Em 2023, três grandes instituições se juntaram ao Espro para capacitar profissionalmente adolescentes em vulnerabilidade social, com idade entre 14 e 17 anos, moradores da região da Brasilândia, zona norte de São Paulo.

A iniciativa que acontece desde janeiro e deve se encerrar em dezembro, após a celebração da última formatura, já capacitou 300 adolescentes e deve alcançar a meta de 420 até a sua conclusão.

A parceria entre o Conselho Estadual da Criança e do Adolescente – CONDECA, a Elo, uma das principais empresas de tecnologia de pagamentos do Brasil, e a Consigaz, distribuidora de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) para aplicações residenciais e comerciais, possibilita a execução do curso de Formação par o Mundo do Trabalho, onde a participação dos adolescentes é gratuita, certificada e proporciona o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes mais buscadas pelas diversas empresas do mercado de trabalho brasileiro.

O curso de Formação para o Mundo do Trabalho – FMT

O FMT é uma oportunidade para que adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social possam se capacitar gratuitamente para a conquista do 1º emprego. Realizado em todo o Brasil, nas modalidades presencial e online, através de APP ou Ambiente Virtual do Aluno, o curso conta com um impacto de mais de 33 mil adolescentes e jovens transformados em 283 municípios durante toda a sua história.

Com 25 encontros, de segunda à sexta-feira, totalizando 100 horas de formação são trabalhados temas como educação social, cidadania, comunicação no mundo do trabalho, técnicas de apresentação, relacionamento interpessoal, desenvolvimento de projeto e pesquisa, estrutura organizacional, gestão de tempo, marketing pessoal, currículo e perfil profissional em redes sociais, empreendedorismo, planejamento financeira, entre outros temas. Também são realizadas entrevistas simuladas para que os adolescentes possam praticar o que aprenderam ao longo do curso.

Através do FMT, os adolescentes também compreendem a importância do autoconhecimento e da autoestima tanto no processo de busca pelo 1º emprego quanto na vida. A descoberta e o entendimento de como ambas podem ser aliadas em seus dias os marcam e os ajudam a se encontrarem e planejarem o futuro, como aconteceu com o Kauan Henrique Rodrigues Santos, jovem formado em uma das turmas de FMT de 2022 “[…] O que mais me marcou foi descobrir quem eu sou e quem eu queria ser lá na frente sabe, eu tinha muita dúvida do que eu queria ser e hoje eu tenho certeza do que eu quero ser, eu quero ser pedagogo.”

Como participar

A próxima turma acontecerá de 07/11 a 15/12. Para adolescentes e familiares que possuem interesse, as inscrições podem ser realizadas presencialmente no polo Espro Itaguaçu, localizado na Avenida Arquiteto Roberto Aflalo, nº 1141, Jardim Peri, Cep: 02680-080, São Paulo, SP.

Em caso de dúvida, o interessado poderá entrar em contato através do telefone da unidade: (11) 3984-9543.