No segundo semestre, a parceria entre o Conselho Estadual da Criança e do Adolescente – CONDECA, a Elo, uma das principais empresas de tecnologia de pagamentos do Brasil, a Consigaz, distribuidora de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) para aplicações residenciais e comerciais e o Espro, resultou em mais uma iniciativa de formação para adolescentes em vulnerabilidade social, com idade entre 14 e 17 anos, moradores dos bairros em torno na Unidade Itaguaçu do Espro, na Brasilândia.

As oficinas de arte e cultura preta tem como objetivo formar 60 adolescentes da região, egressos do curso de Formação para o Mundo do Trabalho – FMT, também parte do projeto realizado, em literatura, teatro, artes visuais, música e dança. A capacitação acontece com o apoio de materiais que abordam a cultura negra, discriminação racial e de classe, pobreza e violência e a trajetória de mulheres negras no Brasil, apresentando aos adolescentes personalidades como Conceição Evaristo, romancista, contista e poeta, Mestre em Literatura Brasileira e Doutora em Literatura Comparada.

Na perspectiva da participante Laryssa Vitoria da turma 014495, que acontece em contraturno das atividades escolares, o projeto possibilita a ampliação de repertório, a criatividade, desenvolvimento de novas habilidades e competências e os ajuda a superar seus limites “Percebi que, nas aulas de literatura, o trabalho em grupo foi muito benéfico, pois nos ensinou a ter mais confiança em nós mesmos, especialmente ao falar em público. Já na oficina de música, aprendemos que é possível fazer música sem necessariamente cantar, ampliando nosso repertório musical. Agora, com as aulas de dança, estamos desenvolvendo nossa coordenação motora de forma significativa. […]Acredito que essas experiências enriquecedoras vão além do ambiente escolar, pois estão contribuindo para a nossa formação como cidadãos conscientes e críticos. Estamos aprendendo a expressar nossas emoções e ideias por meio da arte, desenvolvendo nossa sensibilidade e criatividade.”

Com encerramento em novembro, os formandos devem realizar uma apresentação artística, englobando todas as novas áreas estudadas, aberta para convidados pessoais como familiares, amigos, professores e colaboradores e representantes das instituições organizadoras.

Veja fotos das oficinas já realizadas: