ESPROMETRO

6.436 ATENDIMENTOS SOCIAIS

3.573 ENCAMINHAMENTOS PARA ENTREVISTAS

1.625 EMPRESAS ATENDIDAS

17 ENTIDADES PARCERIAS SAE

PARTICIPE. DOE!

*DADOS REFERENTES AO MÊS DE ABRIL/ 2024
Fazer Doação

Projeto novo ciclo

Esta pesquisa faz parte do Projeto Novo Ciclo, uma iniciativa nossa em parceria com a Inciclo (pioneira na fabricação e venda de coletores menstruais no Brasil). Nosso objetivo é mapear e entender os temas relacionados à dignidade menstrual no Brasil.

3735 JOVENS ENTREVISTADOS

37% JÁ USOU ALGUM SUBSTITUTO PARA O CUIDADO ÍNTIMO POR FALTA DE DINHEIRO

Pobreza Menstrual 

Uma em cada três pessoas que menstruam já deixou de comprar produtos para menstruação por falta de dinheiro, e 42% das adolescentes e jovens brasileiras que menstruam utilizam um absorvente por mais tempo que o indicado.

Informação

Dentre os jovens que menstruam, 44% só foi orientado depois de menstruar pela primeira vez. 10% nunca foram orientados. Para 93% dos que receberam orientação, ela veio da mãe; para 33%, de um parente próximo do gênero feminino.

CONCLUSÃO

Percebemos com esta pesquisa que a pobreza menstrual impacta uma parte muito grande dos jovens brasileiros. Quando fazemos recortes por renda e etnia, esses valores aumentam mais ainda. Para combater essa realidade, precisamos desmistificar a menstruação, quebrar tabus e dar facilidade de acesso a esses jovens. É por isso que estamos lutando através dos nossos projetos e ações em parceria com a Inciclo. Saiba mais em nosso blog buscado por Projeto Novo Ciclo.

QUER SABER MAIS?

Faça o download da pesquisa completa!

FALE COM A GENTE SOBRE AS PESQUISAS:

Envie um e-mail para: pesquisa@espro.org.br