Estudo do Espro aponta ainda que 85% dos adolescentes e jovens sentem que o programa de socioaprendizagem da entidade gerou transformação em suas vidas

O Espro divulgou os resultados de sua mais recente Pesquisa de Satisfação Jovem, levantamento feito para entender as principais aspirações, opiniões e necessidades dos jovens que passam pelo programa de aprendizagem do Espro. Nesta edição, as principais aspirações para o futuro dos adolescentes e jovens são ter a independência financeira (86%), conquistar o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional (75%) e comprar a casa própria (74%).

A Pesquisa Satisfação Jovem 2022 ouviu 4.424 adolescentes e jovens, com idades entre 14 e 23 anos, que estão ou passaram pelo programa de socioapredizagem do Espro. As consultas, feitas por meio de questionário online, ocorreram de fevereiro a abril deste ano. O índice de confiabilidade é de 99% e a margem de erro é de 2%.

Ao fazer o recorte em relação à situação de vulnerabilidade dos entrevistados, ter independência financeira é uma aspiração para 90% dos adolescentes e jovens em baixa vulnerabilidade social, para 85% daqueles em média vulnerabilidade e 83% para alta. O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional corresponde a 73% para quem está em situação de alta vulnerabilidade e 75% para média e baixa. Sobre comprar a casa própria, é uma aspiração para 72%  dos entrevistados em situação de baixa vulnerabilidade, 73% dos em  média e 76% dos em alta.

Este recorte foi feito utilizando o Índice de Vulnerabilidade Espro (IVE), o primeiro indicador que mede o grau de vulnerabilidade do jovem.

“Por meio da pesquisa, pudemos perceber que os jovens estão muito engajados em construir uma carreira profissional sólida e a socioaprendizagem dá as ferramentas necessárias para que eles criem a base que sustentará suas relações profissionais e até pessoais. Um ponto importante para destacar é a consciência desses jovens em encontrar o equilíbrio entre o trabalho e o lazer”, afirma Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro.

Importância da Lei de Aprendizagem

Para 73% dos adolescentes e jovens que participaram do Programa de Socioaprendizagem do Espro, houve melhora na qualidade de vida familiar. Aliado a isso, 65% admitem melhora no seu desempenho escolar, 85% afirmam que o programa de  socioaprendizagem gerou transformação em suas vidas e 94% se sentem pessoas mais responsáveis.

O desenvolvimento pessoal é algo percebido por 94% dos aprendizes. A percepção de que é possível realizar seus sonhos e ser protagonista da sua própria história é compartilhada respectivamente por 86% e 88% dos entrevistados.