Em setembro, a filial do Espro em Porto Alegre deu início a um projeto inovador, criado para capacitar jovens trans em tecnologia e robótica. Simultaneamente, a unidade do Rio de Janeiro abriu vagas afirmativas para pessoas LGBTQIAPN+ interessadas em se capacitar no mundo da tecnologia. Enquanto isso, em São Paulo, jovens em situação de vulnerabilidade social também puderam encontrar oportunidades de capacitação no campo da tecnologia e robótica. Essas iniciativas representam um avanço significativo na busca por uma sociedade mais inclusiva e diversa.

Diversidade em Porto Alegre

Pela primeira vez, a filial de Porto Alegre do Espro está oferecendo um curso gratuito de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT) em tecnologia e robótica, exclusivo para jovens trans entre 14 e 22. Essa iniciativa pioneira não apenas oferece oportunidades de capacitação, mas também promove a representatividade de grupos historicamente minorizados no setor tecnológico.

Inclusão no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, a filial do Espro está comprometida em aumentar a representatividade da comunidade LGBTQIAPN+ no mercado de tecnologia. Desde setembro, eles oferecem o projeto FMT focado em tecnologia e robótica para pessoas LGBTQIAPN+. A iniciativa vem ao encontro da necessidade de criar espaços inclusivos onde indivíduos de diferentes orientações sexuais e identidades de gênero possam adquirir habilidades tecnológicas e oportunidades de emprego

Oportunidades em São Paulo

A filial de São Paulo do Espro também está desempenhando um papel fundamental na promoção da inclusão social. Seu curso de capacitação em tecnologia e robótica, destinado a jovens de 14 a 22 anos em situação de vulnerabilidade social, é uma chance de adquirir habilidades valiosas.

Conteúdo do Curso

Para todas as modalidades, a Formação para o Mundo do Trabalho com foco em Robótica reúne 236 horas de conteúdo. São 100 horas voltadas ao desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes demandadas pelas empresas. Nas disciplinas estão em pauta temas como ética, cidadania, diversidade, solidariedade, respeito, marketing pessoal, postura profissional, trabalho em equipe, processos de comunicação, educação financeira, empreendedorismo e rotinas organizacionais. As outras 136 horas serão focadas em introduzir a lógica da programação, IoT (Internet das Coisas, em português) e desenvolvimento de projetos de robótica. 

Espro também fornece suporte adicional, incluindo auxílio-transporte, lanche, material escolar e kits Arduino com componentes eletrônicos.