O projeto de Formação para o Mundo do Trabalho realizado em parceria com o Conselho Estadual da Criança e do Adolescente  – CONDECA, a Elo,  uma das principais empresas de tecnologia de pagamentos do Brasil, a Consigaz, distribuidora de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) para aplicações residenciais e comerciais e o Espro, capacitou mais de 400 adolescentes para conquistarem o primeiro emprego, formou 60 jovens em oficinas de arte e cultura preta e impactou seus familiares e comunidade através das oficinas de geração de renda disponíveis para pessoas maiores de 18 anos. 

As oficinas iniciaram em janeiro desse ano com a expectativa de ofertar a população da Brasilândia 14 turmas com diferentes temas culinários: Bolo de Porte, Salgados, Tortas, Quiches, Pretzels e Cinnamon Roll, Copo da Felicidade e Brownie. Ao todo mais de 140 pessoas foram capacitadas gratuitamente em diferentes turnos e receberam o material necessário para que pudessem aprender de forma prática possibilitando as noções básicas para quem deseja gerar renda a partir do conhecimento como relata a participante Vânia Pereira de Souza

“Parabéns a toda equipe pelo projeto que nos incentiva a ter uma visão de empreendedor, aula de bastante aprendizado e de grande ajuda para iniciar nessa área. Obrigada equipe ESPRO.” Vânia Pereira de Souza.

As oficinas de geração de renda e empreendedorismo 

No Espro, as oficinas de geração de renda acontecem durante todo o ano, assim como as turmas de Formação para o Mundo do Trabalho – FMT, e têm como objetivo transformar a vida do jovem impactando o contexto em que ele está inserido, bairro, família, amigos, e gerando mudanças positivas, contando também com a articulação com a Rede Socioassistencial da região de aplicação, permitindo alcançar pessoas da comunidade ainda não atendidas pelo Espro. 

A mudança acontece através da oportunidade de complementar a renda familiar, o surgimento de novos negócios para a comunidade que impulsionam a economia local, fortalecimento de vínculos sociais, melhora na qualidade de vida e consequentemente a elevação da autoestima daqueles que por vezes enxergaram-se sem uma ocupação e sentiram-se desmotivados. 

Os temas abordados, são sempre temas que possam ser compartilhados com a turma de forma teórica e prática e que sejam de fácil produção para aqueles que desejarem comercializar a partir dessa oferta. A Juliana Lourenço, participante das oficinas realizadas em parceria com o CONDECA, a Elo e a Consigaz, participou das oficinas de de Brownie e Copo da Felicidade, e pouco tempo depois do curso, já iniciou suas vendas “ [… ]uma experiência única, bem explicada e fácil de aprender! Já coloquei em prática e graças a esse curso já tenho uma renda extra vendendo doces, as dicas de como vender, dos valores gastos e repassados também contribuíram bastante com esse meu novo trabalho, assim tenho como ter um bom lucro e ser justa no valor cobrado! Agradeço de coração a oportunidade.”

Como participar do FMT

O CURSO DE Formação para o Mundo do Trabalho, que capacita adolescentes e jovens com idade entre 14 e 22 anos, tem inscrições abertas durante doto o ano para as modalidades presencial, online e APP por todo o Brasil. Clique aqui para saber como funciona cada modalidade e participe! 

Veja fotos das aulas realizadas através da parceria com o CONDECA, a Elo e a Consigaz na unidade Itaguaçu – Brasilândia.