Já percebeu que o Espro está em quase todos os lugares?

São 8 filiais, 50 unidades espalhadas pelo Brasil, alcançando 992 municípios. E com uma abrangência dessa, você já deve imaginar que temos muita coisa legal acontecendo para contar. Por isso, preparamos um Giro da Aprendizagem, assim em minutos você dá uma pausa na correria, pega um café e fica por dentro de tudo que está acontecendo!

Filial Campinas

Entre 28 de março e 11 abril, os jovens da socioaprendizagem da filial Campinas participaram de um período de atividades reservado para falar sobre saúde, podendo participar e organizar ações que envolvem o tema, expandem o repertório de conhecimento e diálogo dos jovens e incentivam à hábitos saudáveis que podem resultar ótimos ganhos sendo grandes aliados no dia a dia.

O evento Música para SIPAT – Segurança do Trabalho, foi organizado com o objetivo de sensibilizar os jovens em relação aos cuidados dentro do ambiente de trabalho, compreender temas como integração, oralidade, criatividade, relacionamento interpessoal e trabalho em equipe.

E como tudo fica mais gostoso quando tem o famoso belisquinho, os grupos do Gestores do Futuro entraram em ação. A turma 13565 da vivenciou na prática a experiência de desenvolver e criar alimentos saudáveis tendo como cardápio lanche natural, salada de fruta, sucos naturais, patês (frango e atum) com torradas e um bolo de cenoura com cobertura de chocolate, mas com açúcar reduzido. Os jovens foram brilhantes em a toda organização no processo de confecção dos alimentos, mostrando o protagonismo e desenvolvendo potencialidades.

Filial e Polo Belo Horizonte

Tem tanta coisa legal rolando por aqui que só o café não vai dar, prepara a bolachinha ou o biscoito, como preferir e volta aqui que a galera de Belo Horizonte está a milhão.

Só entre março e abril, teve Feira das Profissões, Visita ao Palácio da Liberdade, Projeto Conectado com o #Futuro e o Projeto Arte, vida e cultura. Bora conferir o que é tudo isso!

A Feira das Profissões aconteceu em março de 2023 impactando 1000 jovens e oferecendo aos participantes acesso a temas diversos e amplos do mundo do trabalho, com a participação de jovens estudantes de diferentes áreas do conhecimento da socioaprendizagem, FMT, equipe de educação profissional e colaboradores das mais diversas áreas do Espro.

Durante a Feira, os jovens da socioaprendizagem realizaram atendimento ao público, distribuindo material informativo, realizando experimentos científicos e apresentando os cursos e ferramentas que fazem parte do cotidiano das principais áreas de formação dos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. Além de conversar com os expositores e visitar os estandes, os aprendizes acompanharam apresentações de profissionais já atuantes na profissão em diversas áreas.

Os jovens puderam conhecer mais sobre as profissões abordadas, suas possibilidades e ter acesso a informações sobre os cursos que são de interesse. Para o jovem, a participação na Feira colabora para esclarecimento de dúvidas e para a escolha de uma profissão que possa ser mais adequada ao seu perfil.

  • Palácio da Liberdade

As turmas 13129 e 13130, com 60 jovens da etapa específica, nos meses de março e abril, foram ampliar seus conhecimentos descobrindo e explorando um espaço de grande potencial educativo, o Palácio da Liberdade. Além disso, estimulando o diálogo entre a cultura e história, trazendo questões interdisciplinares voltados ao conteúdo Sociedade e Trabalho & Trabalho e Empregabilidade. Aprofundando nos temas sobre mercado de trabalho, políticas públicas protagonismos, e cidadania e diversidade cultural e o mundo do trabalho.

O Palácio da Liberdade é a sede histórica do Governo de Minas Gerais. Inaugurado em 1898 e denominado originalmente como Palácio Presidencial. O edifício, que hoje é um dos principais cartões postais da cidade, despertando o interesse dos visitantes do Circuito Liberdade, também é o principal elemento articulador do Conjunto Arquitetônico da Praça de Liberdade e foi palco de importantes acontecimentos políticos que marcaram a história de Minas Gerais e do Brasil.

Já fica a dica de roteiro turístico em BH, clique aqui e saiba mais!

  • Projeto Conectado com o #Futuro

De fevereiro a março, 476 aprendizes participaram do projeto com certificação em parceria com a JA Minas Gerais, organização de educação prática em economia e negócios do mundo, para ampliar as perspectivas de carreiras do futuro através dos temas “Conectado com o amanhã”  e o “Futuro do trabalho.”

Os temas abordam perspectivas de carreira, informações sobre quais são as competências comportamentais desejadas no mercado de trabalho, o impacto da 4ª Revolução Industrial e as carreiras em alto crescimento no futuro do trabalho, como as áreas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), habilidades socioemocionais e preferências ao escolher uma carreira.

  • Projeto arte, vida e cultura

Em março, 40 jovens estiveram no projeto com apresentações sobre suas histórias de vida, com o intuito de inspirar e enriquecer o reportório cultural dos participantes.

Polo Santo Amaro

O Polo Santo Amaro também não marca bobeira e compartilha com a gente dois projetos pra lá de especiais que estão acontecendo.

Em março, a equipe do polo Santo Amaro recebeu uma surpresa: a apresentação artística de uma bailarina profissional. O acontecimento foi resultado do projeto “ Arte, vida e cultura”, idealizado pelo instrutor William Artemires.

As apresentações enriquecem o reportório cultural do jovem e, o contexto sobre a história de vida de cada um e inspira os demais participantes. A aprendiz Emily de Brito Coimbra, faz ballet clássico desde os 3 anos de idade e o avô foi sua inspiração na dança, por a levar para a escola de ballet desde sua primeira aula.

Segundo William Artemires, a ideia não é só abordar os aspectos culturais, mas identificar como a arte impacta na vida de cada um “Falar de arte, da vida e da cultura, é unir diversos fatores, como, a trajetória de vida, as expectativas, as contribuições da arte para a sociedade, o lugar de fala e de como a sua arte pode transformar vidas”.

  • Você e o Gestor

Iniciado em março, o projeto estimula os jovens a criarem um material visual em folder, Power Point ou vídeo, com os resultados de uma pesquisa sobre a carreira de seus gestores. Esse processo favorece o network dos aprendizes, o contato com os gestores, assim como o planejamento pessoal e profissional, uma vez que suas tarefas na atividade prática também devem ser relatadas na apresentação.

Segundo o instrutor William Artemires, também idealizador do projeto, a iniciativa mostra aos jovens pontos importantes que podem estar em seus radares e contribuir com o crescimento profissional “A Resposta do projeto tem sido elemento chave para identificarmos quais pontos as pessoas de sucesso observam para chegar no cargo de gestão ou conquistar uma vaga de sucesso no mercado de trabalho”.