Em fevereiro de 2024, uma iniciativa inovadora foi lançada pela ABBC – Associação Brasileira de Bancos e pelo Espro (Ensino Social Profissionalizante) visando fomentar a inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social no cenário financeiro. O Projeto de Formação para o Mundo do Trabalho e Mercado Financeiro, destinado a jovens de 18 a 22 anos das comunidades circunvizinhas de Itaquera, zona leste de São Paulo, representa uma oportunidade única.

O curso presencial proporcionará 200 horas de capacitação gratuita para duas turmas distintas, envolvendo um total de 60 participantes. A primeira turma iniciou em 19 de fevereiro, com previsão de término em 29 de abril, seguida pela segunda, programada de 13 de maio a 24 de julho. Ao longo do treinamento, os jovens serão habilmente preparados em áreas cruciais, incluindo comunicação oral e escrita, inteligência emocional, tecnologia básica, finanças e negócios.

Projeto que impulsiona equidade e empoderamento econômico

Ao unir forças, a ABBC e o Espro assumem a responsabilidade de moldar o futuro desses jovens, proporcionando-lhes as ferramentas necessárias para uma integração bem-sucedida no mercado financeiro. Esta parceria representa um passo significativo na direção da equidade social e do empoderamento econômico desses talentosos jovens de Itaquera.

O programa visa impulsionar as competências profissionais dos jovens, proporcionando uma formação abrangente e inclusiva. Seu propósito principal é facilitar a inserção dos graduados no mercado de trabalho. Abrir portas para oportunidades em instituições financeiras associadas à ABBC, em cargos iniciais como aprendizes, estagiários, assistentes e posições juniores.

Esta marca a terceira edição do programa, após a realização de turmas remotas em 2020 e 2021. Desta vez, o Espro é o parceiro exclusivo. O grande diferencial desta edição reside no fato de ser 100% presencial, proporcionando aos estudantes acesso total a recursos essenciais para a formação. Salas de aula equipadas, computadores, tutores dedicados, apoio para alimentação e transporte, entre outros.

“A execução presencial visa não apenas oferecer uma capacitação de qualidade de forma gratuita a jovens interessados em construir suas carreiras no setor financeiro. Proporcionar às instituições associadas a chance de contratar talentos qualificados, respeitando a diversidade social em nosso país”, afirma Carolina Gladyer, diretora encarregada da iniciativa na ABBC.

Como signatária do Pacto Global da ONU, a ABBC está firmemente comprometida em alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O programa busca impactar positivamente o objetivo nº4, “Educação de Qualidade”, e o nº8, “Trabalho Digno e Crescimento Econômico”, através da formação oferecida.

Mercado Financeiro

O setor financeiro está em uma revolução digital, portanto pede das novas gerações habilidades adaptativas, assim como, ter consciência sobre a relevância do aprendizado continuo.

Essa abordagem, por conseguinte os aprimora como profissionais, igualmente como cidadãos engajados. O Espro desempenha um papel crucial ao compartilhar sua experiência de 45 anos em parceria com a ABBC, uma entidade que reúne diversas instituições financeiras. As instituições compartilham juntamente a convicção de que a capacitação para o mundo do trabalho é o catalisador que transformará nossa nação.

Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro, reforça o compromisso ambicioso de ambas as organizações em moldar o futuro profissional e cívico dos jovens.

Para os interessados em participar projeto na próxima edição, recomendamos realizar o cadastro em nosso site ou, por meio do link disponível: Formação para o mundo do trabalho (FMT)

Basta clicar em “Cadastre seus dados aqui” para iniciar o processo. Não perca a oportunidade de impulsionar sua jornada rumo ao sucesso profissional.

Saiba mais sobre a Associação Brasileira de Bancos (ABBC).