Os adolescentes e jovens do FMT do CIC Vida Nova participaram do 1º Seminário de Proteção à Criança e ao Adolescente, realizado em 26/04, na 15ª Vara do Tribunal Regional do Trabalho de Campinas.

O evento, sob coordenação da juíza do Juizado Especial da Infância e Adolescência de Campinas, Camila Ceroni Scarabelli, teve como temática a Erradicação do Trabalho Infantil. Também foram convidados magistrados e profissionais da rede socioassistencial do município.

"A participação dos jovens foi imprescindível para o desenvolvimento de cada um. Significativas mudanças puderam ser notadas logo no primeiro dia do treinamento pós seminário. Foi importante não somente para aguçar os sentidos, mas também para apontar caminhos frente aos sonhos que puderam ser despertados nesta atividade", disse a instrutora, Tatiana Soto.

Na oportunidade, os jovens apresentaram um flashmob da música “Criança não Trabalha”, do grupo Palavra Cantada e expuseram dados estatísticos sobre o trabalho infantil. O aprendiz Guilherme Rodrigues, inclusive, foi procurado para registrar seu depoimento ao jornal regional da TV Record.

A jovem Tafila Monteiro que integra o Programa Ser e Conviver, confirma a importância de participar do seminário. "Foi muito bom, pois foram tratados assuntos importantes sobre criança e adolescente. Teve diversas apresentações legais e cheias de informações. Gostei muito de tudo que aprendi, inclusive da nossa apresentação”.

Além disso, duas jovens que passaram pelo processo de Socioaprendizagem do Espro e foram contratadas pela empresa parceria participaram e contribuíram ao contarem suas histórias profissionais durante o evento.