Você já ouviu falar no Arvorar?

O Arvorar trata-se de uma ação preventiva, promovida pela área de Desenvolvimento Social (DS) do Espro, com o objetivo de promover a Educação como direito, fomentando ao nosso público, abordagens que explicite a importância da educação para a vida pessoal e profissional, e consequentemente, para inserção e permanência ao programa de aprendizagem. A ação foi motivada pelos altos índices de abandono e evasão escolar agravados pela pandemia do Covid 19 em todo o Brasil, principalmente, para a população mais vulnerável socialmente.

Tá, mas como tudo isso acontece na prática?

De julho a outubro de 2022, acontece o período onde os ciclos de coleta de documentação escolar dos jovens na Socioaprendizagem do Espro são entregues, documentos como declaração de escolar e boletim, realizamos diversas orientações aos nossos jovens aprendizes para instrui-los em relação ao momento da entrega da documentação e a importância do protagonismo e compromisso em seu processo de construção profissional, pessoal e social.

Aqui no Espro, nós temos compromisso não só com a inclusão e transformação dos jovens em vulnerabilidade social, mas também com a prevenção ao Abandono ou Evasão escolar dos nossos jovens aprendizes. Por isso, trazemos para essa ação nossos times de apoio à área de DS e nossas empresas parceiras para que possamos unir esforços para evitar a irregularidade no contrato de trabalho na condição de Aprendiz, e principalmente, a prevenção ao Abandono ou Evasão escolar.

Segundo a Unicef em pesquisa realizada pelo Ipec, divulgada em setembro deste ano, 2 milhões de crianças e adolescentes deixam de frequentar a escola, 48% alegam precisar trabalhar fora. Esse fenômeno social, os mantem na irregularidade, em trabalhos precários, bem como, aumentando a fragilização para trabalho infantil, questões essas, que são pontos essenciais tratados com o Programa de Socioaprendizagem.

O Arvorar contribuí ainda para a identificação da necessidade de uma intervenção social mais efetiva do nosso Serviço Social, que oportuniza o trabalha preventivo a fim de minimizar os impactos sociais na não formação escolar e profissional, por falta de acesso à educação, evasão ou abandono, propondo ainda, estratégias para a permanência no ensino básico até sua conclusão, legitimando a educação como direito.