No estudo do módulo sobre Saúde e Segurança no Trabalho os aprendizes da filial Belo Horizonte, do polo de Contagem, realizaram atividade externa de verificação das condições de trabalho nas empresas varejistas Apoio Mineiro e Lojas Americanas Express. A proposta foi promover nos jovens a conscientização da proteção do trabalhador em seu local de trabalho, visando a redução de acidentes e doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de atividades do funcionário.

Os jovens deveriam observar e registrar os riscos de acidente de trabalho identificados nas empresas visitadas. Foram constatados alguns riscos de segurança como porta de emergência obstruída, caixas de alimentos rompidas e líquidos esparramados no chão sem placa de aviso e caixas de papelão nos corredores. Além disso, observaram os equipamentos e materiais de proteção coletivas e individuais, os procedimentos de segurança e higiene do trabalho, os arranjos físicos e fluxos adequados a cada ambiente.

Para a instrutora Flávia Amaral os jovens conseguiram perceber os benefícios de investir em saúde e segurança do trabalho e a importância de garantir a prevenção dos acidentes laborais que prejudicam à integridade física e mental do trabalhador.

Segundo o relato da jovem Ana Maria Gonçalves "a experiência de estar em um local e, ao observá-lo, conseguir encontrar infrações das normas nos deixou boquiabertos. Mas qual é o motivo dessa reação? Bom, eu acredito que seja pela invisibilidade que essas situações têm no nosso cotidiano. Coisas graves que passam despercebidas e que quando se vê o grau de risco do que está ali percebe-se o quão importante é o conhecimento e a conscientização acerca do assunto.  O conteúdo sobre segurança do trabalho aplicado em sala, foi essencial para nos auxiliar e ter essa percepção".