o-que-e-setembro-amarelo

Em mais um ano de apoio à campanha Setembro Amarelo, o Espro segue atuando pela conscientização sobre os cuidados com a saúde mental e a importância de pedir ou oferecer ajuda sempre que necessário. Por isso, nas próximas semanas, você encontrará muito conteúdo aqui no blog e nas mídias sociais, com informações e orientações diversas para ajudar a salvar vidas.

Primeiramente, é sempre importante conhecer a história campanha e porquê ela existe. Então, destacamos que o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio acontece anualmente em 10 de setembro e, a cada ano, diversas ações ganham força pelo mundo. No Brasil, a campanha Setembro Amarelo é organizada pela ABP – Associação Brasileira de Psiquiatria, em parceria com o CFM – Conselho Federal de Medicina, desde 2014.

E tudo começou em 1994 nos Estados Unidos, quando nasceu o grupo Yellow Ribbon (“Fita Amarela”, em português), inspirado na história de um carro Ford Mustang amarelo e um jovem de 17 anos de idade: Mike Emme.

A origem do Setembro Amarelo

o-que-e-o-setembro-amarelo_mike-emmeMike adorava Mustangs, em especial um modelo de 1968 que encontrou em um campo abandonado. Depois de compra-lo, trabalhou duro para reconstruir o carro, como já havia feito com outros, e pintou de amarelo. Além da dedicação aos carros, ele sempre ajudava seus amigos com suas habilidades mecânicas. Por isso ficou conhecido como “Mustang Mike”.

Entretanto, apesar de Mike Emme ser engraçado, amoroso e estar sempre disposto a ajudar quem precisasse, estava sofrendo por dentro. Ele não sabia o que dizer e nem como procurar ajuda. Até que decidiu tirar a própria vida.

Com a dor da perda, os amigos escreveram mensagens sobre a importância de pedir ajuda, marcando com fitas amarelas em homenagem a Mike e seu amado Mustang. Todas as mensagens foram coladas em uma cesta e distribuídas no velório do amigo. Após isso, os jovens começaram a receber contatos de pessoas que decidiram procurar ajuda, inspiradas pelos cartões. Assim nasceu o Yellow Ribbon, um grupo de adolescentes e jovens que começaram a ajudar a salvar vidas!

[alert type=”info” ]Leia também: Depressão e ansiedade são alvos do Setembro Amarelo[/alert]

Valorize a vida!

De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde, o suicídio foi a segunda principal causa de morte entre adolescentes e jovens de 15 a 29 anos, em 2016. E dados mais recentes do Ministério da Saúde revelam que, em 2018, o Brasil registrou 13.463 mortes por suicídio, sendo 37 casos por dia”.

A missão da campanha é reduzir esses números, mas isso só é possível com o seu apoio! Anote o que você pode fazer para ajudar a salvar vidas:

  • Fique atento ao comportamento e identifique sinais de alerta.
  • Valorize a saúde mental e o bem-estar, avaliando a gravidade de cada situação com cuidado, sem julgamentos.
  • Esteja presente e dê apoio emocional a quem precisar, a qualquer momento, tentando amenizar o sofrimento.
  • Procure e indique o CVV – Centro de Valorização da Vida, que atende gratuitamente todas as pessoas que precisam conversar, sob total sigilo, pelo telefone 188, e-mail e chat 24 horas no site.

[alert type=”warning” ]💛 APOIE ESSA CAMPANHA! Agora que você já sabe a origem do Setembro Amarelo e entende a importância, acompanhe os próximos posts aqui do blog, ajude a conscientizar seus amigos e aproveite para registrar uma mensagem positiva nos comentários abaixo, para todos que estiverem passando por um momento difícil.[/alert]

Mais informações: