Arte gráfica com desenho de um boneco humano , mulher, encaixando duas peças de quebra-cabeça. Legenda com o título FMT, turmas exclusivas para mulheres

Em busca da equidade de oportunidades para pessoas diversas que pertencem a grupos historicamente desfavorecidos, o Espro parceria com a Corteva Agriscience, multinacional americana que atua nos segmentos de sementes e proteção de cultivos, iniciou em maio o Projeto Corteva, um curso de capacitação profissional com certificação e totalmente gratuito para 30 jovens negras, entre 17 e 22 anos, em situação de vulnerabilidade, residentes na região de Barueri

Formação para o Mundo do Trabalho

A Corteva selecionou o curso de Formação para o Mundo do Trabalho (FMT) dentro do portfólio de soluções ESG do Espro para a realização deste programa de impacto social. O curso é gratuito e focado no desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes demandadas pelas empresas. Temas como ética, cidadania, diversidade, solidariedade e respeito serão trabalhados nesta formação. As participantes também têm acesso a conhecimentos de marketing pessoal e postura profissional, trabalho em equipe, processos de comunicação, educação financeira, empreendedorismo e rotinas organizacionais.

“A Corteva é intencional em suas ações, e a parceria com o Espro está alinhada às iniciativas de ID&E (Inclusão, Diversidade e Equidade) da companhia e de seu BRG GAHA (grupo de afinidade voltado às pessoas negras). Teremos 20 funcionários dedicados a essa ação voluntária, em sua maioria mulheres negras de diferentes posições, que vão compartilhar conhecimento com as 30 jovens. O nosso objetivo é que elas se sintam representadas, e que possam aproveitar ao máximo os aprendizados do curso e a vivência de alguns dias dentro da Corteva para estarem mais preparadas a suas entradas no mercado de trabalho”, conta Lorena Oliveira, Líder de ID&E da Corteva.

Ao todo, são 25 encontros, de segunda a sexta, com duração de 4 horas cada. A carga horária total do curso é de 100 horas. Vinte aulas acontecem na unidade do Espro em Osasco, localizado na rua Euclídes da Cunha, 70, no centro da cidade. As cinco aulas restantes ocorrem na unidade da Corteva, com participação voluntária de colaboradores e apresentação de áreas e processos da empresa.

“É extremamente importante buscarmos diminuir as desigualdades por meio da capacitação das nossas juventudes. Mais ainda, quando falamos de grupos minoritários e recortes historicamente prejudicados. A capacitação de meninas negras abraça duas causas urgentes e necessárias. Grandes empresas passam a incluir a agenda ESG nas suas metas e nos seus balanços financeiro e social. É uma grande oportunidade de colocarmos o assunto em evidência e trazermos mais apoio para essas interseccionalidades. Iniciativas como a da Corteva são extremamente valiosas e temos certeza que será um divisor de águas na vida das jovens que participarem do programa.”, afirma Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro.