Uma trajetória que, antes de começar, parecia destinada à falta de estudo e oportunidades. Mas se tem uma coisa que aprendemos nesses mais de 40 anos é TRANSFORMAR a realidade dos nossos adolescentes e jovens. E foi isso que fizemos!

Maria Luiza Machado é a quinta filha de sete irmãos. Até 2019, ela ao lado de um casal de irmãos mais novos passaram tempos difíceis vivendo em situação de acolhimento.

E para contar como fazemos tudo isso, apresentamos a jovem Mallu, moradora da cidade de Cambé, região metropolitana de Londrina que aos 17 anos de idade, encontrou no Espro a oportunidade de transformação de sua vida.

Ciente dos desafios a serem enfrentados para a conquista de sua liberdade financeira e familiar, Mallu ingressou como jovem aprendiz do Espro por meio do Projeto AJA (Acolhimento de Jovens Aprendizes) realizado em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), casas de acolhimento e iniciativa privada.

Foi como jovem aprendiz que Mallu se preparou para sua nova vida:  planejou e se organizou financeiramente, profissionalmente e familiarmente para o momento de sua saída da instituição de acolhimento. Durante pouco mais de um ano, aplicou todo conhecimento das aulas teóricas na gestão de sua carreira e no plano de vida. Aos 18 anos de idade, estava apta para o momento da saída e em poucos meses reconstruiu seu lar e foi em busca da guarda de seus dois irmãos mais novos.

O programa Jovem Aprendiz me preparou para esse momento da saída, me ajudou financeiramente na minha independência. No Espro eu aprendi ir em busca dos meus sonhos, ter a minha independência, ter a minha casa, organizar meus gastos e me preparar para cuidar dos meus irmãos mais novos.

Mas, o poder da transformação na vida de Mallu foi além do primeiro emprego, porque o legado do aprendizado é para vida toda e diante de tantas superações hoje, aos 19 anos, ela é estudante de pedagogia, trabalha como professora berçarista e ainda promete uma segunda graduação em direito.

Nada disso teria acontecido, eu não estaria onde estou hoje, com a cabeça que eu tenho hoje, com a maturidade que eu tenho, se eu não tivesse passado pelo Espro. Foi uma oportunidade que eu vou levar para o resto da minha vida!

 A história da Mallu é a realidade de milhares de jovens. Seja um doador Espro e juntos vamos Transformar histórias.