Três jovens negros se abrançam e sorriem com a legenda arte, educação e trabalho

No dia 11 de abril de 2023, foi um dia marcante na matriz do Espro, todos colaboradores presentes naquele dia, pararam suas atividades por um momento, para prestigiar a formatura da primeira turma de AET de áudio visual.

Os formandos realizaram um tour pela Matriz do Espro localizada na região central de São Paulo e realizaram uma exibição exclusiva e inédita do mini documentário “Dias de um futuro incerto” que foi roteirizado, produzido e editado pelos jovens do curso e aborda as dificuldades de pessoas jovens e com pouca ou nenhuma experiência em arrumar um emprego formal.

Entre colaboradores, pais e convidados a turma de AET pôde apresentar todo o conhecimento e aprendizado durante o curso de audiovisual e deixaram o público presente surpreso e emocionado com a qualidade, desenvoltura e maturidade dos jovens formandos.

Os jovens estudaram sobre a história do cinema, estrutura e linguagem de documentário, uso e manuseio de equipamentos como câmera profissional, microfone, tripé e celular, além de realizarem uma visita guiada no MIS (Museu da Imagem e do Som).

Turma de Audiovisual visita o MIS – Museu da Imagem e do Som em São Paulo

No dia 28/03, os jovens aprendizes da primeira turma de audiovisual do Espro viveram uma experiência imersiva no Museu da Imagem e do Som – MIS.

O objetivo foi visitar as duas exposições: “Rádio no Brasil” e “Linha do Tempo da Fotografia”.
Uma celebra o centenário da primeira transmissão nacional de rádio e a outra, traz a linha do tempo que começa em 1880, década aproximada da câmera mais antiga no acervo do museu e vai até os anos 2000.
Entre sorrisos, euforia, brilho nos olhos e muita sede por conhecimento, a turma que visitou o museu pela primeira vez, pôde colocar em prática o que aprendeu durante esses 5 meses de curso no polo da uniítalo zona Sul de São Paulo, sobre o mundo do audiovisual.

“A visita ao MIS foi uma experiência que eu com certeza vou guardar para sempre com muito carinho. Aprendi muito com as exposições e com os guias que faziam questão de mostrar tudo de forma bem interativa, além de que foi muito interessante explorar a importância do rádio e a evolução das máquinas fotográficas; após a visita fiquei ainda mais animada com o nosso projeto”. Diz Lívia jovem formanda do AET – Audiovisual

Conheça as exposições do MIS: https://www.mis-sp.org.br/exposicoes

Sobre o curso “Arte, Educação e Trabalho”

A sigla resume o nome do projeto “Arte, Educação e Trabalho”, segmento de capacitações que o Espro vem oferecendo para os jovens atendidos no PA, como forma de complementar o seu desenvolvimento. Nesse formato de curso, os jovens realizam as atividades 1 vez por semana, no mesmo dia em que já fazem a Atividade Teórica em uma de nossas unidades. O curso é oferecido no contraturno e os jovens beneficiados recebem almoço para permanecerem na unidade com as atividades do curso.
Temos também a edição “AET – Música”, em que os jovens desenvolvem habilidades na área de música através do estudo do violão.

Próximas turmas do curso “Arte, Educação e Trabalho”

Em 2023 o projeto foi ampliado e estará presente em mais três cidades, as turmas com previsão de realização no segundo semestre de 2023 acontecerão em Campinas, Belo Horizonte e Curitiba.

Fique ligado no nosso site: www.espro.org.br