O trabalho de gestão da inovação se preocupa com o envolvimento das lideranças, tanto da alta gestão quanto dos níveis médios. Cada um tem seu papel na criação de uma cultura voltada para geração e execução de ideias inovadoras. A fim de debater o tema, o Espro realizou o workshop “Virada de Mesa” para suas analistas de desenvolvimento. O evento aconteceu no dia 4 de março, no Espro Largo São Francisco.

Para comandar a atividade, foi convidado o palestrante Paulo Bomfim. O coach debateu a importância de ter uma liderança inovadora no mundo corporativo, realizou algumas dinâmicas em grupo e tirou muitas dúvidas das analistas. “Inovação é a chave para o sucesso nos dias de hoje e, cada vez mais, se tornou um importante diferencial.  Ter profissionais que levantam essa bandeira dentro do ambiente organizacional é essencial para que as empresas consigam implementar suas estratégias e alcançar os objetivos propostos. ”, afirmou Bomfim.

Segundo o palestrante, um dos principais inimigos da inovação é o medo do fracasso e que é comum que as pessoas se esquivem do novo e desconhecido, permanecendo no caminho mais seguro. “Isso ocorre quando as pessoas não possuem liberdade de experimentar e têm medo das consequências dos erros que podem custar caro. ”, ressaltou.

A analista de desenvolvimento, Liliane Vidal comentou a experiência de conversar sobre o tema: “ A prática de hoje foi intensa. A palestra foi boa para fazer uma reflexão neste momento de mudança.”