destaque-blog-espro_programa-jovem-pro-lider-avanca

O mês de novembro segue intenso aos 40 adolescentes e jovens participantes do Jovem Pro-Líder, primeiro programa do Espro exclusivo para o desenvolvimento de lideranças juvenis. Entre 13 e 22 de novembro, os integrantes percorreram uma jornada de transformação e desenvolvimento, unindo curiosidade, criatividade, empreendedorismo e inovação para o planejamento e a implantação de projetos com foco no desenvolvimento sustentável de suas comunidades.

Sob a curadoria de Pérsio Mandel, consultor de empresas e sócio da AKIA Assessoria Empresarial, a trilha de aprendizagem do Programa Jovem Pro-Líder teve início com o ciclo virtual de oficinas de imersão, realizado entre 13 e 17 de novembro, com os respectivos temas: “Curiosidade de Todos e Nós” e “Nossa Criatividade”.

Neste ano, a edição 2020 dos Prêmios Rotários de Liderança Juvenil (Ryla) foi integrada à jornada de desenvolvimento do programa. O evento, realizado em 21 de novembro, em formato totalmente online, reuniu um time de renomados palestrantes como Wagner Sanches, Olavo Bevilaqua, Augusto Roque, Patrícia Kuhn e a Dra. Ariane Castro, que discutiram sobre inovação, empreendedorismo, tecnologia, consciência crítica, comunicação e oratória, saúde e segurança e liderança juvenil.

Seguindo a programação do Jovem Pro-Líder, no domingo, 22 de novembro, os adolescentes e jovens novamente se encontraram para a maratona virtual de projetos. Nesse dia, o desafio foi planejar uma proposta de oportunidade de melhoria e transformação social sustentada pelos conceitos de inovação e criatividade a ser implantada futuramente nas comunidades onde vivem. Das mais de 300 ideias sugeridas pelos participantes surgiram 5 projetos macro a serem aprimorados e viabilizados até o final desta primeira etapa preparatória, que se encerra em 11 de dezembro.

Sobre o Programa Jovem Pro-Líder

O programa é uma grande novidade implementada pelo Espro em 2020, totalmente gratuito e com duração de um ano. Cada participante recebeu um tablet para acompanhar as etapas de desenvolvimento que visam despertar não só novas habilidades e conhecimentos, como mudanças na forma de pensar, agir e encarar os valores para a transformação social.

O Jovem Pro-Líder é uma oportunidade única de desenvolvimento aos participantes. Serão três etapas sustentadas na metodologia pedagógica prática, repleta de ferramentas para o desenvolvimento das competências essenciais para a formação dos futuros líderes do mundo do trabalho. O programa engloba maratona virtual, mentoria, soft skills de um jovem líder, coach e games; além isso, dinâmicas e vivências práticas são empregadas nos diversos módulos do programa, para permitir a reflexão dos participantes do seu papel na sociedade.

Este é mais uma ação que desenvolvemos para oferecer melhor capacitação e garantir formação profissional de qualidade aos adolescentes e jovens. Aproveite para conhecer outros programas e projetos que realizamos ao longo do ano, aqui em nosso site. E não esqueça que você ou sua empresa também pode contribuir com a transformação de vidas, descubra aqui como apoiar a nossa causa.

Acompanhe as atualizações sobre o programa aqui no blog, neste link.