Nos dias 09 e 14 de outubro de 2019, os jovens aprendizes do polo de Varginha tiveram a oportunidade de conhecer a empresa parceira EPTV Sul de Minas, emissora de televisão afiliada da Rede Globo, que gera programação para o sul de Minas Gerais e abrange 141 municípios da região.

Os aprendizes foram apresentados as diversas áreas da empresa como a de Engenharia de Programação, Comercial, Administrativo, Ilha de Edição, Estúdio e CEDOC (Arquivo). O foco da visita técnica foi a Redação, setor onde os jovens aprenderam sobre a importância e responsabilidade na transmissão ao público de informações concretas, realizando a checagem da informação junto as fontes confiáveis, evitando os famosos Fake News.

Os jovens perceberam que a emissora possui diversos relógios, pois a equipe está sempre atenta na gestão do tempo, desde produção da matéria, revisão e edição, a entrada no ar até a duração dos jornais que são apresentados.

No CEDOC, conheceram como é feito o arquivamento das matérias. Até o ano de 2010, o arquivamento era feito em fitas VHS e a partir desta data, feito em Bluray. Todo o processo de arquivamento é acompanhado por um sistema de Gestão Eletrônica de Documentos para facilitar o acesso ao arquivo físico. 

Segundo a instrutora Raissa Helena os aprendizes não imaginavam o quão é trabalhoso publicar uma notícia, quantas pessoas são envolvidas, os processos e procedimentos para que ela chegue de forma clara e segura aos expectadores.