Diante do cenário de crise e escassez de recursos provocado pela pandemia do novo coronavírus, que vem atingido especialmente os equipamentos proteção hospitalar, o Espro – Ensino Social Profissionalizante, entrou em ação para contribuir na luta contra o Covid-19, com a confecção, em impressora 3D, e doação de hastes para protetores faciais, equipamento de proteção individual (EPI) utilizado pelos profissionais de saúde.

Ao todo, foram produzidas 50 unidades do dispositivo de suporte para a viseira de proteção da máscara e doados ao Hospital Alemão Oswaldo Cruz. A iniciativa foi inspirada no apelo do Oswaldo Cruz, recentemente divulgado na mídia. A entrega, realizada ontem (08/04), contou com a presença da gerência de Educação e Aprendizagem do Espro, responsável pela condução do projeto.

A meta do Oswaldo Cruz é a confecção de 400 protetores. Além do Espro, outras instituições também colaboram para a arrecadação dos dispositivos. Deste número, 90% será destinado aos hospitais da rede pública de saúde.

Os recursos utilizados para a confecção das hastes envolveram duas impressoras 3D’s e insumos de filamento PLA, materiais adquiridos pelo Espro em decorrência da verba direcionada ao projeto selecionado pelo edital de Furnas para a estruturação do laboratório maker, que prevê o desenvolvimento de oficinas para capacitação de adolescente e jovens na cultura maker. A força tarefa ainda envolveu a cooperação dos colaboradores das gerências de Educação e Aprendizagem, de Facilities, de Tecnologia da Informação e da Filial São Paulo.