Espro Ir para o site principal

Portal Espro | Ensino Social Profissionalizante

Nosso Futuro Começa Agora

Para a gente aqui do Espro, ESG é muito mais do que uma sigla. É um despertar para o futuro que já estamos construindo há mais de quatro décadas. Mais que uma prestação de contas, como recomendam as boas práticas de Governança, este relatório vai além do compromisso com a transparência, nele apresentamos o resultado do nosso trabalho e o impacto positivo da inserção de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social no mundo do trabalho por meio da socioaprendizagem e a capacitação profissional como práticas de ESG.

Mensagem da Liderança

Eu me sinto extremamente honrado e diariamente desafiado pela oportunidade de trabalhar em prol de uma causa tão nobre como a inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade no mundo do trabalho. 

Enquanto as empresas hoje revisam seus processos para se adequar à agenda ESG, nós aqui no Espro respiramos o propósito de educar, incluir e transformar há mais de 40 anos. Em nossa trajetória, já encaminhamos mais de 520 mil adolescentes e jovens para processos seletivos ou para a primeira oportunidade de emprego.

Mas nosso compromisso vai muito além dessa ponte com o mercado de trabalho. Apostamos em iniciativas para desenvolver e melhorar a jornada de cada jovem e a comunidade em que ele está inserido.

Em 2022, completamos mais de 1 milhão de atendimentos sociais em todo o Brasil, englobando visitas domiciliares, acompanhamentos psicológicos, visitas técnicas, oficinas de geração de renda e encaminhamentos para a rede de apoio, entre outras ações.

Mas nada disso seria possível se não fosse o trabalho incansável de uma equipe engajada e com brilho nos olhos – os Esprolovers. Investimos em um programa de desenvolvimento organizacional genuinamente comprometido com a felicidade, bem-estar e senso de pertencimento do nosso time. E queremos melhorar ainda mais.

Dessa forma seguimos, ano após ano, fiéis ao nosso propósito de contribuir para um Brasil mais sustentável, igualitário e conectado com o resto do mundo. Pois acreditamos que contribuir com a construção do futuro dos nossos jovens é o único jeito de chegar lá.

LUIZ AUGUSTO PRADO BARRETO

PRESIDENTE DO CONSELHO DIRETOR

“ A seção brasileira do Pacto Global da ONU lançou em 2022 o programa “Ambição 2030”, criado para aumentar o engajamento do setor privado na implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que integram a Agenda 2030. Dentre os movimentos prioritários, destaque para as questões relacionadas a temas como saúde, direitos humanos, clima, acesso à água e combate à corrupção.

O chamado da ONU desafia as empresas brasileiras a reconhecerem a urgência e a necessidade de promover ações concretas e efetivas assumindo compromissos públicos. O fato é que não há mais espaço para organizações que não tenham suas estratégias de negócios alinhadas à pauta ESG.

As letrinhas da sigla mostram o equilíbrio entre a governança corporativa, a sustentabilidade ambiental e o impacto social. Entretanto, quando olhamos para a realidade brasileira, o S da responsabilidade social demanda atenção mais urgente. Na prática, envolve o compromisso em promover ações de desenvolvimento econômico e social que extrapolam a esfera da geração de empregos, pagamento de impostos e lucratividade do negócio.

Aqui no Espro, as empresas parceiras que aderem à nossa missão têm a chance de impactar positivamente milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social. Oferecemos uma jornada completa para adolescentes e jovens, que começa nos Projetos de Formação para o Mundo do Trabalho, passando pelo Programa de Aprendizagem Profissional, pelo Programa de Estágio até as posições de entrada no mercado de trabalho.

Nós apoiamos, incentivamos e estamos presentes na formação dos jovens profissionais, desenvolvendo habilidades e competências que despertam uma atitude proativa para que eles atuem como protagonistas na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. ”

ALESSANDRO SAADE

Superintendente Executivo

A Razão de ser ESPRO!

Fundado por uma iniciativa de unidades do Rotary Club em 1979, em São Paulo, somos uma associação de direito privado, filantrópica, sem fins lucrativos, que tem orgulho de ser a primeira instituição certificada para o Programa Jovem Aprendiz no ano 2000, com a promulgação da Lei da Aprendizagem, no 10.097.

O ESG está em nosso DNA antes mesmo da sigla existir, como instituição sem fins lucrativos, há mais de 4 décadas, transformamos a vida de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, inserindo-os no mercado de trabalho e promovendo evolução social e inclusão econômica.

Em março de 2022, atingimos o marco histórico de 1 milhão de atendimentos sociais realizados desde a nossa fundação. O que nos deixa ainda mais felizes é que cada atendimento representa um impacto positivo em todo o ecossistema em que os jovens estão inseridos.

É assim que a magia da nossa missão de educar, transformar e incluir acontece todos os dias.

Confira neste relatório outros destaques de 2022 que temos muito orgulho de compartilhar.

EDUCAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E INCLUSÃO NA PRÁTICA

Aqui no Espro trabalhamos para que as mais de 1.600 empresas parceiras em todo o
Brasil ofereçam aos adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social muito mais do que o primeiro emprego.

Acreditamos que o trabalho multidisciplinar da socioaprendizagem é peça-chave para formar cidadãos capazes de promover as mudanças que precisamos ver no mundo.
Confira nossas principais atividades do ano de 2022 relacionadas capacitação profissional encaminharam mais de 89.550 adolescentes e jovens para a primeira oportunidade de emprego.

+ de 33.000
jovens

participantes nos
programas e projetos

+ de 290.000
adolescentes e jovens

formados em projetos educacionais
desde a nossa criação

+ de 520.000
jovens

encaminhados para o
primeiro Emprego desde
a nossa criação

ESTUDOS E PESQUISAS: MENSURANDO O
IMPACTO SOCIAL

Trabalhamos com o objetivo de identificar desafios e colocar em prática soluções de forma estratégica. E claro, sempre comprometidos com a missão de oferecer uma jornada de socioaprendizagem transformadora.

Por isso, somos pioneiros em produzir estudos e pesquisas sobre tendências de mercado e de comportamento que podem impactar diretamente a formação dos nossos adolescentes e jovens.
Em 2022, foram realizados 48 estudos e pesquisas com mais de 25 mil respondentes.

NOSSO COMPROMISSO COM A GOVERNANÇA

Na Agenda ESG, o G de Governança é um conjunto de princípios que uma empresa adota para uma gestão responsável, transparente e ética.

Aqui no Espro, a Governança tem relação direta com a sustentabilidade da nossa missão, pois acreditamos que a construção de um mundo melhor começa dentro de casa.

Relatório Download

Baixe o Relatório Anual 2022 e confira resultados, números e os principais projetos realizados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2022.

Relatório Anual 2022

RELATÓRIO COMPLETO