Já tá sabendo que o setembro amarelo vem aí né?

Mas você sabe por que esse mês existe e o que vai rolar para os jovens aprendizes do Espro?

Esse é o mês dedicado para trocarmos ideias sobre conscientização e prevenção do suicídio, importância e impactos da saúde mental e valorização da vida. A partir de 1/9 e durante todo o mês de setembro, diferentes ações serão realizadas com os jovens aprendizes em Socioaprendizagem nas unidades do Espro.

Esse ano a nossa campanha tem um tema para lá de especial, um sentimento que desperta emoções que nos fazem muito bem. E aí, já sabe qual é?

Conheça a nossa programação, mas também fique atento, pois muita coisa nova pode surgir na unidade em que você realiza sua atividade teórica.

  • Oficinas assistenciais: Psicólogas e assistente sociais do Espro e convidados participarão das aulas teóricas do mês, para falar de forma leve e descomplicada sobre saúde mental. Vão acontecer oficinas em sala com apresentações, rodas de conversa, atividades artísticas, exibição de material audiovisual, entre outros.
  • Arte e expressão: Todos os jovens aprendizes serão incentivados e convidados a participar com uma apresentação artística não obrigatória. Então se você compõe, canta, toca um instrumento, escreve ou recita poesia, entre outras atividades artísticas esse é o seu momento. Chama um amigo da sua atividade para ser a sua rede de apoio, participando do espetáculo ou dando aquela força moral. Vocês vão se divertir muito!
  • Mural O que te faz feliz: Um espaço virtual em que você poderá compartilhar foto ou vídeo do que te faz feliz, te faz bem. Vale foto com o melhor amigo, com seu livro preferido, com seu pet, etc! Você também poderá postar vídeo dando um rolê de skate, jogando um fut, volêi, cantando, tocando um instrumento, enfim, são tantos os jeitos de estar bem e se sentir feliz.  E o que te faz bem, pode fazer bem a alguém também. Então vem com a gente e compartilha muito. Aguarde as próximas orientações para participar!
  • Pílulas de conteúdo: Calma, de textão já basta esse aqui né? Por isso durante o mês de setembro o Espro vai disponibilizar pra você podcasts especialmente sobre o setembro amarelo. Não é demais?

Em breve tudo isso disponível pra você!

Por que existe o setembro amarelo?

Aos 17 anos, Mike Emme, era garoto americano, dono de um Mustang 1968, restaurado e pintado na cor amarelo por ele mesmo que era habilidoso quando o assunto era mecânica. Mas por algum motivo, Mike passou a não estar emocionalmente bem, os familiares e amigos não perceberam os sinais que o adolescente demonstrava e em 1994, Mike cometeu suicídio. 

E por que é tão importante que você participe dessas ações?

O suicido ainda é uma das causas que mais se destacam no índice de mortes do mundo e muitos jovens ainda são vítimas dessa causa. Segundo informações da campanha oficial de setembro amarelo, organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria e o Conselho Federal de Medicina, segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, o suicídio foi a quarta causa de morte em jovens de 15 a 29 anos.

Diariamente, ao longo do nosso crescimento, vamos aprendendo a lidar com nossos sentimento e emoções, mas nem sempre de forma certa. E ás vezes acabamos por nos encontrar com desafios que afloram tudo o que sentimos e ficamos sem saber como lidar. Outras vezes, temos perto de nós pessoas que amamos e estão enfrentando momentos difíceis. E como nos ajudar ou ajudar quem amamos? Por isso é importante falar sobre o setembro amarelo e participar de ações que podem deixar esse tema cada vez mais claro, podem quebrar preconceitos e tabus que até inconscientemente podem existir em nós.

Se precisar, não deixe de pedir ajuda. Entre em contato:

  • 188 Centro de Valorização da Vida – CVV
  • 192 Samu para casos de emergência ou suicídio
  • Busque pela Rede de Apoio Psicossocial do SUS mais perto de você ou de quem precisa.
  • Se você é jovem aprendiz Espro, saiba que podemos te ajudar através do canal:
  • plantaosocial@espro.org.br