Em 2021, o Espro e a Inciclo, empresa pioneira na produção de Coletores Menstruais de silicone, lançaram o projeto Novo Ciclo com o objetivo de conscientizar sobre sexualidade e conscientizar e combater à pobreza menstrual.

O projeto que tem como público alvo adolescentes e jovens do programa de socioaprendizagem do Espro, em sua primeira edição contou com quase 21.190 mil participantes, realização de 4 oficinas sobre os temas higiene íntima, desigualdade, sustentabilidade e inclusão de outras identidades de gênero, distribuição de 603 coletores menstruais para mulheres cis, pessoas não-binárias, outros gêneros e não informantes de gênero, e pesquisa com amostragem de mais de 3 mil participantes para mapear e entender os temas relacionados à dignidade menstrual no Brasil.

Iniciado durante a pandemia de covid-19, de forma virtual com retirada de coletor presencialmente nos polos e filiais do Espro, a iniciativa de aplicar uma pesquisa para compreender o fluxo de conhecimento dos jovens sobre menstruação revelou dados importantes, difíceis de absorver, mas que reforçam a potência da iniciativa e a necessidade em falar sobre menstruação.

  • 33% descobriram que não são apenas as mulheres cisgênero que menstruam, homens trans, as pessoas não binárias e as pessoas intersexo também;
  • 42% das adolescentes e jovens brasileiras que menstruam utilizam um absorvente por mais tempo que o indicado;
  • 37% já usou algum substituto para o cuidado íntimo por falta de dinheiro;
  • 82% se sentem extremamente confortáveis em falar sobre menstruação com família e amigos após a oficina;
  • 40% passou a compreender que pobreza menstrual é questão de Políticas Públicas e não um assunto individual;

Essas foram algumas das revelações e descobertas dos mais de 3 mil jovens respondentes da pesquisa de pobreza menstrual do Espro, pessoas que menstruam e que não menstruam, e 6 mil jovens participantes da pesquisa de avaliação da Oficina Quebrando Tabus, que deu início as atividades do projeto.

Aplicação Projeto Novo Ciclo 2023

De abril a dezembro de 2023 o Espro e a Inciclo realizam uma nova aplicação do projeto Novo Ciclo em todos os polos e filiais de socioaprendizagem presencial do Espro. Com o término do período de aprendizagem dos participantes da edição lançamento e a chegada de novo jovens na instituição, a expectativa é que 15 mil jovens, de diferentes gêneros, passem pelo projeto que este ano terá suas oficinas unificadas, sendo uma oficina abordando os temas higiene íntima, desigualdade, sustentabilidade e inclusão de outras identidades de gênero. Ao final de cada oficina, será disponibilizado para os jovens que menstruam um coletor menstrual e para complementar o acesso a informações seguras, serão compartilhados com os jovens vídeos informativos, podcasts e e-books.

Todo esse conteúdo informativo, também pode ser acessado por pessoas que menstruam e são leitoras do blog do Espro, basta clicar nos links abaixo:

  • Para falar daqueles dias, daqueles dias INSPIRADORES, podcast Inciclo: Menstruação no canal Espro Oficial do Spotify
  • Tem curiosidade em usar o coletor menstrual e que saber mais sobre ele? Tem uma série de vídeos em nosso canal do Youtube, A Central Da TPM, onde a Mariana Betioli, Ceo e Fundadora da Inciclo, explica pra gente o sistema reprodutor feminino, o que é o coletor menstrual, como usar e ainda dá dicas super bacanas pra esse momento ser confortável e descomplicado pra gente!

O projeto Novo Ciclo e o Selo de Direitos Humanos e Diversidade do município de São Paulo

Em 2022, o Projeto Novo Ciclo recebeu da Prefeitura de São Paulo o Selo de Direitos Humanos e Diversidade, um selo de reconhecimentos de práticas de inclusão e diversidade em órgãos públicos, empresas e organizações do terceiro setor na categoria Transversalidades. Com isso, o Espro se junta à Rede do Selo aproximando organizações para trocar experiências e resultados alcançados em suas ações.

O que é um tabu e como não tomar a menstruação um tabu

O Tabu é um conceito ligado a proibição, censura, perigo, impureza e geralmente está associado a temas que a sociedade enxerga como discussões polêmicas ou inapropriadas, podem ser sobre uma religião, um estilo, entre outros assuntos, inclusive, menstruação.

Mas falar sobre menstruação, é falar sobre a saúde dos corpos de muitas pessoas e tornar visível um acontecimento fisiológico e natural. Você sabia que a menstruação já foi sinônimo de impureza, sujeira e até vergonha? Por isso é importante não contribuirmos para que a menstruação seja reforçada como um tabu e podemos fazer isso utilizando os termos corretos e naturalizando o assunto menstruação ou o fato de estar no ciclo menstrual. Exclua do seu vocabulário frases como estou naqueles dias, estou de chico ou regras.

Dados sobre menstruação no Brasil

Fonte: Relatório lançado pelo (UNFPA) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em 2021

  • 713 meninas vivem em casa sem banheiro
  • Mais de 4 milhões não tem acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas
  • 62% já deixou de ir à escola ou em algum outro lugar que gosta por causa da menstruação
  • 73% já se sentiu constrangido(a)(e) naescola ou em outro local público, por conta da sua menstruação
  • 35% já ter passado alguma dificuldade por não ter acesso a absorventes, copinhos, água ou outras formas de cuidar da higiene menstrual.

Quer ter acesso a mais informações sobre menstruação e pobreza menstrual? O Relatório do UNFPA e do UNICEF traça um panorama alarmante da realidade menstrual vivida por meninas brasileiras.

Dicas pra você saber mais sobre menstruação, se conhecer e conhecer mais sobre quem menstrua e faz parte da sua vida: