Mais uma vez, a unidade Manaus será a sede do projeto Conexão Jovem Mercado, uma parceria com a Fundação Banco do Brasil com foco na formação profissional e empreendedorismo de adolescentes em situação de alta vulnerabilidade social, com idades entre 14 e 17 anos.

No total são 40 jovens participantes em duas turmas. As atividades têm previsão de término para o mês de junho e reúnem 80 horas de aulas, divididas em 60 encontros de três horas cada com 8 módulos temáticos. 

No módulo 4, denominado Eu Empreendedor (Legalizando meu negócio), os alunos terão duas aulas de mentoria com profissionais do Sebrae, nas quais receberão orientações sobre a abertura do primeiro empreendimento. O módulo 8 também conta com uma parceria: ele será realizado utilizando a plataforma “Escola do Trabalhador 4.0” da Microsoft e vai introduzir aos alunos os conceitos de letramento digital e programação.

Monitoramento

Após a conclusão do curso, será realizado um monitoramento por até seis meses para acompanhar o impacto direto do curso na inserção dos jovens no mundo do trabalho, seja por meio do Programa de Aprendizagem, mercado em geral ou pelas noções de empreendedorismo.

 “É imprescindível oferecer aos nossos jovens, especialmente aos mais vulneráveis, capacitação e acesso a competências complexas para acesso ao mundo do trabalho. As entidades formadoras têm um grande papel a desempenhar conscientizando o jovem sobre a necessidade de aprender ao longo da vida. O aprendizado contínuo, tanto para conhecimento pessoal quanto para o desenvolvimento profissional, será o diferencial competitivo destes jovens frente às constantes transformações do mundo do trabalho, mais ainda após as transformações trazidas pela pandemia”, afirma Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro.

Ana Carolina Barchesi, gerente de parcerias e projetos da Fundação Banco do Brasil, destaca que a ação Conexão Jovem Mercado, uma iniciativa da Fundação BB e de parceiros, é realizada nas cinco regiões do país por intermédio de instituições com experiência na execução de programas de aprendizagem, como o Espro.

“Estamos oferecendo a esses jovens a oportunidade de desenvolverem suas capacidades técnicas e competências socioemocionais para a inserção no mundo do trabalho. Estamos, juntamente com os parceiros da ação, investindo no futuro de cada um deles e transformando a realidade desses jovens e de suas famílias”, complementa Ana.