Desde a sua fundação, em 1979, o Espro – Ensino Social Profissionalizante prima por elevados padrões de conduta, ética e transparência em suas ações, acreditando ser esse o único caminho possível para a realização de suas atividades. Portanto, para seguir os padrões mais elevados de Governança Corporativa e as políticas de grandes empresas, reescreveu seu Código de Conduta e lançou o Canal Espro Ético, que dará voz a todos os públicos envolvidos com a instituição, direta ou indiretamente.

O Código de Conduta possibilita que qualquer pessoa, interna ou externamente, conheça as diretrizes éticas e de transparência que o Espro conduz seus relacionamentos, seja com parceiros, fornecedores, adolescentes, jovens, familiares, colaboradores, concorrentes, imprensa, entre outros. Já o canal Espro Ético permite que esses públicos possam informar acerca de situações que estejam em desacordo com os princípios de idoneidade e moral na condução das atividades da instituição, ferindo as instruções do Código e, portanto, que coloquem em risco a excelência dos serviços e integridade da entidade.

O Espro possui uma trajetória de 40 anos marcada pelo compromisso de promover inclusão social por meio de ações socioeducativas, mediação de acesso e integração ao mundo do trabalho para transformar a vida de adolescentes e jovens em vulnerabilidade social e, assim, construir uma sociedade melhor.

E por trabalhar com a capacitação de profissionais em início de carreira, o Espro precisa ser, mais do que exemplo, uma verdadeira inspiração para todos os que com ele tenham contato. Só assim poderá transmitir valores significativos que irão impactar os cidadãos do futuro.

 

Código de Conduta

O documento tem como inspiração os propósitos do Espro de educar, transformar e incluir alinhados com a visão, a missão e os valores institucionais, entrelaçados com a ética nas condutas em suas diferentes dimensões, objetivando a construção de uma identidade cada vez mais confiável e reconhecida, com foco no trabalho inovador e de qualidade, alinhado às boas práticas de governança corporativa e à comunicação transparente com todos os públicos com os quais o Espro se relaciona.

Todos os colaboradores, adolescentes e jovens, fornecedores, parceiros, prestadores de serviços, comunidades e conselheiros, devem estar cientes e são orientados a agir de acordo com os princípios descritos no documento.

Veja o novo Código de Conduta

Canal Espro Ético

O Canal Espro Ético é o meio pelo qual podem ser comunicadas eventuais violações ao Código de Conduta e ser apresentados fatos que acarretem danos a instituição. Os relatos serão encaminhados para uma empresa externa, a Iaux – companhia com vasta experiência e credibilidade neste segmento. Desta forma, não haverá qualquer tipo interferência do Espro nos relatos confidenciais e anônimos.

O Canal pode ser acessado no www.canalintegro.com.br/espro e atenderá por um 0800-580-4202 e e-mail: esproetico@iaux.com.br  e será mais um mecanismo importante para garantir maior segurança no comportamento organizacional e nas suas relações com os públicos atendidos.

O processo segue o seguinte fluxo: o manifestante faz o registro por meio do canal Espro Ético e recebe um protocolo para acompanhamento. A Iaux analisa, filtra o que realmente é passível de ser comunicado e coordena os fatos apresentados para enviar a uma comissão específica que irá deliberar sobre as ações necessárias, sempre seguindo padrões de segurança e confidencialidade.

Mais do que palavras em papel, os princípios do Espro estão vivos e presentes no cotidiano da organização que está preparada para fazer o necessário e garantir que a instituição continue seguindo o seu compromisso de educar, transformar e incluir adolescentes e jovens em vulnerabilidade social no mundo do trabalho.