Iniciativa do Espro incentiva adolescentes e jovens a enviar, aos gestores, percepção e conhecimento construídos ao longo da experiência de socioaprendizagem

Colaborador e empregador podem contribuir com o crescimento mútuo mesmo após o fim de um contrato de trabalho? Um projeto do Espro (Ensino Social Profissionalizante) voltado a jovens aprendizes que estão para concluir o período de atividade nas empresas parceiras prova que sim.

O Projeto Avança incentiva esses aprendizes a produzir um trabalho com o conhecimento que adquiriram no decorrer das atividades teóricas e práticas junto à empresa parceira. Ao final, o gestor da empresa recebe um relatório por e-mail com toda a trajetória do aprendiz, suas percepções sobre a experiência e anseios sobre a vida e carreira futuras.

“Foi uma atividade que gostei muito de fazer, principalmente porque toca em pontos como minha experiência, o que realizei, quem conheci. Acredito que isso me ajudou a ser contratado pela mesma empresa em que trabalhei como jovem aprendiz”, afirma o atendente Glauber Oliveira Aquiles, 23 anos, de Juiz de Fora (MG), que atualmente trabalha como atendente de SAC no Independência Shopping.

De acordo com Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro, 21 mil aprendizes participaram do projeto no país em 2020. “O Avança é a ponte entre a socioaprendizagem e o futuro profissional. Com esse projeto, os aprendizes constroem significância de sua vivência no trabalho, viram protagonistas de suas histórias e ampliam seus conhecimentos sobre diferentes áreas de atuação profissional”, diz.

“Ficamos muito felizes em contribuir com o desenvolvimento desses jovens em uma etapa tão importante de suas vidas. Ao mesmo tempo, reforçamos os nossos valores como uma companhia focada no desenvolvimento de pessoas e em proporcionar, de alguma forma, felicidade e oportunidades para todos os nossos parceiros”, afirma a superintendente do Independência Shopping, Giseli Leal.

O Espro é uma instituição sem fins lucrativos que capacita e insere adolescentes e jovens no mundo do trabalho – em especial aqueles em situação de vulnerabilidade social. Jovens e empresas interessados em participar de programas da instituição podem obter mais informações no site espero.org.br.

Sobre o Espro

Há mais de 40 anos o Espro (Ensino Social Profissionalizante) se dedica a formar talentos e tem uma história focada na transformação social. Durante esse período foram mais de 340 mil encaminhamentos e 852 mil atendimentos sociais, desempenhando um papel estratégico na formação de adolescentes e jovens em busca do primeiro emprego e, sobretudo, no desenvolvimento de cidadãos conscientes e protagonistas para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

A instituição está presente em todo o território nacional, com filiais e polos em 16 estados, alcança 2.202 municípios e capacita anualmente mais de 12 mil jovens, em situação de vulnerabilidade, por meio dos Programas Jovem Aprendiz e Formação para o Mundo do Trabalho.

Além disso, o Espro oferece também diversos projetos e ações sociais que alcançam também as famílias e comunidades dos aprendizes. Os jovens podem se inscrever pelo site https://www.espro.org.br.

 

Informações para a imprensa 

2PRÓ Comunicação 

Carolina Mendes – carolina.mendes@2pro.com.br

Jorge Soufen Jr. – jorge.junior@2pro.com.br

(11) 9-9170-9079