Você sabia que que 77% dos jovens negros já sofreram ou presenciaram situações de preconceito em locais de serviço?

É o que revela a Pesquisa Diversidade Jovem Espro, um estudo realizado com jovens de 15 estados mais o Distrito Federal com objetivo de identificar o perfil de diversidade dos participantes de programas e projetos do Espro para o embasamento das estratégias de impacto social e construção de ações direcionadas à inclusão no mercado de trabalho e ao fomento à consciência social.

Entre as percepções de jovens negros participantes (47%), 77% dos entrevistados já sofreram ou presenciaram situações de preconceito em serviços como transportes, consultórios médicos, restaurantes, lojas ou eventos.

Quando questionados sobre a busca por emprego, 17% têm a impressão de já terem sido desclassificados de alguma vaga de trabalho por conta da cor da pele. A porcentagem é mais que o dobro em comparação com jovens brancos, 7%. Além disso, 18% acreditam terem sido excluídos de grupos de trabalho em razão de sua diversidade e 23% afirmam ter sofrido violência verbal, física ou psicológica no trabalho simplesmente por serem negros

Ainda segundo o levantamento, os ambientes onde jovens negros ficam mais à vontade para viver e falar sobre sua diversidade são aqueles quando estão acompanhados por amigos (91%), em suas escolas e faculdades (79%) e em seu núcleo familiar (77%).

Nos ambientes de trabalho e de fé, como igrejas, respectivamente, 59% e 40% dos jovens conversam e vivem sua diversidade.