ESPROMETRO

6.039 ATENDIMENTOS SOCIAIS

4887 encaminhamentos para entrevistas

1.538 EMPRESAS ATENDIDAS

19 entidades parceiras do SAE

PARTICIPE. DOE!

Fazer Doação

PESQUISA DIVERSIDADE JOVEM

O tema de diversidade tem ganhado cada vez mais visibilidade nos debates dentro das escolas, famílias, governos, empresas e mídias.

Pensando nisso, desenvolvemos a primeira de uma série anual de pesquisas para mapear quem são nossos jovens, o quanto as minorias sentem os impactos da diversidade nos locais que frequentam e o quanto isso influencia no mercado de trabalho.

Veja os resultados a seguir:

99% DOMINAM OS TEMAS DE DIVERSIDADE

33% DOS JOVENS SÃO NÃO-CISHETERONORMATIVOS

82% JÁ PRESENCIARAM SITUAÇÕES DE PRECONCEITO NA ESCOLA OU FACULDADE

Identidade de gênero e orientação afetiva

Estamos mapeando uma queda crescente da hegemonia da cisheteronormatividade (padrões pré-estabelecidos de gênero em consonância com o sexo biológico), 4% dos nossos jovens possuem identidades de gênero diversas e 31% possuem orientação afetiva não-heterossexual. Fazendo um cruzamento desses dados, percebemos que 33% dos nossos jovens são não-cisheteronormativos.

Raça/Etnia

Mapeamos que 47% deles se autodeclaram negros e temos a presença também de amarelos e indígenas (1% e 0,4%).

Outras diversidades

Nossos jovens também são diversos em outras esferas. 2% se dividem entre imigrantes, refugiados e jovens que vivem em acolhimento social. Em relação a religião, um terço dos jovens não se identifica com nenhuma em específico, dos restantes, 25% são protestantes ou evangélicos, 24% católicos, 5% seguem religiões de matriz africana, 4% são ateus, 3% espíritas, 8% seguem outras religiões.

Debater a diversidade

Os locais mais acolhedores são as escolas e faculdades e os menos acolhedores são o ambiente de trabalho e as igrejas. O grupo onde mais se fala sobre diversidade é entre amigos, onde 79% falam sobre isso.

CONCLUSÃO

Percebemos com essa pesquisa que nossos jovens, além de serem plurais, abraçam a diversidade e esperam encontrar a inclusão nos ambientes que frequentam. Para eles, é cada vez mais urgente que o mercado de trabalho reconheça e valorize essa necessidade. Baixe o infográfico para saber mais.

QUER SABER MAIS?

Faça o download da pesquisa completa!

FALE COM A GENTE SOBRE AS PESQUISAS:

Envie um e-mail para: pesquisa@espro.org.br

PARCERIAS DE SUCESSO