Projeto tem o objetivo de capacitar jovens de 17 a 22 anos que vivem em situação de vulnerabilidade social no bairro

 

O Espro (Ensino Social Profissionalizante), associação filantrópica que há mais de 40 anos ajuda a inserir  adolescentes e jovens no mundo do trabalho, inicia um novo projeto de formação profissional em parceria com a LEROY MERLIN, uma das maiores redes de varejo do Brasil focada em melhorias para o lar. A iniciativa tem como objetivo capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social, de 17 a 22 anos de idade, residentes no bairro da Brasilândia. 

O projeto tem foco em conteúdos específicos sobre o  segmento do varejo, com o desenvolvimento de soft skills, como inteligência emocional, comunicação eficaz, resolução de problemas, resiliência, empatia e colaboração. Também serão trabalhados questões como o empreendedorismo pela orientação à formalização de negócios por meio da abertura de MEI (microempreendedor individual). 

A capacitação é realizada com os jovens por meio de um curso gratuito do Projeto Formar. Serão aulas em formato híbrido, com 120 horas de ensino a distância e 32 horas presenciais, totalizando 152 horas de conteúdo. A primeira turma começou as atividades no dia 1º de junho, com a participação de 30 jovens. 

Para os treinamentos em formato EAD, são disponibilizados tablets com chips e plano de internet, viabilizando o acesso digital e estimulando a permanência de todos os alunos no curso. As aulas e o acompanhamento social dos alunos são realizados pelo Espro.

No Módulo de Atividades Práticas, os jovens terão 32 horas de imersão diretamente na unidade da LEROY MERLIN localizada na Marginal Tietê, onde vão aprender sobre a estrutura, cultura organizacional da empresa, mercado do varejo e o funcionamento da loja no dia a dia. 

“A loja do Tietê é a nossa maior loja e a escolhemos com a finalidade de oferecer empregabilidade para a população do entorno, como é o caso da Brasilândia. Acreditamos que a educação muda a vida das pessoas e é nossa obrigação oferecer essa oportunidade. Queremos que este projeto com o Espro seja apenas o primeiro”, conta Andressa Borba, diretora de Desenvolvimento Sustentável da LEROY MERLIN.

Os alunos também terão conversas e vivências com colaboradores de diversos setores, proporcionando engajamento direto das equipes da loja na iniciativa e integrando-os à formação dos jovens participantes. As famílias dos adolescentes e jovens também possuem oportunidade de atendimento por meio de oficinas de geração de renda e encontros de fortalecimento de vínculos familiares. 

União entre responsabilidade e compromisso social

Ao final de cada turma, a expectativa é ampliar a empregabilidade dos jovens na região, fortalecer o vínculo familiar e comunitário e que após concluírem o curso, sejam encaminhados para participação de processo seletivo nas unidades da LEROY MERLIN.

“Segundo o Mapa de Desigualdade da Rede Nossa São Paulo, entre os 96 distritos da cidade de São Paulo, a Brasilândia aparece entre os 10 piores, levando em consideração critérios como trabalho e renda, habitação, educação, saúde, direitos humanos e mobilidade. A parceria com a LEROY MERLIN busca melhorar a qualificação profissional de seus moradores e, consequentemente, a qualidade de vida no bairro”, afirma Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro.

Sobre o Espro

Há mais de 40 anos, o Espro (Ensino Social Profissionalizante) trabalha para inserir no mercado de trabalho adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio da socioaprendizagem. A instituição tem como objetivo auxiliar esses profissionais a serem protagonistas da construção de uma sociedade mais inclusiva, bem como apoiar suas famílias e comunidades.

Em sua trajetória, o Espro encaminhou mais de 430 mil adolescentes e jovens para processos seletivos ou para sua primeira oportunidade no mundo do trabalho. Além disso, realizou 1 milhão de atendimentos sociais, englobando visitas domiciliares, acompanhamentos psicológicos, visitas técnicas, oficinas de geração de renda, encaminhamentos para a rede de apoio e outras iniciativas para desenvolver e melhorar a jornada dos jovens.

A associação filantrópica está presente em todo o território nacional, com filiais e polos em 16 estados, alcançando 2.202 municípios e capacitando anualmente mais de 20 mil jovens por meio dos Programas Jovem Aprendiz e Formação para o Mundo do Trabalho. 

Quem busca o primeiro emprego pode acessar o site do Espro. As empresas interessadas em contratar jovens e contribuir com a missão de construir uma sociedade mais inclusiva encontram mais informações e contatos aqui.

Sobre a Leroy Merlin

Há 23 anos no Brasil, a LEROY MERLIN é reconhecida como uma das mais importantes redes de varejo. A marca é parte integrante do Grupo ADEO, terceiro maior do setor de materiais de construção no mundo, e está presente em 12 estados brasileiros. São 44 Lojas em grandes formatos, duas unidades no modelo express que oferecem diversos serviços e mais de 100 mil itens para soluções completas do lar, divididos em 15 seções:  materiais de construção, madeiras, elétrica, ferramentas, cerâmica, sanitários, encanamentos, jardim, ferragens, organização, pintura, decoração, pisos laminados e vinílicos, iluminação e cozinhas. Além disso, a LEROY MERLIN possui marcas exclusivas com o objetivo de trazer sempre os melhores produtos do mercado. 

A empresa tem uma estratégia omnicanal, atuando em lojas físicas – agora também no formato Express – e plataformas digitais, como e-commerce, marketplace, televendas, WhatsApp e aplicativo. Pensando nas diferentes formas de pagamento criou o cartão Celebre!, além do Programa de Fidelidade LEROY MERLIN Com Você que traz vantagens exclusivas para os membros participantes. 

A marca tem como pilar central o desenvolvimento responsável e por essa razão, 23 Lojas possuem a certificação AQUA (Alta Qualidade Ambiental), voltada para construções sustentáveis. Também idealizou vários projetos sociais, financeiros e ambientais, como: Construir e Sustentar, Inovadoria, papel Pintor, Ecobags AACD, OrganiCO2 e Projeto Póstera.

Além disso, a LEROY MERLIN conquistou o título de uma das melhores empresas para trabalhar do mercado varejista brasileiro, segundo o ranking anual Great Place to Work Brasil.

Informações para imprensa:

leroymerlin@maquinacohnwolfe.com

Thayná Madruli – (11) 94133-3898

Giovanna Celestini – (11) 99332-3630

Alice Camargo – (11) 95053-0202

Informações para a imprensa – Espro

2PRÓ Comunicação

Carolina Mendes – carolina.mendes@2pro.com.br

Isaac Toledo – isaac.toledo@2pro.com.br

Telefone: (11) 9-8360-7748