Durante todo o mês de setembro, rolaram muitas ações de conscientização e valorização da vida aqui no Espro, todas com o objetivo de compartilhar com os jovens informações seguras sobre os fatores de risco para o comportamento suicida, orientar para o tratamento adequado dos transtornos mentais, dividir sobre canais de ajuda sérios e responsáveis e incentivar a descoberta e prática de atividades prazerosas que são grandes aliadas da prática de prevenção.

Foram mais de 11 mil jovens da socioaprendizagem do Espro impactados por todo o Brasil, com banners e cartazes espalhados pelas unidades, 397 oficinas em sala de treinamento, palestras, rodas de conversa, apresentações artísticas, disponibilização de podcasts gravados por psicólogas do Espro e um mural virtual em ambiente seguro e controlado para que pudessem compartilhar seus hobbies e incentivar os colegas na prática de atividades de lazer.

E como toda ação para reforçar a importância de cuidarmos da saúde mental durante todo o ano é bem-vinda, não parou por aí! As unidades puderam complementar as ações do mês com novas iniciativas. Na unidade de Recife, por exemplo, os jovens organizaram uma acolhida para lá de especial: um blusão com 3 pessoas vestidas e a frase: “Abraço grátis” enchiam de afeto quem estava aberto para tamanha recepção. Cartazes e post-its motivacionais acompanharam a entrada de cada um na unidade com direito ao recebimento de pirulitos, porque adoçar a vida faz bem.

O suicídio é a quarta causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, por isso, trazer esse tema de forma segura, escuta-los com atenção e proporcionar essa acolhida para aqueles que estejam passando por momentos difíceis, sejam eles pessoais ou com alguém do seu ciclo familiar ou social, é essencial para contribuir com a transformação dessa estatística e na busca por ajuda.

E lembre-se: se precisar, peça ajuda!

Você quer saber mais sobre o setembro amarelo e saúde mental, ficar por dentro de onde encontrar informação responsável? Clique aqui!

Entre em contato:
Centro de Valorização da Vida. Ligue 188. Atendimento gratuito, 24h por dia.
• Acione o SAMU para emergência médica como suicídio, disque 192.
• Busque pela Rede de Apoio Psicossocial do SUS mais perto de você ou de quem precisa.
• Jovem aprendiz Espro: plantaosocial@espro.org.br
Acesse o site da campanha Setembro Amarelo para ter acesso a mais informações e materiais gratuitos

Um giro fotográfico da ação pelo Brasil

Veja as fotos de algumas das ações em diferentes regiões: