O projeto Arte, Educação e Trabalho – AET, iniciado em 2022, tem ampliado as áreas de estudo disponíveis aos jovens, em aprendizagem e com interesse em se preparar para o mundo do trabalho, e oferecido uma quantidade maior de turmas durante o ano. Em 2023, serão ofertadas ao todo 2 turmas na cidade de São Paulo, para aulas de música.

A primeira turma de 2023, formada por jovens aprendizes que realizaram as aulas em contraturno da aprendizagem teórica, um vez por semana, encerrou as atividades no final de junho após visita à fábrica de violão Tagima,22 de junho, e cerimônia de formatura na Matriz do Espro, 29 de junho, localizada em São Paulo capital.

A partir do aprendizado e desemprenho apresentado durante as aulas de introdução à leitura de partituras e cifras, teoria musical, aspectos sobre o mercado de trabalho na área da música e prática no violão, dois dos 20 aprendizes, foram escolhidos para ter aulas individuais e gratuitas de violão através das bolsas de estudo disponibilizadas pelo parceiro Sonora Paulista Escola de Música.
Durante a formatura, acompanhados pelo professor que os capacitou, os jovens apresentaram algumas canções, como:

  • Você – Tim Maia
  • Asa Branca – Luiz Gonzaga
  • O Sol – Jota Quest

Os jovens também apresentaram um vídeocast e retrospectiva em que falaram sobre a jornada durante o curso e o desenvolvimento.

O resultado dos escolhidos para Bolsa de Estudos individual foi divulgado próximo ao encerramento da cerimônia de formatura, onde na presença de responsáveis, amigos e colaboradores do Espro, os jovens Icaro Pagani de Almeida e Samyla Stefanny da Silva Rodrigues, puderam celebrar essa conquista.
A próxima turma do AET Música para jovens aprendizes de São Paulo, começa na segunda semana de agosto, com aulas às quartas-feiras, no período da tarde, horário contraturno a aprendizagem teórica. Colaboradores do Espro entrarão nas salas para convidar os jovens que têm interesse em música a participar.

Sonora Paulista

A Sonora Paulista é uma escola de música particular, localizada na Bela Vista, em São Paulo, que trabalha com aulas individuais focadas no objetivos e perfil de cada aluno.

Tagima

Desde a realização da primeira turma do AET, a Tagima tem sido parceira do Espro contribuindo na formação dos jovens com a realização da atividade em campo e um profissional para visita guiada em sua fábrica, desde o processo de criação dos violões até a experienciação de outros instrumentos como guitarras.

Veja algumas fotos desse dia tão especial!