Adolescentes e jovens da unidade do Espro em Cabo Frio (RJ) se formaram no curso da FMT (Formação para o Mundo do Trabalho), no dia 25/07. A solenidade contou com a presença de familiares e amigos dos beneficiados, que presenciaram a conclusão desse ciclo tão especial, que por sua vez, abrirá novas portas para carreira profissionais dos participantes do programa.

“No dia 14 de março, fui tomado de ansiedade, porque queria conhecer os jovens e suas histórias. Eu não tinha a noção de como eu me envolveria. Alguns confiaram em me confidenciar suas angústias, pedir para conversar e teve um caso especial de um jovem me pedir um abraço. Os treinamentos, os dias passando e eles se desenvolvendo. Hoje tenho um olhar diferente quando olho um jovem, procuro entender e sei que cada um carrega uma história. Fico emocionado ao escrever e relembrar de cada um. Foi uma oportunidade de viver momentos e situações que me fez crescer e amadurecer. Sou um ser muito mais humano”, relatou o instrutor Gláucio Luis.

A FMT é um preparo inicial para adolescentes e jovens antes do primeiro emprego, com materiais didáticos próprios focados nos desafios do meio profissional. “Um projeto que acolhe todos, que faz a diferença na vida do jovem”, disse a participante do programa Jully Ritter.

O programa também conta com atividades práticas, que ajudam o adolescente e jovem a se desinibir, a fim de explorar todo o potencial do participante. “No curso FMT do Espro, eu aprendi várias coisas sobre educação, comportamento e até higiene. Muitas coisas úteis que vou levar pelo resto da vida em todas as ocasiões”, pontuou o jovem Murilo César.

 

Familiares ficaram emocionados com a formatura. “Muito obrigado pelo o que vocês (da filial Rio de Janeiro) fizeram pelo meu filho, ele mudou muito”, agradeceu a mãe Valéria Cristina.