientando e encaminhando com ou sem a agregação de outras políticas.
Visita Domiciliar
Visita Domiciliar
Instrumento orientador e qualitativo que potencializa a atuação da equipe interdisciplinar, no qual o técnico assistente social busca aproximação do cenário familiar e social do indivíduo, com olhar voltado à demanda apresentada e/ou identificada, ao mapeamento dos equipamentos públicos no território, e, ainda, articulando com a rede socioassistencial, de forma planejada e elaborando o parecer técnico norteador do agir profissional.
Atividade Teórica
Atividade Teórica
Desenvolvida em grupo de forma presencial ou EAD, trabalhando habilidades técnicas e comportamentais inerentes ao mundo do trabalho, como organização e planejamento de atividades; conhecimento básico e específico; discussão de temas transversais; agregação de saberes; e aprimoramento à formação humana dos adolescentes, contribuindo para o seu amadurecimento pessoal, social e profissional.
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Visita Técnica
Visita Técnica
Promovendo a interlocução entre a entidade formadora, a empresa parceira e o aprendiz por meio de visitas periódicas ao ambiente de aprendizagem prática, com a finalidade de supervisionar e acompanhar as atividades desenvolvidas, as quais foram realizadas através de visitas online, em tempos de pandemia.
Orientação SocioEducacional e Profissional
Orientação SocioEducacional e Profissional
Atendimento individual dos aprendizes sobre questões relativas ao seu desenvolvimento, aprendizado e amadurecimento no programa.
Oficinas de Convivência
Oficinas de Convivência
As oficinas que integram o programa, realizadas pelas assistentes sociais e psicólogas por meio dos ambientes virtuais, permitiram o estreitamento de vínculos, favoreceram o diálogo aberto e pertinente às temáticas desenvolvidas, proporcionando momentos de reflexão através de atividades desafiadoras, estimulantes, preventivas e descontraídas.
As Oficinas de Convivência abordam temáticas que referenciam o contexto atual e as questões relacionadas ao convívio familiar, social e profissional dos aprendizes. Esse espaço prima pela compreensão e o empoderamento dos direitos e da justiça social, estimulando a participação e o senso crítico, orientando-os na construção e na reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, fomentando a participação social, a prevenção de riscos sociais e a violação de direitos.