Há um ano, surgia o projeto Jovem Pro-Líder e com ele um grande desafio: despertar o pensamento crítico entre os jovens Espro, unindo curiosidade, criatividade, empreendedorismo e inovação para o planejamento e a implantação de projetos com foco no desenvolvimento sustentável de suas comunidades.

Ao longo de 12 meses o Jovem Pro-Líder proporcionou palestras, cursos, oficinas e mentorias formando uma trilha completa para o desenvolvimento de lideranças de transformação social.

O programa contou com 3 módulos de aprendizagem, com as seguintes abordagens:

MÓDULO 1 – focado em curiosidade, criatividade e inovação.

MÓDULO 2 – alinhado ao desenvolvimento das habilidades de liderança e a continuidade na concepção de projetos sociais.

MÓDULO 3 – aplicação prática dos projetos, com o objetivo de complementar a transformação dos jovens líderes permitindo a viabilização, execução e apresentação de tudo o que foi construído ao longo do projeto.

Os resultados? Superaram todas as expectativas e foram conferidos durante a cerimônia online de encerramento do projeto, realizada em 15 de outubro, com a apresentação das etapas de planejamento, implementação e resultados de 3 projetos: JOVENS SEMEADORES, TEIA E SUSTENTA KIDS.

E a fala dos nossos jovens confirma o alcance dos nossos objetivos e nos enche de satisfação:

 “O jovem pro-líder nos deu o poder e a liberdade para criatividade e mostrou o quanto somos capazes nos mostrando os desafios de conciliar o projeto com as atividades do dia a dia. A lição que levamos dessa jornada é o espírito de equipe que nos fez chegar até a base do projeto que é fundamental a um líder, saber ouvir ideias e evoluir com isso, aprendendo principalmente a entender que temos limitações, que sempre podemos nos ajudar para que ninguém desista e também se sinta incluído, pois faz total diferença saber que somos ouvidos independe da função na equipe.

– Jovem Brenda Vitória Bento Aguiar

 

“O Pro-Líder vai muito além do conteúdo transformador, já que oferece reuniões com temas diversos, contato com outras culturas e apoio no desenvolvimento pessoas e profissional”

– Jovem Soliane Simon

“O conhecimento é uma semente na mão do jovem, para que ele seja protagonista de sua própria história, compartilhe essa semente com mais pessoas e no futuro colha os frutos deste plantio”

– Thainá Santos – Participante do grupo Jovens Semeadores