O curso de Formação para o Mundo do Trabalho, FMT, trouxe para 2024 novidades para aumentar a geração de impacto positivo e inclusão na vida dos jovens em vulnerabilidade social e do mercado de trabalho. Além dos FMT’S com foco em Robótica e Audiovisual, agora teremos turmas para capacitar os jovens para o primeiro emprego com as competências necessárias para conquistar uma vaga, também trazendo na grade curricular uma carga horária dedicada aos temas de Educação Ambiental, Música e Diversidade, conforme proposta da turma.

As turmas estão previstas para acontecer durante 2024, algumas delas terão ainda recorte específico de público, proporcionando vagas afirmativas. As vagas serão limitadas a 25 jovens por turma e serão vinculadas aos benefícios de auxílio-transporte, lanche, mochila, uniforme e material didático, itens complementares e que fazem diferença na qualidade e continuidade da formação e desenvolvimento dos jovens. Em 2023, as turmas de projetos afirmativos, formaram 119 jovens, em 5 capitais brasileiras.

Nos últimos anos esses temas têm ganhado força e espaço no mercado de trabalho, essa abertura e valorização para Educação Ambiental e ESG, Diversidade e Inclusão e, Arte como ferramenta de desenvolvimento de habilidades socioemocionais e aperfeiçoamento de atitude e comportamento nas equipes, tem exigido que os profissionais estejam atualizados para as relações interpessoais e, criação e implementação de novos projetos. Aqueles que demonstram ter conhecimento ou domínio dos temas ampliam suas oportunidades e podem até se destacar nas entrevistas.

FMT com foco em Música

Com total de 140 horas de conteúdo, que são cursadas de segunda s sexta-feira, no período da manhã ou da tarde, esse FMT desenvolve em você as competências que o mercado busca agregando conhecimentos de teoria musical que são grandes aliados no desenvolvimento socioemocional e aperfeiçoamento comportamental. Os jovens participantes, aprendem teoria musical, ritmo, melodia, leitura de partituras e cifras, tendo como objetivo o aprendizado da prática com violão. Além de benefícios como lanche, auxílio-transporte e uniforme, são oferecidos os equipamentos necessários para a prática e uma apostila teórica, desenvolvida pelo Espro junto à Sonora Paulista. A primeira turma acontece em Osasco- SP, a partir de 8/4, para 25 jovens de 14 a 22 anos.

FMT com foco em Educação Ambiental

O mundo tem passado por constantes crises climáticas, as empresas têm participado dos movimentos que fazem parte de acordos globais a fim de encontrar soluções e diminuir os impactos ambientais, sociais e de governança. A educação ambiental, hoje, é uma ferramenta importante para a transformação das populações, faz parte desde ações, tarefas do dia a dia em uma empresa até grandes projetos, por isso este projeto capacitará o jovem em temas como comunicação e marketing pessoal, conhecimentos gerais e raciocínio lógico, entrevistas simuladas, o que fazer antes, durante e após uma entrevista, mas também promoverá ações relacionadas à questões ambientais, como conscientização, tratar água, criação e manutenção de hortas, compostagem, além de conceitos emergentes no mercado atual, como ter boas práticas de ESG, um dos temas mais falados no mercado de trabalho.

FMT com foco em Diversidade

Assuntos que envolvem o tema diversidade e inclusão estão na ponta da língua das gerações mais novas e também das empresas que tem trabalhado em iniciativas como grupos de Afinidades, vagas afirmativas, projetos sociais, entre outras. O mercado e a sociedade vêm em um movimento de aprender, entender, falar sobre direitos e gerar oportunidades para grupos minoritários. Apesar da determinação de que todas as pessoas dever ser vistas “iguais” perante a Lei, na prática quem compõe grupos minoritários precisa lidar os preconceitos em diferentes áreas e ambientes da sua vida. E como mudar o mercado de trabalho e o mundo?

Primeiramente a gente precisa compreender que as diferenças somam, a diversidade de ideias, opiniões, experiências, gêneros, orientações, complementam o processo de criação, inovação e geram novas perspectivas sobre o que está sendo discutido. Essa compreensão que gera respeito, empatia, acolhimento e inclusão, acontece através de letramentos, que nada mais é do que um processo de reeducação sobre um tema, deixando para trás tudo o que você já viu ou ouviu sobre algo ou alguém que possa ferir sua existência.

Por isso o FMT com foco em diversidade, prepara você para o mercado de trabalho e te ensina conceitos e atitudes que você deve ter ao abordar temas sobre: mulheres, pessoas negras, comunidade LGBTQIAPN+, pessoas em situação de refúgio e pessoas neuroatípicas.

O conhecimento sobre diversidade e inclusão, permite as pessoas melhorarem suas relações interpessoais, serem críticas ao que estão consumindo ou produzindo, contribuir para o aumento de geração de oportunidades e, trabalhar em ambientes mais produtivos e acolhedores.
A primeira turma acontecerá no segundo semestre, em Curitiba e será afirmativa para Mulheres de 14 a 22 anos.

Como participar do FMT

Para quem tem de 14 a 22 anos, está interessado em se preparar para o 1º emprego, o FMT é um mundo de possibilidades para que você possa escolher a que mais se encaixa na sua rotina e no que vocês busca.

Você pode cursar apenas o FMT e aprender as competências mais buscadas pelas empresas no mercado de trabalho, nas modalidades: presencial, por aplicativo ou on-line. É só acessar esse link e você vai entender a diferença entre cada uma dessas modalidades, suas turmas disponíveis e se inscrever.

Se você quiser fazer um curso que te prepare para o 1º emprego, mas também possa te ensinar sobre um segmento específico, fica de olho em nossas redes sociais para ter acesso a vagas de FMT com foco em diversidade, robótica, educação ambiental, música ou audiovisual.