Os adolescentes e jovens do Espro Curitiba inseridos no projeto Acolhimento de Jovens Aprendizes (AJA) participaram do lançamento do Ciclo de Capacitações, realizado no dia 14/06, na Esplanada do Prédio Anexo ao Palácio da Justiça.

O objetivo da ação é complementar a formação dos jovens com assuntos importantes e específicos levando-se em conta o perfil de vulnerabilidade social. Além disso, procura dar visibilidade interna no TJ sobre o projeto, fazendo com que os gestores se engajem mais nessa causa conjunta.

O projeto foi criado a partir do Termo de Compromisso firmado em agosto de 2018, entre TJ PR, o restaurante Madero e o Espro visando o cumprimento de cota social de jovens aprendizes no Tribunal de Justiça do PR.

De acordo com os termos ajustados na data, o restaurante Madero apoia a formação e contratação de 50 jovens aprendizes, com vistas ao incremento previsto em lei, abrangendo adolescentes de casas de acolhimento no Estado.

A etapa prática da aprendizagem é desenvolvida junto aos órgãos e locais indicados pelo Tribunal de Justiça. Já o conteúdo teórico da formação profissionalizante, bem como o acompanhamento das atividades práticas dos adolescentes e jovens, está sob a responsabilidade do Espro.

Programação – No dia do lançamento (14/06) foi realizada palestra sobre Erradicação do Trabalho Infantil e também do Projeto Vida. Em 12/07, o tema foi Educação Financeira.

Outros temas ainda serão abordados até novembro: 
 
09/08 – Protagonismo juvenil – Palestrante: Assistente Social Espro
13/09 – Empregabilidade I – Palestrantes: Psicólogos Allan Lázaro e Lara Santos – Espro
11/10 – Empregabilidade II – Palestrantes: Psicólogos Allan Lázaro e Lara Santos – Espro
08/11 – Projeto de Vida – Palestrante: Psicóloga Mara Águila