pesquisa-espro-bom-dia-sp

As ações desenvolvidas pelo Espro mais uma vez ganharam destaque no jornalismo da TV Globo, em reportagem veiculada nesta terça-feira (06/10), no Bom Dia São Paulo. A elaboração da pauta foi definida por meio de dados obtidos por uma pesquisa realizada com os jovens aprendizes para entender e analisar como eles estão lidando frente à pandemia em diferentes aspectos.

A quarta onda do estudo, realizado entre 18 e 24 de agosto, revelou um percentual 12 pontos maior referente ao número de jovens que retornaram fisicamente as atividades profissionais nas empresas. O índice alcançado foi de 34% contra 22% na pesquisa anterior. Importante destacar que a pesquisa, feita com a base de jovens de todo o Brasil (mais 12 mil), com margem alta de participação, aborda além de aspectos profissionais e de trabalho, questões sobre saúde, comportamento e aspectos econômicos e familiares.

Durante a reportagem, o superintendente executivo do Espro, Alessandro Saade, pode contextualizar os dados destacados. “Nós temos uma preocupação muito grande em entender o jovem, por isso fazemos muitas pesquisas com eles. Esse último resultado traz algo muito animador porque mostra que os jovens estão voltando muito fortemente ao mercado de trabalho”, aponta.

pesquisa-espro-bom-dia-sp[button type=”default” size=”lg” link=”https://globoplay.globo.com/v/8916078″ target=”_blank”]Clique e assista na íntegra[/button]

Empregabilidade – Na oportunidade Saade também falou sobre outro estudo importante realizado de forma periódica pela instituição, a pesquisa de empregabilidade que busca entender o impacto do Programa de Socioaprendizagem na vida profissional dos jovens. O último estudo, realizado em janeiro, aponta que 60% deles estão empregados, sendo que 30% foram efetivados nas respectivas empresas, e 30% em outras empresas do mercado.

Dicas aos jovens – A reportagem também contou com a participação de Lara Melo, consultora de reinvenção profissional na IKME, que deu uma série de dicas e informações aos jovens, especialmente aos que que buscam uma primeira oportunidade no mundo do trabalho. A profissional ressaltou que o mundo mudou e vai continuar mudando, por isso é importante que os profissionais estejam antenados para se destacarem no mercado. “Importante o jovem entender que o perfil do profissional do futuro precisa ser ágil, que se adapte rapidamente as mudanças. E o Espro é importante para auxiliar os jovens a identificarem as oportunidades nas empresas, além de conseguir proporcionar vivência e habilidades na pratica”.

A consultora também destaca a importância da realização de pesquisa para que a instituição possa acompanhar a evolução do jovem. “ Quando a gente fala de momentos desafiadores como esse que estamos vivendo, mais do que nunca essas pesquisas são importantes para manter o jovem perto do Espro, para que ele se sinta parte, mesmo a distância”, conclui.