No dia 18 de dezembro de 2019, acontenceu a formatura das turmas 10024 e 10025 do Programa FMT, patrocinadas pelo Fumcad (Fundo Municipal da Criança e Adolescente), no polo de Itaguassu. O evento contou com a presença do Superintendente Alessandro Saade, a Analista de Projetos Socioeducacional Fabiany Machado, com os responsáveis dos jovens e com o coral, conduzido pelo maestro Jaconias Rodrigues. Ao todo, foram formados 59 jovens, sendo 30 da turma da manhã e 29 da turma da tarde. Os treinamentos foram apresentados pela instrutora Marta Clemente.

Ao longo de três meses de capacitação, os jovens elaboram o trabalho de conclusão de curso. Em uma proposta baseada na sustentabilidade empresarial, os alunos foram desafiados a construírem maquetes sobre o Espro de hoje e o Espro do futuro, sempre levando em consideração suas vivências e com foco na reutilização de materiais.

Durante a solenidade, os jovens apresentaram suas evoluções profissionais para seus familiares, com uma apresentação do coral. Em seguida, os formandos apresentaram os resultados do TCC da turma com as informações sobre a sustentabilidade e linguagem empresarial.

A jovem Noemy Reis, da turma 10025, conta sobre a evolução durante o seu período no Espro: “O Espro teve uma grande importância para mim, pois eu tive a liberdade de me expressar sobre diversos assuntos, uma coisa que não experimentei em outros lugares. Ao entrar no FMT, pude me encontrar, descobrir quem eu sou de verdade e ter uma rica experiência de poder ajudar os meus colegas de trabalho, o que eu gosto muito. O Espro é e sempre será muito importante para mim."

Outra aluna da turma 10025, Vitoria Barbosa, comenta o seu relato de transformação profissional: "Obtive novas experiências e aprendi bastante coisas que vão me ajudar no mercado de trabalho. Mudei o meu modo de pensar, conheci pessoas incríveis, tive a honra de poder ter a Marta como minha instrutora. Com ela aprendi coisas incríveis. Agradeço ao Espro por ter me patrocinado nestes dois meses de curso, confesso que para mim não foi fácil, mas acredito que o Espro me ajudou bastante nesse período. Obrigada Espro."

Neste clima de encerramento, muitos familiares e jovens se emocionaram. Ficou visível a evolução de todos e como Espro ajudo futuro destes profissionais.