imagem em forma oprganica de uma mulher branca usando camisa xadrez vermelha e preta, boné branco e segurando uma cesta de laranjas. Legenda de destaque para Formação para o mundo do trabalho em parceira com a Corteva

Em Maio, demos início ao projeto “FMT Corteva“, parceria do Espro com a Corteva Agriscience, para capacitar e formar para o mundo do trabalho 30 meninas negras, uma iniciativa com vagas afirmativas propostas pelo parceiro com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento de grupos minorizados no mercado de trabalho.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 56,1% dos brasileiros são negros. A ONU Mulheres Brasil, de acordo com o relatório Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça do IPEA de 2015, revela que 41,1% das famílias negras são chefiadas por mulheres que recebem, em média, 58,2% da renda das mulheres brancas. Já o artigo “A participação das Mulheres Negras no Mercado de Trabalho”, publicado no blog da FGV, traz dados de que atualmente, das 48,8 milhões de mulheres negras em idade para trabalhar, apenas um pouco mais da metade (51,5%) está no mercado de trabalho, seja buscando emprego ou ocupada. Esses são alguns dos muitos indicadores que reforçam sobre a relevância dessa parceria e transformações que impactaram para além das jovens formadas.

Além dos treinamentos na nossa unidade de Osasco, as jovens do projeto também tiveram a oportunidade de participar de treinamentos no escritório da Corteva em Barueri, com palestras e atividades desenvolvidas pelos BRGs (sigla em inglês para Grupos de Afinidade) de Diversidade da empresa.

No primeiro encontro as jovens foram recebidas pelo GAHA, grupo de afinidades voltado a pessoas negras da Corteva, no qual puderam debater as questões raciais relacionadas ao mercado de trabalho e desenvolvimento pessoal. Já no segundo encontro, as meninas participaram de palestra sobre carreira e currículo e foram recebidas pela representante do DAWN, grupo de afinidades voltado para pessoas com deficiência. Por fim, fizeram um tour pelo escritório da Corteva acompanhando todas as medidas de acessibilidade implementadas por lá e as certificações recebidas nesse âmbito.