2024 começou e você está pronto para tudo de novo que esse ano possa te entregar?
O primeiro mês do ano chega repleto de inspiração e com uma lista de planos e metas de tudo que a gente quer transformar nas nossas vidas, não é mesmo? Mas para que tudo isso possa acontecer é muito importante cuidarmos da nossa saúde mental.

E você pode estar se perguntando como praticar esse cuidado e lidar com tantas emoções, sentimentos e histórias de forma saudável. Por isso, a gente compartilha com você as principais informações e como será esse mês com os jovens da aprendizagem aqui no Espro.

O que é o Janeiro Branco

O mês de janeiro é nacionalmente marcado pela campanha de Janeiro Branco, que como você já sabe, tem foco no cuidado e prevenção da saúde mental. A campanha criada pelo Instituto Janeiro Branco, surgiu com o objetivo de atrair a atenção das instituições públicas e privadas e da população sobre a condição psicológica de todas as pessoas, oferecendo informações, conhecimentos e recursos que possam apoiar e combater preconceitos gerando diálogos abertos e seguros sobre o tema.

A cor desse mês é o branco e foi escolhida por ser um mês de reflexão e inspiração, onde com a passagem do ano as pessoas enxergam novas oportunidades, como se fossem folhas e telas em branco para realizarem novos sonhos e escrever uma nova história.

Como cuidar da sua saúde mental

De acordo com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira, Albert Einstein, a saúde mental está ligada ao cuidado e o olhar para si, por isso tem tudo a ver com a forma que você enxerga o mundo, as suas relações, as pessoas e como lida com todos os acontecimentos do seu dia a dia. Como está a harmonia entre os seus pensamentos, ideias e sentimentos, bons ou ruins? O seu olhar e a forma como você reage ao que acontece com você, pode indicar como está a qualidade da sua saúde mental e como você tem ou não buscado equilíbrio em sua vida.

Saber como manter ou conquistar a saúde mental está conectado com se autoconhecer. Quando você se conhece, consegue definir melhor seus objetivos de acordo com a fase que está vivendo e assim entende também o que é importante para você, o que gosta de fazer e também como lidar com o que não te agrada tanto.

Abra o bloco de notas no seu celular que aí vão as dicas:

Conecte a sua mente e o seu corpo:

  • Faça algo, de forma consciente, que possa te colocar em contato com você mesmo, que seja seu momento, como praticar um esporte, correr, escutar uma música, ler um livro, pintar livremente, etc.
  • Pratique atenção plena: É quase que natural nossa mente pensar em muitas coisas ao mesmo tempo, mesmo quando as atividades que estamos realizando não estão conectadas com o que estamos pensando, isso pode gerar muitos sentimentos e tirar o seu foco, como ansiedade e sensação de improdutividade, por exemplo.

Para melhorar essa sensação:

  • Faça uma lista das suas tarefas do dia. Lembre-se de ser realista com você e o seu tempo, priorize o que de fato é importante para você;
  • Tenha com você um bloco de anotações físico ou virtual e anote pensamentos que possam vir a passar em sua mente como um foguete;
  • Durma melhor, isso é biologicamente necessário e contribui no seu desenvolvimento e rendimento diário;
  • Esteja com pessoas que contribuem para que você se divirta e seja positivo, mantendo o laço com seus amigos e familiares;
  • Desconecte-se por um momento e viva a liberdade do off;
  • Busque lidar com as situações de estresse, receio e preocupação, faça exercícios de respiração profunda. Ao conversar esteja no momento presente e escute a pessoa de maneira atenta e consciente.

Quer aprender mais sobre saúde mental e ter acesso a mais dicas? Acesse gratuitamente o material do Hospital Albert Einstein, clique aqui!

Como será o Janeiro Branco no Espro

Neste ano, o time de Desenvolvimento Social do Espro estará com você para te apoiar nessa jornada, compartilhando mais orientações sobre como cuidar da sua saúde mental e também se colocando ao seu dispor caso, em algum momento, você sinta que precisa de ajuda.

Nossa área de Desenvolvimento Social participará de um momento em um dia de treinamento teórico seu com propostas de atividades leves, descontraídas e artísticas para que aconteça uma troca entre vocês.

Está precisando de ajuda?

  • Busque pela Rede de Apoio Psicossocial do SUS mais perto de você ou de quem precisa.
  • Jovem aprendiz Espro: plantaosocial@espro.org.br
  • Para compartilhar conhecimento e informação de forma segura e responsável, acesse o site da campanha de Janeiro Branco para ter acesso a mais informações e materiais gratuitos.