A partir de uma parceria com a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), uma das mais importantes faculdades de comunicação do país, foram concedidas bolsas para participação no curso de Pacote Office para os jovens aprendizes do Espro São Paulo. A formação ocorreu em nos dias 15 e 22 de outubro e foram contemplados 21 jovens.

O curso oferecido pela ESPM Social visa a profissionalização de jovens para o mercado de trabalho e, através do curso de Pacote Office, foram abordados os temas de Armazenamento em Nuvem, ABNT, Word, Power Point e Excel.

A participação dos jovens no curso, propiciou a profissionalização de conhecimentos já adquiridos de forma espontânea e intuitiva ao utilizarem os programas. “Adquirindo essas novas ferramentas os rendimentos e a produtividade podem ser elevados”, conta a jovem Camilly Silva, do Polo Fecap Largo São Francisco. Ela completa: “A ESPM me proporcionou um olhar mais amplo sobre o Pacote Office e Ferramentas do Google, foi uma grande oportunidade. Eu nunca participei de um curso sobre Pacote Office, todo o meu conhecimento, adquiri mexendo no dia a dia, então, considero de grande importância essa porta que a ESPM me abriu, foi uma descoberta incrível em que aprendi muita coisa. Utilizo frequentemente os programas do office no meu dia a dia, então tudo que eu aprendi lá facilitou demasiadamente o meu trabalho, consigo fazer mais rápido e com excelência”.

Os benefícios dos conhecimentos adquiridos não ficam restritos somente às vivências profissionais, sendo transformadas também em ganhos em todas as relações dos jovens. Essa relação foi vivenciada pelo jovem Macaulyn Alves, da Sumaré Santo Amaro. Segundo ele, “O curso da ESPM teve uma grande contribuição em todas as áreas da minha vida, desde a elaboração de trabalhos escolares com mais clareza e técnica, até elaborar as rotinas administrativas da empresa com mais agilidade e qualidade, recebendo assim um excelente retorno de todos. Após ter essa oportunidade de aprender, penso em ser um replicador de tudo o que aprendi, e essa experiência vêm se tornando muito especial”.

Aos constatarmos os ganhos propiciados a todos os jovens do Espro que participaram do curso, podemos perceber o papel fundamental da profissionalização dos jovens para utilização correta ferramentas cotidianas nos ambientes empresariais, podemos ver transformações e a formação de suas posturas profissionais. A transformação profissional propiciada, inegavelmente, possibilita a inclusão dos jovens no mercado de trabalho, como profissionais capacitados e preparados para os desafios futuros.