Meninas empoderadas em tecnologia e inovação? Sim, nós temos aqui no Espro!

Entre os meses de junho e julho, o Espro em parceria com a BASF realizou o Projeto Empoderar, Prototipar e Inovar, um curso de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT), desenhado para atender às expectativas de  capacitação e inclusão tecnológica de adolescentes e jovens meninas  em situação de vulnerabilidade social, moradoras da cidade de São Bernardo do Campo, região do Grande ABC Paulista.

O projeto beneficiou 20 meninas, entre 16 e 22 anos, com um programa que uniu capacitação profissional, tecnologia e inovação com a proposta de ampliar as oportunidades de inclusão no mundo do trabalho, a partir do desenvolvimento de habilidades voltadas para as novas transformações tecnológicas e científicas.

O curso, realizado entre junho e julho, contou com 20 encontros realizados de segunda a sexta-feira, no período da tarde em aulas totalmente práticas no formato EaD (Ensino a Distância).

A partir da abordagem pedagógica STEAM – sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, todo programa curricular uniu a metodologia da robótica educacional para iniciar a participantes no letramento tecnológico, tornando-as protagonistas do processo de aprendizagem com foco no despertar de habilidades criativas para a resolução de problemas.

Para que cada participante pudesse acompanhar o conteúdo e também construir seu próprio protótipo, foram destinados tablets e dados de celular para acompanhamento das aulas em EaD, além de componentes de eletrônica como placas de arduino e protoboboard, cabos conectores e sensores para a construção dos projetos.