O Projeto Mentalizar nasceu com o objetivo de promover palestras em ambiente escolar e através de redes sociais levando informações pertinentes aos jovens de 14 a 24 anos que querem conquistar o seu espaço no mercado de trabalho com seus direitos assegurados pela Lei da Aprendizagem.

O Projeto Mentalizar originou-se do conteúdo técnico “Direitos Humanos, Planos nacionais de direitos humanos” trabalhado com a turma 12687. Foi estimulado pela instrutora Roberta Marçal que os jovens criassem um projeto social para adolescentes e jovens que se encontram em situações de vulnerabilidade social e econômica a conhecerem seus direitos e compreender a importância de ser cidadão de direitos e deveres, contribuindo na construção de saberes sociopolítico, econômico, cultural, educacional e profissional.

O Projeto se propõe a promover palestras em ambiente escolar e através das redes sociais levar informações pertinentes aos jovens entre 14 e 24 anos sobre o Programa de Aprendizagem do Espro para os jovens do Ensino Fundamental e Médio de escolas adjacentes à instituição no Rio de Janeiro.

A Palestra tem duração de uma hora onde os jovens aprendizes apresentam a Instituição Espro. Dinamizamos com jogo de perguntas e respostas sobre a Lei da Aprendizagem, ECA e o Estatuto da Juventude. Nas redes sociais como Instagram, informamos como fazer inscrição no site do Espro e quais cursos eles podem fazer para conquistar uma vaga no mercado de trabalho.

Depoimento da Idealizadora do Projeto:

 “Me chamo Yasmim Souza e a ideia de criar e participar do PSM (Projeto Socializar Mentalizar), surgiu através da aula com a instrutora Roberta Marçal, no Espro, o assunto era sobre Direitos Humanos. Foi então me propus a fazer um projeto que falasse sobre nossos direitos defendido pela Lei da Aprendizagem. Apresentei esse projeto para a instrutora e junto com mais 7 colegas de classe criamos o PSM que tem o objetivo de conscientizar adolescentes e jovens de todas as classes sociais sobre a importância de conhecer e defender seus direitos e compromissos na construção de seu futuro como Jovem Aprendiz.

Com isso, consegui fazer com que através de uma iniciativa o PSM ganhasse força, sendo assim tivemos a oportunidade de apresentar o projeto na Escola Municipal Rivadávia Corrêa no Centro do Rio de Janeiro, e foi uma experiência única ao me ver em duas posições, a primeira de levar o conhecimento para adolescentes como eu que anteriormente não sabia nada relacionado ao assunto e a outra de contribuir para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária. Como já dizia Clarice Lispector “Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe.”