DOIS JOVENS ESTUDANTES SORRINDO

O programa jovem aprendiz Espro, é parte de uma trilha de iniciação e crescimento profissional para jovens de 14 a 22 anos que buscam se desenvolver no mercado de trabalho, ganhar experiência profissional, conquistar seus objetivos e realizar sonhos através da oportunidade do 1º emprego, enquanto os estudos não são deixados de lado.

O programa que nacionalmente surgiu nos anos 2000 é regulamentado pela Lei do Trabalho nº 10.097/00 e o Decreto nº 9.579/2018 sobre o direito à profissionalização de adolescentes. Para que o jovem possa participar, além da faixa etária, é preciso e importante que ele esteja matriculado em uma instituição de ensino e tenha bom desempenho escolar.

Do outro lado, as empresas que querem ou devem, segundo a Lei, se tornar parceiras das entidades realizadoras dos programas, precisam estar habilitadas correspondendo as exigências para receber e desenvolver os futuros profissionais.

Nesse mês de maio, mais especificamente no dia 24 de maio, celebra-se o Dia internacional do Jovem trabalhador, uma data instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para conscientizar, valorizar e demonstrar a importância dos jovens no mercado do trabalho de forma mundial, incentivando a contratação de pessoas sem experiência.

Só aqui no Espro, anualmente, mais de 15 mil jovens passam pelo programa de aprendizagem. Dados da Pesquisa de Empregabilidade realizada pelo Espro no ano de 2022, mostram que 18% dos jovens que realizaram a aprendizagem com o Espro, foram efetivados nas mesmas empresas parcerias que desenvolveram a atividade prática do programa e 59% estavam empregados após um ano do programa.

Recentemente, nosso parceiro J.Macêdo, uma das maiores e mais respeitadas empresas de alimentos do Brasil, líder e referência nacional nos segmentos de farinha de trigo e de mistura para bolo, compartilhou a efetivação de duas de suas jovens aprendizes nas áreas de marketing e operações comerciais.

Para Francielly Ramos de Souza, efetivada a assistente de marketing, é imensurável a felicidade e incrível o sentimento em iniciar essa nova etapa, tão desejada, após nove meses em aprendizagem “[..]é motivo de muita felicidade pra mim, já que vim me esforçando e me dedicando muito até aqui para que todo esse esforço resultasse positivamente. Fico muito feliz com tudo que aprendi no curso do Espro também, o qual frequentava todas as quartas-feiras. Um agradecimento especial a minha instrutora manda Pupim, porque ela foi um anjo em minha trajetória.”

Segundo a Pesquisa de Satisfação Espro 2022, 85% dos jovens que passaram pelo programa sentem que o programa gerou transformação em suas vidas e 94% sentem que tiveram desenvolvimento pessoal, a Marcela Yukie Bauch, agora Assistente de Operações Comerciais, faz parte desse time “Ser jovem aprendiz é uma grande oportunidade de expandir o horizonte sobre o mercado de trabalho e de ganhar experiências, e foi exatamente isso que ocorreu, fico muito grata por tudo em que aprendi e desenvolvido durante meu ciclo de aprendiz, graças a isso consegui ser efetivada e estou muito feliz.”

Como ser jovem aprendiz Espro?

No Brasil, para ser jovem aprendiz é necessário ter entre 14 e 24 anos e estar matriculado e frequentando a instituição de ensino ou ter concluído o ensino médico. A jornada de trabalho do jovem aprendiz deve ter duração máxima de até seis horas por dia e o contrato pode ter duração máxima de até dois anos.

No programa de socioaprendizagem do Espro, durante a jornada do jovem aprendiz são realizados projetos diferenciais na formação pessoal e profissional do jovem e também diversas pesquisas para conhecer e escutar a juventude ativa no programa.

Um dos eventos mais esperado pelos aprendizes é O RYLA – Rotary Youth Leadership Awards, um prêmio de liderança juvenil organizado pelo Rotary Club que seleciona os idealizadores de 40 projetos de todo o Brasil, com propostas de impacto social e institucional. Os jovens participam, presencialmente, de palestras e atividades culturais na cidade de São Paulo com o objetivo de despertar o crescimento pessoal e o protagonismo social.

Deseja ser um jovem aprendiz Espro? clique aqui!

Como funciona o programa de jovem aprendiz na prática?

O jovem em aprendizagem desenvolverá soft e hard skills mais buscados no mercado de trabalho, por isso, sua jornada de trabalho será dividida entre atividade prática e teórica. Durante 4 dias da semana, o jovem estará na empresa ganhado experiência prática e por 1 dia, que será fixo, estará em curso aprendendo toda base teórica que o apoiará a entender o mundo corporativo e executar suas tarefas na empresa.

Como ter um jovem aprendiz em sua empresa

A legislação brasileira, prevê, que empresas de médio a grande porte disponibilizem em seu quadro de colaboradores oportunidades de trabalho para jovens aprendizes e fixa em percentual a quantidade mínima e máxima de vagas a serem ofertadas. Mas o programa de aprendizagem é muito mais do que uma obrigatoriedade prevista na lei, é fazer parte de um movimento que gera transformação de adolescentes e jovens por meio da diminuição da desigualdade social, diminui a erradicação do trabalho infantil e prepara profissionais para o futuro, além de preparar profissionais com os valores da instituição.

Para contratar um jovem aprendiz é necessário estar atento as regras do programa, principalmente enquanto a parte teórica do desenvolvimento do jovem, para isso, existem instituições como o Espro que são credenciadas para orientar as empresas nessa jornada desde o recrutamento e seleção a matricula do jovem no curso teórico.

Para saber mais e se tornar um parceiro Espro, clique aqui!