estudar-e-trabalhar-vale-a-pena

Nós sabemos como é desafiador estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Mas todos que já viveram uma fase assim concordam: é recompensador! Isso porque você só tem a ganhar, principalmente quando se tem a chance de unir o aprendizado teórico com a prática. Essa é a melhor maneira de aprender e fixar conhecimento: estudando e praticando o que aprendeu.

Mas não é fácil, isso é fato! Você precisa se organizar, ter muita dedicação e saber se adaptar sempre que precisar, assim será mais fácil lidar com essa fase. Estudar e trabalhar pode ser bastante cansativo, então vale usar algumas estratégias para facilitar seu dia a dia.

 

Você não está sozinho!

Perguntamos aos adolescentes e jovens que nos acompanham no Instagram, qual a opinião sobre ter que estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Recebemos respostas realmente inspiradoras e por isso decidimos compartilhar aqui também. Assim você entende que não está enfrentando essa fase sozinho(a) e que, sim, é bem possível ter sucesso. Olha só…

estudar-e-trabalhar-vale-a-pena_frases

Agora que você já viu que não é fácil para ninguém, vamos às dicas que preparamos para você colocar em prática e passar por essa fase da melhor maneira possível!

 

Dicas para estudar e trabalhar sem cansaço

Olha só, não precisa chorar e nem entrar em desespero. Existem várias coisas que você pode fazer que, com certeza, te guiarão nessa fase desafiadora. Anote tudo para não esquecer e comece a colocar em prática o quanto antes.

01. Cada atividade em seu momento exato

Às vezes dá vontade de terminar um trabalho ou estudar antes da prova no horário de expediente, caso você fique com tempo livre, mas evite isso ao máximo! O mesmo vale para seu tempo livre na escola/faculdade. O ideal e tentar adiantar atividades futuras se alguma aula for cancelada ou se você estiver sem demandas na empresa. A meta aqui é não misturar coisas de trabalho com coisas da escola/faculdade, ok?

02. Defina prioridades e estabeleça prazos

Essa é uma das melhores coisas que você pode fazer em qualquer momento de sua vida, porque sempre acontece de não ser possível dar conta de tudo. Portanto, é nessa hora que você precisa estar preparado(a) para fazer escolhas assertivas. Decida o que é indispensável e o que não é tão urgente, mas nunca deixe de fazer nada que seja importante, evite a procrastinação!

E, se for o caso, peça ajuda. Seus instrutores, professores e seu chefe podem te ajudar a organizar suas prioridades e até mesmo negociar melhores prazos para você. Mas para isso, você precisa ter uma comunicação aberta e ser sincero sobre tudo o que estiver acontecendo. Depois é só se organizar bem, com ajuda de uma tabela, planilha ou caderno, para anotar tudo o que você precisa fazer e até quando pode finalizar.

03. Tenha horários muito bem definidos para estudar e trabalhar

Se você tem horário certo para trabalhar na empresa, por que não estipular horários exatos para seu tempo de estudo também? Quem está na escola, faculdade ou faz algum curso, sabe que não adianta apenas acompanhar as aulas, é preciso ter tempo extra para estudar, fazer atividades etc. Para te ajudar com isso, temos um post aqui no blog, leia também: Dicas para ajudar a estudar sozinho.

Uma boa maneira para lidar com tudo o que você tem a fazer é cronometrar seus horários. Defina exatamente em quais dias da semana e por quanto tempo você irá se dedicar a algumas atividades. Isso serve para organizar o seu trabalho também. Você conhece a técnica pomodoro? Vale a pena pesquisar e ver se funciona para você!

04. Não tenha pressa para concluir seus estudos

Uma das coisas que podem acontecer, é você querer se adiantar e terminar seu curso o mais rápido possível e isso não é indicado. Isso porque irá afetar sua produtividade no trabalho também e pode prejudicar seu futuro profissional. O benefício de estudar e trabalhar é tão grande, como já citamos no início desse texto, que você não pode correr o risco de perder o emprego ou então se formar sem bom aproveitamento.

Se você tiver a possibilidade de diminuir o número de disciplinas por semestre na faculdade, por exemplo, pode ser uma boa ideia. Pois você conseguirá ajustar melhor seu tempo e se dedicar a todas as atividades para ter um aprendizado melhor. Então, se puder escolher, não tenha pressa, faça tudo com calma que no futuro você colherá ótimos frutos.

05. Descanse!

Em todas as orientações que damos aos adolescentes e jovens que participam de nossos programas, essa é indispensável! Ninguém consegue aprender nada, nem sem produtivo e nem ser feliz sem um período de descanso. Então não exagere e reserve períodos conforme você precisar. Pode ser que você fique bem descansando apenas nos finais de semana, mas pode ser necessário ter um horário para isso diariamente, vai de cada um.

 

E aí? O que achou das dicas? Se você faz alguma coisa boa também, que ficou de fora da nossa lista, conte no espaço de comentários. Aproveite também para compartilhar sua experiência e compartilhe esse post com todos que precisam se organizar melhor para estudar e trabalhar.