A turma de FMT da unidade do Campos dos Goytacazes (Rio de Janeiro) participou de uma oficina sobre Cultura Afro, no mês passado. A atividade teve o objetivo desenvolver, entre os adolescentes do programa, o conhecimento acerca dos costumes africanos no Brasil, por meio de músicas, capoeira e recreação. 

Os participantes da FMT foram protagonistas da oficina, uma vez que explicaram a origem das tradições e realizaram as rodas de capoeira. “Precisávamos trabalhar criatividade com jovens e tivemos a ideia de levá-los para realizar uma atividade fora do ambiente da sala. Foi quando alguns jovens revelaram que praticavam capoeira, e que queriam fazer uma apresentação para o restante dos colegas. E compramos a ideia”, contou a instrutora da unidade, Genilce Martinho.

Os integrantes do programa aprovaram a iniciativa, por levar conhecimento de diferentes culturas para adolescentes que compõem a turma da FMT. "Uma experiência maravilhosa, participar da roda de dança de capoeira", afirmou a jovem da FMT Karol Soares.

Os jovens tiveram a oportunidade de se aproximarem mais de colegas do curso, fazer um trabalho em equipe, trabalhando conceitos e habilidades, como disciplina, motivação e inovação. A oficina alcançou resultados positivos em relação a integração dos adolescentes e a socialização dos mesmos.