Os jovens e adolescentes participaram de uma atividade externa, fazendo uma correlação entre o conteúdo e a Atividade Teórica, o tema Diversidade Cultural, vivenciando a história de Brasília, tudo isso aconteceu no dia 29 de novembro de 2019.

A visita ao Espaço Cultural proporcionou aos jovens conhecimentos sobre a história e a cultura de Brasília, abrangendo como a cidade foi planejada e quem foram os pioneiros da cidade, bem como a importância de outras culturas. Brasília é uma cidade que agrega pessoas e culturas diferentes, valorizando a empatia com o próximo e o respeito com suas diferenças.

O Espaço Cultural que tem o nome em homenagem ao cantor Renato Russo, iniciou no ano de 1974, quando galpões funcionavam como depósitos, transformaram – se no Teatro Galpão, a primeira peça encenada no local foi “O Homem que enganou o diabo e ainda pediu o troco”. Do jornalista Luiz Gutemberg, sob a direção de Laís Aderne.

Com o sucesso de público, o galpão passou por várias mudanças, e hoje com uma estrutura que proporciona a toda sociedade brasiliense a cultura que transforma, levando ao jovem o interesse em participar da sua cultura regionalista, e ter a oportunidade de conhecer sua importância para seu desenvolvimento acadêmico.  

Foram vários depoimentos dos jovens sobre a visita externa ao Espaço Cultural Renato Russo, o qual destacamos dois:

“Eduardo Costa”, relatou que foi uma contribuição muito importante para os aprendizes, foi explicado que o Centro Cultural foi pensado para ser uma quadra modelo de Brasília com a intenção de incluir vários povos em um lugar só”

Helena Freitas, disse: “O tema que estava sendo exposto no espaço, era Fronteiras e nos mostrou barreiras e fronteiras que enfrentamos em nossa própria cidade. O espaço deveria ser mais divulgado em escolas, pois acaba sendo pouco conhecido. Também foi possível ver exposições de artes, importante para quem não tem conhecimento”.