O Índice de Vulnerabilidade Espro (IVE) é um indicador que mede o grau de vulnerabilidade do jovem e tem como objetivos: apoiar a triagem dos jovens selecionados e servir de base para pesquisas de mensuração de impacto das ações do Espro.

O IVE foi desenhado durante 2021, tendo como referência organismos e instituições nacionais e internacionais como o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Organização das Nações Unidas (ONU), Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), Questionário do Estudante (Enade) e outros questionários aplicados para concessão de auxílio e bolsas (USP/UNICAMP) somado aos 43 anos de conhecimento acumulado do Espro sobre o tema. Foi testado, validado e aprovado pelo Espro, ficando definido que essa é a metodologia de avaliação de vulnerabilidade do jovem que deve ser adotada pela organização.

Ele está assentado, inicialmente, em três dimensões: perfil identitário, renda e escolaridade, divididas em nove critérios-base: 1. Identidade de gênero; 2. Etnia; 3. Orientação sexual; 4. Renda familiar; 5. Escolaridade da mãe e/ou responsável; 6. Fonte de renda; 7. Beneficiário de políticas públicas; 8. Rede de ensino e, 9. Condições do domicílio. Para cada resposta foram atribuídos pesos que geram pontuações, sendo a máxima de 33 pontos. Quanto maior a pontuação, maior a vulnerabilidade do jovem a partir da seguinte escala: entre 0 e 3: baixa vulnerabilidade; entre 4 e 10, média vulnerabilidade; entre 11 e 24, alta vulnerabilidade e, entre 25 e 33, altíssima vulnerabilidade.