O mês de janeiro é conhecido nacionalmente por ações focadas na conscientização e prevenção da saúde mental. Aqui no Espro, o mês foi dedicado para falar com adolescentes jovens e colaboradores sobre a importância desse cuidado e prestar acolhimento. A abordagem com os aprendizes do programa de socioaprendizagem aconteceu através do time de Desenvolvimento Social e contou com atividades leves, descontraídas e artísticas para gerar conhecimento de forma segura e responsável.

Resultados da campanha de Janeiro Branco

Você já deve ter notado que aqui no Espro nós valorizamos o embasamento a partir de dados, para nós é de extrema importância trabalhar a partir de números reais e confiáveis. Mas se você está por fora dessa informação, vamos abrir uma grande aspas e deixar para você o acesso a todas as nossas pesquisas disponíveis. É por isso que saber os resultados de campanhas sazonais pensadas diretamente para nossos públicos, como o janeiro branco, é essencial para avaliar sua efetividade na conscientização sobre saúde mental, validar os esforços investidos e ter insights valiosos para acrescentar mais ainda na vida dos nossos jovens.

A realização da campanha desempenha um papel fundamental ao capacitar os jovens para disseminar informações em seus círculos sociais. Informações essas que em diversas realidades podem não chegar de maneira segura e respeitosa, devido ao preconceito associado às doenças emocionais, frequentemente rotuladas como “mimimi”. É um pouco do que traz o depoimento da aprendiz Vitória de Paula Fontes da turma teórica 14566 “Achei a oficina incrível em todos os sentidos, o bate papo foi leve e informativo. Falamos de um assunto muito importante e que muitas vezes não tem a credibilidade que deveria ter. Gostaria que todas as empresas tivessem a mesma oportunidade de participar e oferecer algo assim. ” Ao participar de iniciativas como essa, os adolescentes se tornam agentes de mudança, capazes de alertar e conscientizar seus amigos sobre questões relacionadas à saúde mental. Além de passarem a compreender a importância de uma rede de apoio e a busca de ajuda quando necessário, contribuindo para a construção de uma comunidade mais empática e solidária em relação às questões emocionais.

Se você quer saber mais sobre o tema e ter acesso a informações de cuidado, clique aqui.

Está precisando de ajuda?

Busque pela Rede de Apoio Psicossocial do SUS mais perto de você ou de quem precisa.

  • Jovem aprendiz Espro: plantaosocial@espro.org.br
  • Para compartilhar conhecimento e informação de forma segura e responsável, acesse o site da campanha de Janeiro Branco para ter acesso a mais informações e materiais gratuitos.